Um Pum feito em boa companhia

22/02/2017

Por Blandina Franco

Há cerca de dez anos, eu e o Lollo começamos a namorar e, enquanto namorávamos, contávamos histórias um para o outro e inventávamos aventuras, personagens e mais um monte de besteiras. Depois de um tempo, o namoro virou casamento e algumas das histórias viraram livros.

Uma das primeiras histórias que publicamos foi Quem soltou o Pum?, nos idos de 2010. O Pum entrou nas nossas vidas quando ainda namorávamos – e sem nenhuma vergonha. Começou com uma brincadeira com um cachorro muito fedido que eu tinha. Ele não se chamava Pum nem soltava pum o tempo todo, como muitas crianças sempre nos perguntam.

O nome dele era Ênio, e ele era um cachorro fedido. E era fedido porque isso era da natureza dele. Não importava quantos banhos tomava, e ele sempre tomava banho antes de ir comigo namorar com o Lollo, sempre estava fedido.

Um dia, nem lembro mais quem falou pra quem, um de nós disse: “Nossa, o Ênio é tão fedido que podia se chamar Pum!”. E foi só essa frase ser dita pra gente perceber que essa seria uma boa história e começarmos com um festival de trocadilhos sobre o que fazer com o Pum. Quem soltou o Pum? Quantas vezes preciso falar que não pode soltar o Pum na frente dos outros? Soltar o Pum em festa é falta de educação!

E assim nasceu o livro que fez nascer nossa parceria com a Companhia das Letrinhas. Pode parecer uma coisa esquisita de se dizer em voz alta, mas não é: a nossa carreira de autores infantis se fortaleceu muito por causa do Pum que a gente fez juntos.

O Pum abriu muitas portas pra gente e fez o barulho necessário para o mercado editorial ouvir o que a gente pensa sobre literatura infantil e sobre como falar com crianças. E se não fosse a Companhia das Letrinhas, nosso Pum estaria preso até hoje em uma gaveta, um arquivo, um armário de vassouras – ou sabe-se lá onde.

De lá pra cá, nós e as Letrinhas fizemos mais três Puns diferentes juntos, outros seis livros que amamos, amigos queridos, trabalhos e prêmios divididos e a mais divertida, proveitosa e querida parceria.

Agora a Companhia das Letrinhas está fazendo 25 anos! E nós temos a honra de participar de 32% dessa história. E guardamos isso bem ali naquela prateleira onde a gente guarda livros, brinquedos, lembranças de amigos e planos pro futuro.

 

Blandina Franco e José Carlos Lollo são autores de diversos livros criados em parceria, como Quem soltou o Pum? (2010), Grande pequeno (2011), O coiso estranho (2014) e Ernesto (2016), entre outros.

***

Ilustração José Carlos Lollo

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog