Desenhar é uma forma de expressão e aprendizagem na infância. Imagem: Rosa e Rafa, de Marie-Louise Gay
O desenho é uma das formas de expressão e pensamento da infância. Estudiosos da arte ou dos primeiros anos de vida do ser humano concordam na importância que o desenho tem no processo de conhecimento das crianças. Do linguista francês Maurice Merleau-Ponty ao espanhol Pablo Picasso, o desenho infantil é objeto de estudo e devoção como forma de expressão das mais complexas.Cem linguagens da infância
Mas não é só o desenho a linguagem da infância. E do italiano Loris Malaguzzi, já ouviu falar? No pós-guerra, o jornalista resolveu unir a comunidade de Reggio Emilia, no norte do país, para reconstruir a educação pública, destruída pelo conflito. Para ele, as crianças têm cem linguagens, ou seja, pensam, sentem, pesquisam, compreendem, aprendem, se apropriam do que aprenderem, produzem e se expressam de muitas formas que não apenas o texto verbal -- escrito ou falado. Assim, esse entendimento, que tem origem em diversos pesquisadores da infância, entre eles Maria Montessori, se transformou nas escolas reggianas públicas reerguidas depois de Segunda Guerra e transformou a educação do lugar. Mais tarde, esse tipo de abordagem da infância ganhou mundo, foi estudada e premiada pela Harvard nos anos 90 e hoje inspira algumas escolas no Brasil. De acordo com essa concepção de infância, as crianças usam linguagens como música, dança, o próprio corpo, todos os sentidos, as narrativas orais (ouvidas ou inventadas por elas mesmas) para apreender o mundo, complexo como é. A palavra não dá conta de tanta complexidade, não é mesmoo Os sentimentos, emoções e percepções subjetivas, matéria-prima das artes, são, assim, valorizados como veículos e pressupostos da aprendizagem e da racionalização -- que não é neutra, sabemos.Arte na BNCC
Não é exagero dizer que o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz um pouco dessa perspectiva para o ensino de Arte na Educação Infantil. Por isso, a base traz diversas linguagens artísticas para o currículo do Fundamental:- Artes visuais
- Dança
- Música
- Teatro
- Linguagens integradas
Criança e arte
As crianças são consideradas produtoras de arte, e o foco sai do produto final e vai para o processo. https://www.youtube.com/watchcv=lNn9tzV1NiY "Nesse sentido, as manifestacao̧es artitsticas nano podem ser reduzidas a s producuo̧es legitimadas pelas instituicio̧es culturais e veiculadas pela mimdia, tampouco a prartica artitstica pode ser vista como mera aquisição de cocdigos e tetcnicas. A aprendizagem de Arte precisa alcancnar a experieincia e a vivevncia artitsticas como prartica social, permitindo que os alunos sejam protagonistas e criadores", revela o texto contido no próprio documento da BNCC. Por isso, ganha importância especial as seis dimensões propostas pela base no ensino da Arte: elas mostram como os especialistas entendem e propõem o contato dos alunos com esse campo do saber. São elas:- Criação
- Crítica
- Fruição
- Estesia
- Expressão
- Reflexão
Livros literários para levar Arte para a sala
Com esses temas em mente, selecionamos algumas obras que podem estimular a exploração e a produção artísticas, além de funcionar como ganchos para pesquisa e reflexão da sua sala:1) Rosa e Rafa
Autor e ilustrador: Marie-Louise Gay Temas: Relacionamento Familiar / Criatividade / Imaginação / Cotidiano Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente) Rosa e Rafa são gêmeos parecidos. Muito parecidos. Desenhar, por exemplo, é uma coisa que os dois adoram. Mas, quando o assunto é desenho, algumas diferenças começam a aparecer. Rosa é desenhista ótima de flores, borboletas, laranjeiras. Já Rafa acha que suas flores parecem panquecas e suas lagartas são iguais a meias listradas... Rosa diz: "Desenhe o que você quiser". Exatamente o que Rafa faz! Só que ele prefere elefantes ferozes, ursos, tubarões. O que pode acontecer? As repetições narrativas e as ilustrações expressivas de Marie-Louise Gay nos dão a resposta e nos conduzem pela força e pela potência da imaginação e do brincar das crianças.>>Por que ler:
Essa é uma obra que traz a potência do desenho infantil de forma muito poética. Também sugere inúmeras formas de explorar o desenho e suas formas de expressar sentimentos e desejos.///
2) Poderia
Autora: Joana Raspall Ilustradora: Ignasi Blanch Tradutor: Alexandre Boide Temas: Empatia / Identidade / Solidariedade / Compaixão / Imigração / Preconceito Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada) ou 7 anos (leitura independente) "Você teria sido criado de outra maneira, talvez melhor, talvez pior. (...) Você poderia ler contos e poemas, ou não ter livros nem conhecer as letras". Como seria sentir o que o outro sente? Como seria viver o que outro vive? Numa sequência de versos intensos e singelos, a obra nos transporta para mundos distantes e para outros muito próximos, nos faz pensar sobre nós mesmos e a nossa relação com o outro. A cada virada de página, as palavras ganham força, e as cores vivas das ilustrações irradiam empatia e afeto. Dos pequenos aos mais velhos, com extrema leveza, o livro sensibiliza e encanta.>>Por que ler:
Esse livro está nesta lista por duas razões principais:- 1) a arte movimenta nosso sentir e nos ajuda a ampliar as perspectivas e os modos de olhar. Tem tudo a ver com empatia, com imaginar a vida que não a nossa a partir do sentimento. Bem o tema desta obra lindíssima.
- 2) o ilustrador Ignasi Blanch utilizou técnica da serigrafia, muito parecida com os carimbos, para ilustrar o livro. Repare que ele usa sempre as mesmas quatro cores, fazendo, com elas, diversas camadas. Isso pode ser um convite às crianças a explorarem o carimbo.
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3) Ana, Guto e o gato dançarino
Autor / Ilustrador: Stephen Michael King Tradutora: Gilda de Aquino Temas: Ética / Meio ambiente / Pluralidade cultural / Conto / Animais / Humanos / Artes / Reciclagem / Sustentabilidade / Autoestima / Dia do Amigo e Internacional da Amizade (20 de Julho) / Amizade Faixa Etária: A partir de 2 anos Ana fazia sapatos: marrons, pretos ou simples botinas de trabalho. Ela não tinha coragem de mostrar tudo que sabia fazer. Ana podia pegar qualquer coisa e transformá-la em algo diferente, mas os habitantes de sua cidade só queriam saber do que era comum, prático e conhecido. Seus dias eram todos iguais, até que a visita de dois menestréis, vindos de longe, mudou sua vida. Guto e o Gato Dançarino precisavam de novos sapatos, mas não tinham como pagar por eles. Ofereceram em troca aulas de dança. Será que Ana vai aceitar?>>Por que ler:
De seu jeito delicado e cheio de afeto, o premiado Stephen Michael King nos mostra o poder transformador da arte na nossa vida. Daqui podem surgir inspirações para você e seus alunos brincarem a dança e a música. Que me diz? Quando o autor veio ao Brasil, em 2018, preparamos uma resenha para essa obra, que pode ajudar você a pensar como inseri-la em sala na hora de levar Arte para a sala: https://blog.brinquebook.com.br/sala-de-leitura/stephen-michael-king-mostra-papel-das-artes-e-da-diferenca-em-ana-guto-e-o-gato-dancarino////
4) Pedro e Tina
Autor: Stephen Michael King Ilustrador: Stephen Michael King Tradutora: Gilda de Aquino Temas: Ética / Conto / Humanos / Convivência social / Opostos / Amizade / Respeito às diferenças Faixa Etária: A partir de 2 anos Pedro fazia tudo torto; se quisesse desenhar uma linha, ela saía torta; os cordões de seus sapatos nunca estavam bem amarrados. Já Tina fazia tudo certinho. Um dia, eles se encontraram e Pedro ficou encantado com o jeito de Tina fazer tudo certinho, mas Tina bem que gostaria que tudo que fizesse não fosse tão perfeito. >>Por que ler: Essa obra, premiada com o selo Altamente recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), mostra as diferenças e complementariedades entre um jeito mais racional e outro mais sensível de ver o mundo. Mas esses supostos opostos mais que se atraem: eles se unem para uma experiência bem mais profunda. Além de trazer essa perspectiva, a obra também dá muitas ideias para explorar a natureza e a arte com as crianças. Se quiser explorar melhor a obra, um bom começo é a resenha a seguir: https://blog.brinquebook.com.br/ler-ler/pedro-e-tina-amizade-e-diferencas////
5) Eu sou uma menina!
Autora / Ilustradora: Yasmeen Ismail Tradutora: Gilda de Aquino Temas: Identidade / Autoconhecimento / Respeito às diferenças / Brincadeiras / Cotidiano Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente) Determinada, esperta, cheia de atitude e energia, assim é a menina dessa história. E não é que muita gente a confunde com um menino?! Mas essa personagem nunca se dá por vencida: ela é uma menina! Anda de patinete, lê muitos livros, é uma ótima nadadora, adora música, gosta de uma bagunça, brinca de faz de conta com os amigos. Ela não para. E o livro segue o seu ritmo! Colorida, divertida e dinâmica, a obra prova que o mais importante é sermos o que somos e o que queremos ser! >>Por que ler: Esse livro é uma homenagem divertida à brincadeira, à leveza e à forma como as crianças passam de arte à outra e se apropriam delas como forma de expressão e diversão. Conversamos com a autora, que nos contou que a obra foi inspirada em sua própria irmã -- e também tematiza como às vezes, sem perceber, limitamos as possibilidades das meninas. Leia mais aqui: https://blog.brinquebook.com.br/papo-brinque-book/yasmeen-ismail-sou-menina////
E você> Que artes anda imaginando com as crianças por aíí