Já falamos bastante sobre as dificuldades de 2020 e sobre as possibilidades de bons caminhos para este 2021. Mas, neste momento, queremos "apenas" dar umas boas risadas e descontrair um pouco.
Por isso, selecionamos aqui quatro livros para começar o ano com leveza e bom-humor. Para ler no ritmo das férias de verão, balançando na rede, saboreando as histórias engraçadas, as ilustrações que envolvem a narrativa como uma calda cremosa e as cores que vão te deixar com vontade de morder os livros.
Resolvido, então: vamos começar pela sobremesa. E depois, pular para a brincadeira. Talvez pareça pouco, mas estamos todos merecendo, não?
LEIA MAIS: O Pum e a literatura feita "apenas" para rir
1) Férias com sorvete, de Peter Sís
Joe responde a uma carta de seu avô, contando sobre as férias. Ele diz que está ocupado, lendo enciclopédias, escrevendo e até estudando história e matemática! Mas a gente descobre, por meio das ilustrações, que o que ele faz é multiplicar casquinhas, sabores e bolas de sorvete pelas páginas do livro. Uma ficção com cor de sorvete de morango e cobertura de informações importantíssimas: sabia que o sorvete nasceu na China e chegou à Itália com Marco Polo? E que o sabor de baunilha foi inventado pelo presidente americano Thomas Jefferson? Joe vê sorvete em tudo e vive sonhando com a sobremesa.
É delícia que fala, né?
Ilustração do livro Férias com sorvete, da Letrinhas
2) Dudu e a caixa, Stela Greco Loducca
Todo mundo já deve ter visto alguma criança que ganha um presente e brinca um monte… com a caixa! É isso que o Dudu, personagem principal desta história, faz com a caixona de papelão que traz uma encomenda para sua mãe. Ela vira carro, barco, prisão de criminosos perigosos; uma aventura atrás da outra. Além de esconderijo. Para pais que estão meio sem ideias para preencher estas férias confinadas, recomendamos fortemente este livro e uma caixa: os dois vêm cheios de fantasia e brincadeiras sem fim.
Ilustração do livro Dudu e a caixa, da Letrinhas
3) Baleia na banheira, Susanne Straβer
A baleia relaxava e se refrescava na banheira, mas rapidamente esse banho tranquilo foi se enchendo de animais. Veio o castor, o flamingo, a tartaruga, todo mundo queria o seu cantinho naquela bagunça. E quem não ama brincar com água nas férias, né? Talvez você não tenha banheira nem piscina, mas garantimos que baldes e bacias cumprem bem o papel de refrescar crianças e outras criaturas fantásticas que possam aparecer.
Ilustração do livro Baleia na banheira, da Letrinhas
4) Carona, Guilherme Karsten
Este livro começa com um plano com a cara das férias: ir pra praia e pegar uma onda! O surfista pega o carro e começa o passeio, mas parece que muitos seres inusitados resolveram aproveitar a carona deste motorista cheio de boa-vontade. Cheio de gente, é assim que fica o carro dele! Será que ele vai conseguir pôr a prancha nas ondas? Além de ilustrações tropicais coloridaças, este livro é uma ótima pra matar as saudades de carregar o carro e partiu praia!
Ilustração do livro Carona, da Letrinhas
Leia mais:
+ Mais motivos para ter esperança em 2021