
As memórias do cacique Raoni; leia trecho inédito
Em junho, chega às livrarias "Memórias do cacique" — a trajetória de um dos mais influentes líderes indígenas contemporâneos.
Com produção da Trovão Mídia, inauguramos uma nova fase do programa, com apresentação da editora Stéphanie Roque e com a presença de autores, editores e convidados especiais falando sobre lançamentos, bastidores da Companhia das Letras e grandes temas da literatura. O podcast vai ao ar quinzenalmente, às quartas-feiras.
Não esqueça de seguir o podcast no seu tocador para acompanhar todos os episódios e interagir com a gente.
Ouça no seu tocador de podcasts favorito!
Confira os episódios já disponíveis!
No primeiro episódio da nova temporada, “Os livros que me formaram”, Amara Moira (@amoiramara), autora do lançamento “Neca”, e Jeferson Tenório (@jeferson.tenorio.9), autor dos romances “Estela sem Deus”, “O avesso da pele” e o mais novo “De onde eles vêm”, conversam sobre os livros de formação de suas trajetórias pessoais e literárias.
Entre clássicos do vestibular e discussões sobre o que é o cânone literário, nossos convidados refletem sobre suas leituras marcantes e como elas influenciam a vida e a escrita.
O novo episódio da Rádio Companhia traz a editora Alice Sant’Anna (@licasantanna) e o pesquisador Ronaldo Vitor (@rovitors) em uma conversa sobre o centenário do autor James Baldwin, seus livros e a atualidade do seu texto até os dias de hoje.
Ao discutir temas como raça, sexualidade e direitos humanos com estilo franco e absolutamente lúcido, o escritor se firmou como um dos intelectuais públicos mais brilhantes e contundentes de todos os tempos.
O episódio homenageia Armando Freitas Filho, um dos poetas brasileiros mais admiráveis, que faleceu neste ano. Sua obra poética era de maestria e absoluta sensibilidade, acercando temas que sempre lhe foram caros – o ofício da poesia, o Rio de Janeiro, a passagem do tempo, o amor, o desejo e a finitude.
Neste tributo, convidamos amigos e leitores a contar histórias sobre o poeta carioca e a pensar em poemas dele. Participam Alice SantʼAnna, Francesca Angiolillo, José Miguel Wisnik, Laura Liuzzi, Sofia Mariutti e Viviana Bosi.
Está chegando o fim de ano, e com ele vem a dúvida: como escolher o presente perfeito? Nesta edição da Rádio Companhia, recebemos o jornalista e podcaster Chico Felitti e a editora da Companhia Camila Berto para uma missão especial: ajudar você a encontrar o livro ideal para presentear!
Ano novo, livro novo! No primeiro episódio da Rádio Companhia de 2025, conversamos com as autoras Andréa del Fuego (@andreadelfuego) e Monique Malcher (@moniquemalcher) sobre expectativas para o ano, rituais de virada, e – claro – pilhas de leitura.
Além de conhecer seus próximos lançamentos, nossas convidadas compartilham dicas para começar o ano se inspirando, lendo mais ou escrevendo melhor.
Neste episódio especial, celebramos vozes femininas na literatura com duas autoras que fizeram história em 2024: Luciany Aparecida, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura com "Mata Doce", e Micheliny Verunschk, que levou o Oceanos com "Caminhando com os mortos".
Luciany (@lucianyaparecida) e Micheliny (@oncaverunschk) falam sobre seus romances premiados, a força simbólica da mata em suas obras e o que significa ser mulher na literatura contemporânea brasileira. Pra fechar, tem aquele momento bastidor com dicas de autoras imperdíveis!
Imagens têm poder: elas podem revelar histórias, construir narrativas e até perpetuar opressões. No episódio de hoje, Stephanie Roque recebe Lilia Schwarcz, autora de "Imagens da Branquitude: a presença da ausência", e Thiago Amparo, advogado e professor, para uma conversa sobre o impacto das imagens na construção do racismo e na manutenção de desigualdades no Brasil. Como podemos aprender a “ler imagens de forma crítica? E como a representação visual pode nos ajudar a construir um futuro mais inclusivo?
Oswald de Andrade foi um dos grandes provocadores da literatura brasileira, mas será que ele é apenas um nome da Semana de 22? No episódio de hoje, recebemos Lira Neto, autor da nova biografia "Oswald de Andrade: Mau Selvagem", e Bruna Kalil Othero, pesquisadora de modernismo e feminismo e autora do livro "O presidente pornô", para discutir o legado desse escritor irreverente. Falamos sobre sua obra para além dos manifestos, suas relações pessoais e intelectuais e sua influência na literatura e na cultura brasileira hoje.
O que o Brasil esconde nas entrelinhas de sua história? No episódio de hoje, recebemos Alexandre Vidal Porto, autor de "Sodomita", e Paula Fábrio, de "Casa de Família", para explorar como a ficção pode iluminar os cantos negligenciados do passado e do presente do país. Alexandre nos leva ao século XVII, recriando a trajetória de um português acusado de sodomia e deportado para o Brasil colonial, enquanto Paula revisita os anos 1980 e 1990 para examinar as tensões de classe e os primórdios do neoconservadorismo brasileiro. Juntos, os autores discutem a relação entre pesquisa e criação, o apagamento de vozes marginalizadas, e como a literatura pode recontar os traumas de um país que insiste em esquecer.
Elis Regina foi uma das maiores vozes da música brasileira. Intensa, inovadora e exigente, deixou um legado que atravessa gerações. No episódio de hoje, recebemos o jornalista Julio Maria, autor da biografia "Elis: Nada Será Como Antes", em uma edição revisada e ampliada, e João Marcello Bôscoli, produtor musical e filho da cantora, para falar sobre a Elis artista e a Elis mulher. Conheça novidades desta edição do livro, como trechos inéditos de cadernetas pessoai da cantora.
Em junho, chega às livrarias "Memórias do cacique" — a trajetória de um dos mais influentes líderes indígenas contemporâneos.
Autora de “Americanah” estará no país para o Fronteiras do Pensamento, em São Paulo, e a Bienal do Livro Rio.
No Brasil, “Bread of Angels” será lançado pela Companhia das Letras no primeiro semestre de 2026