Chimamanda Ngozi Adichie é uma das principais escritoras e pensadoras contemporâneas sobre raça, gênero e feminismo. Nasceu em 1977 e cresceu em uma família de classe média na Nigéria, onde seu pai foi professor universitário de estatística, e sua mãe, a primeira mulher a ocupar o cargo de registrar (algo como assistente executiva) na mesma Universidade da Nigéria.
LEIA MAIS: Aju Paraguassu, ilustradora de livro da Chimamanda: "Queria proclamar crianças livres"
Aos 19 anos, foi para os Estados Unidos fazer faculdade e ali começou a publicar seus livros, além de construir uma bem-sucedida carreira acadêmica. Escreveu os romances Meio sol amarelo (2008), que ganhou o Orange Prize, Hibisco roxo (2011) e Americanah (2014), além do volume de contos No seu pescoço (2017) e o livro Notas sobre o luto (2021), todos publicados pela Companhia das Letras no Brasil. Seus TED Talks, que deram origem aos livros Sejamos todos feministas, Para educar crianças feministas e O perigo de uma história única, têm mais de 20 milhões de visualizações.
Capa da edição infantojuvenil ilustrada e em capa dura do sucesso de Chimamanda Ngozi Adichie. Leia +.
No mês da mulher, Sejamos todos feministas é lançado em edição para jovens leitores pela Companhia das Letrinhas. A versão tem adaptações de texto em relação ao original (publicado pela Companhia das Letras em 2015) e conta com as ilustrações da designer Aju Paraguassu, que pesquisou cores, texturas e materiais da cultura nigeriana para criar as imagens desta edição especial.
Muito consciente das histórias que são contadas às crianças sobre os lugares que a mulher ocupa e as limitações de gênero que lhes são impostas desde cedo, Chimamanda oferece reflexões para desviar o olhar de meninas e meninos e fazê-los questionar uma estrutura social que faz muito mal tanto para as mulheres quanto para os homens.
Para assistir ao TEDx que originou Sejamos todos feministas, é só dar o play aqui:
Para inspirar a luta das mulheres por uma sociedade mais igualitária, diversa, justa e com muitas possibilidades de narrativas, selecionamos algumas frases de livros, tanto da edição infantojuvenil de Sejamos todos feministas, como dos livros adultos Para educar crianças feministas e O perigo de uma história única. Confira as frases de empoderamento feminino abaixo!
LEIA MAIS: Para criar meninos e meninas feministas
***
Leia mais:
+ 5 mulheres e meninas da ficção e da vida real para inspirar futuras cientistas