
Precisamos falar sobre suicídio
Javier A. Contreras escreve sobre seu novo romance, "Crocodilo", um relato ágil e surpreendente sobre o suicídio e a angústia dos que permanecem.
Através de iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), anualmente desde 2013, a campanha internacional Setembro Amarelo chama a atenção da sociedade brasileira para a importância do tema da saúde mental para a prevenção do suicídio. Usada ao redor do mundo como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, celebrado em 10 de setembro, a cor amarela passou a sinalizar a urgência do letramento e do debate sobre o tema.
Desde o início do movimento, observa-se a evolução na conscientização da sociedade com relação ao assunto, cada dia mais presente em ambientes familiares e empresariais, com ampla divulgação midiática e ações do poder público.
O Setembro Amarelo deve ser uma oportunidade para tratar do tema suicídio e da saúde mental de forma ampla e consciente e, refletindo estes valores e o momento, preparamos uma lista de livros presentes no nosso catálogo que estimulam a reflexão e o debate sobre o assunto.
Confira:
Partindo da filosofia à neurociência, da psicologia à sociologia e à economia, Frédéric Lenoir investiga todas as formas de desejo e suas armadilhas para responder a uma pergunta fundamental: como podemos direcionar nossos desejos para atividades ou pessoas que nos façam crescer e nos tragam alegria. Um guia para cultivar com sabedoria essa força vital.
Este livro serve como um valioso antídoto para lidar com os pequenos estresses diários que tiram nossa energia e foco, e atrapalham até os profissionais mais bem-sucedidos.
Um manifesto para todos nós que estamos cansados e privados de sono. Neste livro, Tricia Hersey nos ensina o poder libertador do descanso como uma forma de buscar saúde e justiça, almejando o fim da opressão.
Conhecido como o pai da nova ciência da psicologia positiva, Martin E. P. Seligman se baseia em mais de vinte anos de pesquisa para mostrar como o otimismo melhora a qualidade de vida, e como qualquer um pode aprender a praticá-lo.
O guia essencial para mulheres perfeccionistas que não buscam apenas "encontrar um equilíbrio", mas querem viver com tranquilidade, poder e liberdade.
Neste guia, Keila Shaheen nos oferece exercícios práticos e transformadores para enfrentarmos e integrarmos nosso inconsciente, em um processo que nos leva à autoaceitação, ao perdão e ao amor incondicional.
Em cinco lições, o renomado psiquiatra e psicanalista J.-D. Nasio se propõe a aprofundar, de forma brilhante e didática, a teoria e a clínica da depressão – para ele, mais do que um distúrbio de humor, a depressão é antes de tudo uma patologia da desilusão.
Neste premiado livro de estreia, a aclamada jornalista Rachel Aviv levanta questões fundamentais sobre como nos entendemos em momentos de crise e angústia. Movida por um profundo senso de empatia e por sua própria experiência de viver em uma ala hospitalar aos seis anos de idade, diagnosticada com anorexia, ela recupera a trajetória de pessoas que se depararam com os limites das explicações psiquiátricas sobre quem são.
O que é a emoção? Como nossas ideias sobre os sentimentos evoluíram? Como regular as emoções para utilizá-las a nosso favor? Neste livro, o brilhante físico Leonard Mlodinow nos orienta por uma novíssima área de pesquisa: a neurociência afetiva. De laboratórios de cientistas pioneiros a cenários do mundo real em que o domínio sobre as emoções foi decisivo para evitar uma tragédia, o autor do best-seller O andar do bêbado mostra o quanto essa revolução científica tem implicações significativas também na vida cotidiana, no tratamento de doenças, na compreensão das relações pessoais e em nossa percepção a respeito de nós mesmos.
Neste livro essencial, Pooja Lakshmin explora as contradições da indústria do bem-estar e propõe um modelo revolucionário para praticar o verdadeiro autocuidado – que empodera, ampara e tem o potencial de mudar o mundo.
As crianças e os adolescentes estão em perigo. Desde o início dos anos 2010, as taxas de depressão, ansiedade e outros transtornos mentais têm crescido vertiginosamente nesses grupos. Neste livro, o psicólogo social Jonathan Haidt explica as causas dessa epidemia e defende uma infância longe das telas.
Javier A. Contreras escreve sobre seu novo romance, "Crocodilo", um relato ágil e surpreendente sobre o suicídio e a angústia dos que permanecem.
Uma seleção especial, que engloba tanto livros de não ficção — com pesquisas, reflexões e relatos sobre o suicídio e transtornos mentais — quanto narrativas ficcionais que retratam de forma sensível a questão.??
Um trecho de "O demônio do meio-dia", livro em que Andrew Solomon que é uma das maiores referências sobre depressão