Como seria viver em um mundo em que todos estão descansados, sem o estresse do dia a dia? Muitas pessoas abraçaram a produtividade como a base do sucesso. Sujeitamos nossos corpos e mentes a trabalhar em um ritmo de máquina, irreal e destruidor – e que alimenta as mesmas estruturas que escravizaram milhões.
“Você não nasceu apenas para dedicar toda a sua existência ao trabalho e aos afazeres. Você nasceu para curar, crescer, servir a si mesmo e à comunidade, para praticar, experimentar, criar, ter tempo, sonhar e se conectar.” (Trecho do livro)
Mas nosso valor não vem do quanto produzimos, muito menos para um sistema que nos explora e desumaniza. Descansar, em sua forma mais simples, se torna um ato de resistência e de poder, pois nos permite afirmar nossa humanidade básica. Em Descansar é resistir, Tricia Hersey, a bispa do sono, ilumina nossa relação complicada com o descanso, nos levando a sonhar nosso caminho para um futuro diferente.
"Tricia Hersey sussurra 'descansar é uma forma de resistir' para mim, para você, para aqueles que acreditam que resistência é sempre movimento. Sua mensagem é essencial: sente. Deite. Diminua o ritmo. Descansar é um passo necessário para retomar nosso poder e resistir à opressão sistêmica." (Ibram X. Kendi)
Somos o suficiente.
Em Descansar é resistir, a "bispa do cochilo" Tricia Hersey nos mostra que o descanso nos permite afirmar nossa humanidade básica (foto: Desenho Editorial)
Sobre a autora
Tricia Hersey é artista, poeta, teóloga e líder comunitária. Ela é a fundadora do Nap Ministry [ministério do chochilo, em tradução livre], uma organização que estuda o descanso como forma de resistência e promove experiências de cochilos coletivos, oficinas imersivas, instalações de arte performática e mídias sociais. Ela nasceu em Chicago e hoje mora no sul da Geórgia.
Descansar é resistir já está nas livrarias, disponível em edição física e e-book. Acompanhe as redes sociais da @editorafontanar para não perder nenhuma novidade!