Dez romances LGBTQIAP+ para ler no Mês do Orgulho

24/06/2024

Ler histórias LGBTQIAP+ é uma maneira maravilhosa de celebrar a diversidade e apoiar a luta por igualdade e aceitação em nossa sociedade. Para celebrar o mês do orgulho, separamos dez romances apaixonantes protagonizados por personagens LGBTQIAP+.

1. Verão de lenço vermelho, de Elena Malíssova e Katerina Silvánova (trad. Yuri Martins de Oliveira)

Censurado na Rússia, Verão de lenço vermelho chega ao Brasil em 2024.

Vinte anos depois de ter passado seu último verão no acampamento Andorinha, Iura decide voltar. Os tempos são outros: já não existe União Soviética, o muro de Berlim caiu, sua vida seguiu adiante. Então não é nenhuma surpresa que, ao chegar lá, ele só encontre ruínas. Ruínas repletas de memórias.

Memórias daquele verão usando lenço vermelho no pescoço. O verão em que participou do clube de teatro ― e até acabou gostando. Em que inventou histórias de terror para divertir as crianças mais novas. Em que passeou de barco e deitou sob a sombra do salgueiro. O verão em que conheceu Volódia, um rapaz certinho, educado e muito inteligente. O verão em que viveu seu primeiro amor.

Talvez, enterrada ali em algum lugar, exista alguma pista que o leve até Volódia. Afinal, algumas pessoas marcam nossa vida para sempre ― e, mesmo décadas depois, ainda vale a pena lutar por elas.

2. Conectadas, de Clara Alves

Completando cinco anos de publicação, Conectadas ganha edição especial.

Raíssa e Ayla se conheceram jogando Feéricos, um dos games mais populares do momento, e não se desgrudaram mais – pelo menos não virtualmente. Ayla sente que, com Raíssa, finalmente pode ser ela mesma. Raíssa, por sua vez, encontra em Ayla uma conexão que nunca teve com ninguém. Só tem um "pequeno" problema: Raíssa joga com um avatar masculino, então Ayla não sabe que está conversando com outra garota.

Quanto mais as duas se envolvem, mais culpa Raíssa sente. Só que ela não está pronta para se assumir – muito menos para perder a garota que ama. Então só vai levando a mentira adiante... Afinal, qual é a chance de as duas se conhecerem pessoalmente, morando em cidades diferentes?

Bem alta, já que foi anunciada a primeira feira de Feéricos em São Paulo, o evento perfeito para esse encontro acontecer. Em um fim de semana repleto de cosplays, confidências e corações partidos, será que esse romance on-line conseguirá sobreviver à vida real?

3. Fica entre nós, de Sophie Gonzales e Cale Dietrich (trad. Vitor Martins)

Fica entre nós: um romance secreto em uma das boybands mais famosas do mundo!

Ruben, Zach, Angel e Jon: é praticamente impossível encontrar um adolescente que não conheça esses nomes ou não tenha o pôster de um deles no quarto. Juntos, eles fazem parte da Saturday, uma das bandas de maior sucesso do momento. O que ninguém imagina é que a personalidade pública dos garotos é controlada pela agência da banda, e por isso Ruben precisa esconder que é gay – e que está a cada dia mais apaixonado por Zach.

Até que eles partem para uma turnê na Europa e, depois de uma festa, Zach e Ruben se aproximam de uma forma que nenhum dos dois esperava, deixando óbvio que ambos não se viam apenas como amigos. Agora, os garotos vão ter que dar um jeito de viver essa relação sem que ninguém desconfie. Entre altos e baixos, Zach e Ruben vão descobrir mais sobre si mesmos e sobre o preço que estão dispostos a pagar para viver os próprios sonhos.

4. Combina?, de Casey McQuiston (trad. Guilherme Miranda)

De autore de Vermelho, branco e sangue azul, Combina? é uma comédia romântica deliciosa.

Theo e Kit já foram muitas coisas: melhores amigos, crushes, namorados, e agora... desconhecidos. A única coisa que eles ainda têm em comum é o vale-viagem que restou da excursão europeia que planejaram fazer juntos quatro anos atrás, antes de um término brutal. Faltando um mês para o vale expirar, Theo embarca em um ônibus em Londres, pronte para dar início à aventura que sempre sonhou – até dar de cara com Kit.

É só quando o ônibus dá a partida que eles percebem que tiveram a mesma ideia –  e terão que passar três semanas grudados, com algumas das paisagens mais lindas do mundo como cenário. Mas não há motivo para pânico. Afinal, não existe mais nada entre eles. Então, por que não se divertirem juntos? Por que não fazerem uma competição europeia de pegação? Que vença o melhor!

Entre festas incríveis, jantares estonteantes e degustações de vinho, Theo e Kit terão que encontrar o melhor jeito de lidar com os próprios sentimentos – e descobrir de uma vez por todas se eles realmente combinam.

5. Eu, minha crush e minha irmã, de Bia Crespo

Uma história hilária e cativante sobre primeiros amores, no romance de estreia de Bia Crespo.

Antônia se meteu numa baita confusão. Ela topou um namoro de mentira com sua maior crush, Júlia. Tudo porque Júlia quer ficar mais perto de Tamires, irmã de Antônia – e a lésbica mais disputada da faculdade. Antônia não quer enganar a irmã e tem plena consciência de que Júlia está se aproveitando da situação, mas é impossível dizer "não" quando sua crush tem os olhos grandes e expressivos, o cabelo cheiroso, um sorriso radiante...

Quanto mais dates falsos as duas têm, mais elas se aproximam, e Antônia pode jurar que aquela conexão é pra valer. Mas Júlia está irredutível em sua missão de conquistar Tamires, e talvez Antônia esteja perdendo a chance de se envolver com Camila, uma colega do curso de cinema que parece gostar de Antônia do jeitinho que ela é.

Agora caberá a Antônia decidir até onde consegue levar essa mentira sem machucar quem ama – e o próprio coração.

6. Os fantasmas entre nós, de Gih Alves

Os fantasmas entre nós leva os leitores por universo cheio de mistério e romance.

Na Universidade Agnes Dantas, os estudantes aprendem com o paranormal. Embora seja admirada em todo o país, a instituição só não tem uma reputação perfeita porque, todo ano, pelo menos dois alunos morrem em suas instalações sob circunstâncias suspeitas.

Para Manuela e Isadora, as provas, a vida longe da família e os sentimentos confusos que uma tem pela outra já são problemas suficientes para ocupar a cabeça. Até que, depois de serem atacadas por uma fantasma loira em um banheiro da universidade, elas se dão conta de que podem ser as próximas vítimas dessa trama – e, ao tentarem desvendar esse mistério, vão perceber que há mais fantasmas entre elas do que imaginavam.

7. Enquanto eu não te encontro, de Pedro Rhuas

Enquanto eu não te encontro: amor à primeira vista, encontros e desencontros, cultura nordestina, música pop e drag queens.

A vida tem sido boa para Lucas. Ele passou no Enem para estudar publicidade; se mudou com Eric, seu melhor amigo, do interior do Rio Grande do Norte para a capital; e conseguiu sua tão aguardada liberdade. Mas, no amor, Lucas é um desastre. O maior fã de Katy Perry no Nordeste tem certeza de que nem toda a sorte do mundo poderia fazer com que ele finalmente se apaixonasse pela primeira vez.

Até que, em uma despretensiosa noite de sábado em 2015, tudo muda. Quando Lucas e Eric vão na inauguração do Titanic, a mais nova balada da cidade, Lucas esbarra (literalmente!) em Pierre, um lindo garoto francês que parece ter saído dos seus sonhos. Em meio a drinques, segredos e sonhos partilhados, Lucas e Pierre se conectam instantaneamente. Eles vivem o encontro mais especial de suas vidas, mas o Universo tem outros planos para o futuro... Até a noite acabar, o que será que vai acontecer com eles?

Com uma voz original e divertida, repleta de referências pop e à cultura do Rio Grande do Norte, o livro de estreia de Pedro Rhuas vai te fazer rir alto e se apaixonar.

8. Procura-se um namorado, de Alexis Hall (trad. Vitor Martins)

Para limpar sua imagem, Luc O'Donnel sabe que precisa de um namorado perfeito.

Luc O'Donnell, infelizmente, é um cara famoso. Quer dizer, mais ou menos. Sendo filho de duas estrelas do rock, ele é uma das subcelebridades preferidas dos tabloides. E agora que seu pai está voltando aos holofotes, ele se tornou o centro das atenções, o que significa que uma foto comprometedora pode –  e vai –  estragar tudo.

Mas Luc tem um plano: para limpar sua imagem, ele só precisa de um namorado normal e bonzinho, e Oliver Blackwood é as duas coisas, além de advogado, vegetariano e basicamente alérgico a qualquer tipo de escândalo. O único problema é que, tirando o fato de ambos serem gays e solteiros e precisarem de acompanhantes para um evento, Luc e Oliver não têm nada em comum.

É por isso que eles estabelecem um namoro falso, até quando for necessário. Mas o perigo de namorar de mentira é que se parece muito com namorar de verdade. E, quando sentimentos verdadeiros começam a surgir, eles precisam descobrir como fazer dar certo – não para as câmeras, mas para si mesmos.

9. Eu nasci pra isso, de Alice Oseman (trad. Lígia Azevedo)

Neste romance, Alice Oseman, autora da série Heartstopper, nos apresenta uma narrativa sensível e bem-humorada.

Angel Rahimi está prestes a realizar o sonho de qualquer garota: ir para Londres com a melhor amiga para assistir ao show do Ark, sua boyband favorita. Angel faz parte do fandom da banda há anos, e foi ali – em meio a fóruns, fanfics e postagens nas redes sociais – que encontrou amizades verdadeiras e um lugar no mundo.

Jimmy Kaga-Ricci é o vocalista do Ark, e deve tudo o que tem ao grupo. Shows lotados, fãs apaixonados e festas com celebridades são comuns em sua rotina, mas o sucesso cobra um preço caro, e ele sofre cada vez mais com crises de ansiedade e paranoia.

Os caminhos de Jimmy e Angel se cruzam justo quando ele começa a questionar se a fama é algo que realmente deseja, e ela a se perguntar se o amor que sente pelo Ark só é tão grande porque a ajuda a fugir de seus problemas. Entre conversas sobre música e surpresas inesperadas, esta é uma história sobre o poder de acreditar em alguma coisa – especialmente em si mesmo.

10. Se ela fosse minha, de Alison Cochrun (trad. Mariana Mortani)

Uma deliciosa comédia romântica sáfica recheada de humor, segundas chances e muito espírito natalino.

Um ano atrás, tudo parecia estar indo bem para Ellie Oliver. Ela havia se mudado para Portland por causa de um emprego e conheceu uma mulher pela qual se apaixonou no decorrer de uma única noite. Um ano mais tarde, a situação é outra. Ellie não faz ideia de onde está Jack e seu emprego foi por água abaixo.

É quando Andrew Kim-Prescott, dono da cafeteria que Ellie frequenta, faz uma proposta insana depois de beber um pouco demais: um casamento de conveniência que dará a ele sua parte numa herança e a ela o fim dos problemas financeiros.

Para convencer os Kim-Prescott de que o relacionamento é legítimo, o "casal" decide passar as festas de fim de ano no chalé da família, e lá Andrew apresenta sua irmã a Ellie, que fica chocada ao se dar conta de que a Jacqueline de que ele tanto falava é Jack, a misteriosa mulher por quem ela se apaixonou no Natal passado. Agora, Ellie deve confrontar o que aconteceu no último ano e escolher entre a segurança de um noivado falso e o risco de um amor real.

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog