Quando se trata de bons livros, três nunca é demais! Conheça aqui as séries e coleções que merecem continuar a leitura.
Lançado agora, o terceiro livro da série da menina-zumbi, que só quer sair de casa e fazer amigos, mostra um novo personagem: um menino-fantasma que não lembra quem é. Ele aparece um pouco antes do feriado de Ano-Morto no Palacete Decrépito e Mortina vai precisar resolver esse mistério para ajudar o novo amigo, que pode desaparecer por toda a eternidade se não se recordar seu nome e sua história. No Brasil, a Companhia das Letrinhas já publicou outros dois livros da autora Barbara Cantini: “Mortina” e “Mortina e o primo insuportável”. Mas, originalmente, a autora italiana já fez cinco livros da Mortina!
Terceiro volume da coleção Brasileirinhos, que chega em breve às livrarias, este livro de Lalau e Laurabeatriz é uma releitura com novidades da série que eles publicaram na primeira década dos anos 2000 pela Cosac Naify – foram reunidos poemas antigos e novos sob o tema da Amazônia. Os poemas sobre animais da maior floresta brasileira falam de alguns um tanto desconhecidos, como o parauaçu, o cascudo-zebra, o gato-maracajá, a pacarana, o rapazinho-de-colar e o matamatá, entre outros. Com informações sobre cada espécie, as crianças se divertem com as rimas e aprendem a conhecer a biodiversidade do seu país. Os outros livros da coleção são “Bebês brasileirinhos” e “Brasileirinhos”, ambos de 2017.
Capitão Cueca e a sina ridícula do povo do penico roxo
Capitão Cueca faz tanto sucesso entre as crianças que este já é o oitavo volume de suas aventuras, recém-publicado no Brasil. Neste livro, o super-herói, Jorge e Haroldo vão parar em um mundo invertido e encontram versões malvadas deles mesmos. É tudo ao contrário: o sr. Krupp, por exemplo, é bonzinho e a cantina da escola tem comidas deliciosas. Vai ser difícil lutar contra eles mesmos! Para quem acompanha a série, uma boa notícia: além dos oito volumes já publicados pela Companhia das Letrinhas, o autor Dav Pilkey já tem mais seis livros escritos!
O Homem-Cão: o senhor das pulgas
Do mesmo criador de Capitão Cueca, o americano Dav Pilkey, as histórias do Homem-Cão já conquistaram os leitores brasileiros. Tanto que o último livro, lançado no ano passado, é o quinto volume da série a aparecer por aqui – mas já existem três continuações escritas até agora.
Terceiro livro do britânico Allan Ahlberg que conta as peripécias do carteiro para entregar as cartas ao universo do conto de fadas. Neste volume, o carteiro acorda minúsculo e vai se acidentando no meio do caminho em seu trabalho diário: o chocalho do bebê gigante acerta sua cabeça, cai em um buraco e vai tomar chá com a Alice, precisa fugir do Lobo Mau, é atropelado pelo Homem Biscoito... Assim como em “O carteiro chegou”, que vendeu mais de 6 milhões de exemplares, e “O Natal do carteiro”, publicados no Brasil em 2007 e 2010 respectivamente pela Companhia das Letrinhas, vários envelopes precisam ser abertos para ler as cartinhas.
Meu Pum e a Meleca do meu irmão
Com esse nome, o cachorrinho Pum já rendeu ótimos trocadilhos e vem arrancando gargalhadas de crianças e adultos há dez anos. Neste quinto volume, lançado em 2019, o cão vai ter de dividir espaço e atenção da família com a hamster Meleca, que gruda em todo mundo. Dos autores brasileiros Blandina Franco e José Carlos Lollo, as outras aventuras do cãozinho, todas publicadas pela Companhia das Letrinhas, são: “O Pum e o Piriri do vizinho” (2016), “Deixei o Pum escapar” (2013), “Soltei o Pum na escola!” (2012) e “Quem soltou o Pum?” (2010). Torcemos para que eles nunca parem de soltar o Pum nas livrarias!
Um grandalhão pegou a minha bola!
A coleção O Elefante e a Porquinha, que já tem nove livros publicados pela Companhia das Letrinhas e Alfaguara, mostra com diálogos divertidos os questionamentos do universo infantil, voltados para crianças pequenas. Neste livro de 2019, a Porquinha fica triste quando outro animal grandão pega a bola que ela tinha achado. Ela pede, então, para o elefante Geraldo ajudar a recuperá-la. Mas não é no tamanho que reside o segredo do sucesso! Os outros livros do norte-americano Mo Willems publicados pela Companhia são: “Estamos em um livro!”, “Tem um pássaro em sua cabeça!”, “Elefantes não dançam!”, “Posso brincar também?” (2015); “Meu amigo está triste”, “Será que eu divido o meu sorvete?” (2016); “Vou dar um susto no meu amigo” e “Preparado para brincar lá fora?” (2019). A coleção completa, publicada originalmente em inglês, tem 25 títulos! E, em breve, teremos novidades no Brasil!
Leia mais:
+ 7 livros ou séries em quadrinhos para não perder