Poesia na escola: como e por que apresentar esse gênero a seu alunos

20/10/2020
"A poesia é o mel da palavra", nos diz o poeta Manoel de Barros. Clara de Cápua, consultora literária que tem criado vários manuais do professor da Brinque-Book, destacou, em um desses materiais, a definição da professora Nelly Novais: "[...] a essência da poesia arraiga um certo modo de ver as coisas. [...] Uma visão que vai além do visível ou aparente, para captar algo que nela não se mostra de imediato, mas que lhe é essencial."

Poesia é imagem, ritmo, travessia, rio, viagem! Imagem: A poesia pede a palavra, de Lalau (texto) e Laurabeatriz (imagem)

Ou seja, os símbolos -- as palavras -- que o poeta seleciona estão muito mais conectadas com os sentidos que ele dá a elas do que com os as definições coletivas e gerais.

Por que tem que ir pra escola

A poesia faz parte das sete linguagens artísticas com as quais a gente pode se expressar, aprender e "ler" o mundo esteticamente. Com diversos (sub) gêneros, pode ou não ter rimas, mas geralmente traz consigo um grande apelo à oralidade, ao ritmo e às metáforas e imagens subjetivas do poeta. O que faz ela praticamente multimodal. Que -- olha que bacana! -- falam diretamente às subjetividades dos leitores.

Pura potência para as crianças

Aí está a grande potência da poesia: ela ajuda o leitor a trazer à tona o sentir e aí expressar-se, ampliando suas possibilidades comunicativas a partir de si mesmo, do que sente, de como vê o mundo. Isso ao mesmo tempo em que apresenta ao leitor a visão muito particular do poeta, ampliando as possibilidades do leitor experimentar o mundo. O leitor então consegue expressar mais de si ao mesmo tempo em que lê mais do outro. Aprende a trabalhar a criatividade e a aprofundar seu próprio sentir. Num mundo cada dia mais complexo, isso é ótimo! ;-) E é justamente por isso que a poesia precisa estar na escola -- ainda que sua complexidade possa assustar à primeira vista.

Para os pequenos e...

Historicamente vinculada aos jovens amantes ou aos jovens rebeldes e questionadores, a poesia pode ter ficado marcada como literatura para maiores. Mas olha a surpresa: crianças pequenas e bebês são ótimos leitores de poesia! Os bebês e crianças pequenas amam muito duas coisas, em especial, que a poesia tem de sobra:
  • Ritmo (a vida deles é puro ritmo desde a barriga);
  • Palavras (um dos desafios primeiros dos pequenos é justo dominar essas danadinhas)
A oralidade, o ritmo, a brincadeira com as palavras e uma aparente "falta de sentido" lógico (já que este é um gênero literário que transcende a concretude das coisas) são características que os muito muito pequeninos amam! :-) Conversamos muito com Edi Fonseca, educadora muito sabida em primeiríssima infância e ela fala muito sobre isso neste post aqui, que deixamos aqui embaixo como sugestão de leitura. https://blog.brinquebook.com.br/sala-de-leitura/por-que-ler-para-bebes-leitura-e-um-banho-de-afeto-e-de-repertorio-emocional/

>>Como ler para primeira infância

Algumas dicas bacanas para ler poesia com bebês e crianças pequenas:
  • escolher livros com ritmo e rima;
  • ler em voz alta, brincando com essa rítmica do texto;
  • não se preocupar se a criança "está entendendo ou não";
  • deixar os pequenos livres para andarem por aí -- eles aprendem e sentem com o corpo, precisam se movimentar;
  • manter as palavras "difíceis" -- eles adoram!!

e também para os grandes

Para os maiorzinhos, a poesia segue sendo um dos gêneros mais complexos, completos, subjetivos, desafiadores e, por isso mesmo, ideais para trabalhar as mudanças, angústias, descobertas e sensações da pré-adolescência e da juventude. Que outro gênero literário seria tão amplo a ponto de abrir espaço para colocar muito de si e muito do mundo, esses dois polos que os jovens precisam equilibrar nesse momento intenso de aprendizagem de si e do outroo

>>Como ler para os pré e adolescentess

Os jovens gostam de ler em grupo e gostam de se colocar nas leituras. Pode ser bacana:
  • criar um grupo de leitura de poesia;
  • convidar aos que quiserem para que façam resenhas, recomendações, que compartilhem poemas preferidos;
  • relacionar as poesias lidas com a turma com filmes, peças de teatro, música, games;
  • ler em voz alta e pedir que leiam em voz alta;
  • trazer obras que dialoguem com as questões e desafios da sua turma.

3 livros e projetos de leitura de poesia

Quer ideias de livros de poemas para trabalhar em sala com os alunos Bacana! Separamos algumas obras super legais em diversas faixas etárias. Todas elas têm projetos de leitura para baixar gratuitamente -- trouxemos algumas dicas desses materiais de apoio para cá, aliás! ;-) Olha só nossa lista de sugestões e o que você pode fazer em sala com esses livros:

1) O Grúfalo

Autora: Julia Donaldson Ilustrador: Axel Scheffler Tradutora: Gilda de Aquino Temas: Ética / Poesia / Rima / Animais / Astúcia / Criatividade Faixa Etária: A partir de 2 anos Usando de astúcia e imaginação, um ratinho vai criando um monstro terrível e assustador, o Grúfalo, e diverte-se espantando seus predadores. Mas qual não é o seu espanto ao ver sua imaginação personificada à sua frente. O Grúfalo, de Julia Donaldson, é uma divertida fábula sobre os poderes da nossa imaginação. As bonitas ilustrações, de Axel Scheffler, complementam a graça do texto e convidam a acompanharmos o ratinho em seu passeio pela floresta.

>>Como ler para as crianças

Essa obra é repleta de ritmo e repetição, duas estruturas do texto lírico que são ótimas para os pequenos leitores. O Material de Apoio ao Professor, que você pode baixar aqui na imagem, tem diversas orientações e dicas. Trouxemos três:
  • Leia em voz alta, atenta à repetição e ao ritmo;
  • Leia várias vezes para você mesma (0) antes de ler para a turma. Assim, você descobre "sua voz" e seu ritmo próprio para poder mediar essa experiência com as crianças;
  • Brinque com as repetições do livro, reforçando essa parte com um outro tom de voz. Repare que as crianças então aprendem a antecipar esses momentos repetidos.

Você conhece um Grúfalo Imagem: O Grúfalo, de Julia Donaldson (texto) e Axel Scheffler (ilustrações)

>>Baixe aqui o Material de Apoio ao Professor!<<

///

2) Olha que eu viro bicho... de jardim

Autor: Lalau Ilustradora: Laurabeatriz Temas: Poesia / Rimas / Meio ambiente / Inseto / Curiosidades / Brincadeiras Faixa Etária: A partir de 2 anos Joaninha usa pijama de bolinha Borboleta voa com o xale colorido da vovó  Minhoca rebolaa Será que a centopeia empresta um de seus péss Afinal, ela tem tantos, não és No novo livro de Lalau e Laurabeatriz, o leitor encontra uma série de curiosidades sobre o mundo dos insetos. Com doçura, encantamento, cores, ficção e não ficção, a obra - repleta de poesia visual e verbal - é um convite para conhecer alguns dos bichos mais adoráveis do jardim.

>>Como ler para as crianças

Aqui, a ideia é explorar as rimas, as imagens poéticas de Leurabeatriz e a criatividade das crianças em relação aos bichos. Olha só:
  • Anote as rimas mais bacanas e leia em voz alta, encontre seu jeito de ressaltar essas combinações sonoras e dar ritmo ao texto;
  • Converse com os pequenos: de que poemas mais gostaram e por quê;
  • Ajude-as a ligar poemas e ilustrações: o que as imagens dizem do texto e vice-versac Uma ideia aqui é ler com elas só os poemas e só depois mostrar as ilustrações. E, depois disso, que tipo de bicho as crianças "poemariam"e

Que imagens de bicho esses poemas suscitams Imagem: Olha que eu viro bicho... de jardim, de Lalau (texto) e Laurabeatriz (ilustrações)

>>Baixe aqui o Material de Apoio ao Professor<< ///

4) Suspiros de Luz

Autora: Roseana Murray Ilustrador: Walter Lara Temas: Poesia e haicai / Natureza / Artes Faixa Etária: A partir de 8 anos Poemas visuais, repletos de animais, iluminados por uma vasta gama de cores de aquarela. Um texto que mexe com os sentidos e revela, no poder da natureza, uma poesia sucinta, mas de grande impacto: o haicai. No novo livro de Roseana Murray, ilustrado por Walter Lara, o leitor certamente se encantará com 24 poemas deleitáveis, como este: "As gaivotas de prata/ Rabiscam o céu/ Voo e caligrafia."

>>Como ler com a classe:

Essa experiência pode ser coletiva. Que tal
  • Peça que os alunos pesquisem o que é um haicai antes de ler. Depois, eles podem escolher um dos poemas e fazer uma leitura em voz alta -- quem quiser, claro.
  • Que imagens vêm à cabeça delese Que ideiasu Que outros livros, temas, poemass Depois, peça que olhem atentamente as lindíssimas ilustrações de Walter Lara. Que sensações elas despertamd Poesia é sobre sentir! Ajude os leitores a expressar o que sentiram ao ler e ver o livro.
  • E se haicais fossem repentes Quem quiser, pode se aventurar colocando rimas e mudando a métrica dos poemas para repentes, que tal, ;-)
---"

o poema dura o tempo de um suspiro Um suspiro de luz

"---

"baleia no mar / entre cantos e suspiros / a água ondula". Imagem: Suspiros de luz, de Roseana Murray (texto) e Walter Lara (ilustrações)

>>Baixe o Material de Apoio ao Professor<<

///

///

E vocêc Tem dicas de como trabalhar poesia em salas  
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog