O que os caracóis fazem da vida? São leeeeeeentooooooos, muuuuitoooo leeeeentooooos e, geralmente, mal saem do lugar. Também reza a lenda que fogem da água e da chuva.
Mas como nem todo caracol é igual, era uma vez um que queria desbravar o mundo. E no meio do caminho achou não uma pedra, mas uma baleia.
Essa é a história de
O caracol e a baleia, lançamento da
Brinque-Book que já está em
pré-venda especial e com desconto em nosso site.
Nós lemos o livro - assinado pela querida dupla Julia Donaldson e Axel Scheffler, de
O grúfalo - e listamos abaixo, em primeira mão, cinco boas razões pra você ler também.
1) Tem texto rimado
"Aqui se conta a história, com muita arte, de um pequeno caracol
e uma enorme baleia jubarte"
Amamos rimas! E as crianças amam também! Especialmente bebês e as crianças pequenas. A sonoridade das palavras e o ritmo atraem os pequenos e dão um balanço todo especial, que remete aos ritmos do coração, do corpo da mãe, da rotina... Sensação de conforto, calor e aconchego.
2) É sobre ser pequeno, crescer e amadurecer

Ser pequeno não é fácil. As crianças têm consciência de suas limitações e, muitas vezes, sentem-se impotentes diante da grandiosidade das coisas.
Nesse processo, o caracol vive sua "jornada de herói" particular: sai em busca de aventura, ganha consciência de si e do mundo, encara desafios e responsabilidades, amadurece e volta "crescido" para "resgatar" os que ficaram e empreender novas jornadas.
3) É uma lição de coragem

Todos os caracóis da praia onde a história começa viviam agarrados às suas rochas. Jamais saíam do lugar. Com exceção de um deles, que desejava conhecer o mundo. Os colegas o desencorajavam:
"Sente-se aí e fique quieto! Nada de sair de perto!"
Mas, mesmo assim, ao topar com uma enorme baleia jubarte que lhe ofereceu carona, ela não recuou nem desistiu de seu sonho. Agarrou-se ao rabo dela e... foi!
4) Trata dos benefícios da diversidade

O pequeno caracol protagonista da história é diferente dos outros em muitos sentidos. Depois de sua viagem e de tudo o que vê e vive, torna-se ainda mais especial.
Mas sua diferença, muito ao contrário de ser um problema --apesar do medo inicial do grupo--, torna-se uma vantagem e um benefício para todos, que acabam sendo positivamente influenciados pela coragem do aventureiro.
5) Uma fábula sobre amizade e inteligência

Diante da dificuldade da baleia, o caracol, embora pequeno e frágil, não hesita em procurar meios de resolver o problema, "sem falhar".
Não é por acaso que a saída que ele dá envolve a escola --e as crianças, pequenas-- e a escrita. A inteligência é mais efetiva que o tamanho.