A diversidade da literatura infantil brasileira é tão vasta quanto o nosso país e sua rica produção artística. Neste mês, quando comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil no dia 18/04, vamos empreender uma viagem pelas cinco regiões do Brasil por meio dos olhos e corações de alguns de nossos grandes escritores?
Selecionamos aqui 10 autores, alguns já clássicos, todos contemporâneos, da produção literária nacional, incluindo dois ganhadores do prêmio Hans Christian Andersen: Ana Maria Machado, que é carioca, e Roger Mello, de Brasília.
Região Norte
1) Daniel Munduruku
Nascido em Belém do Pará em 1964, o autor pertence à etnia indígena que leva em seu nome e já lançou mais de 50 títulos para crianças e jovens, como Histórias de índio e Vó coruja, trazendo os saberes e o imaginário dos nossos povos originários para a literatura. Daniel Munduruku também já recebeu o mais importante prêmio literário brasileiro, o Jabuti, em 2017, e muitos de seus livros receberam o Selo Altamente Recomendável para Crianças da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), além de terem sido traduzidos para diversos idiomas.
2) Irena Freitas
Ela nasceu em Vitória, no Espírito Santo, mas se mudou para Manaus (AM), onde vive até hoje, antes de completar 1 mês de vida. A jovem escritora e ilustradora Irena Freitas é formada em jornalismo e estreou na literatura infantil em 2019, com o livro Manaus (Edições Barbatana). Pela Companhia das Letrinhas, ela lançou em 2021 A floresta, um livro-imagem inspirado pela situação dramática da floresta amazônica.
Região Nordeste
3) Inaldete Pinheiro de Andrade
Escritora, contadora de histórias, enfermeira, mestre em Serviço Social, fundadora do Movimento Negro em Pernambuco e ícone do Movimento Feminista no Recife. Aos 75 anos, essa potiguar que vive na capital pernambucana desde os anos 1960 lançou em janeiro Uma aventura do Velho Baobá, pela Pequena Zahar, mas também tem outros livros para o público infantil, como O beabá do baobá, Cinco cantigas para você contar, Pai Adão era nagô e Eu, o coco.
4) Tino Freitas
Natural de Fortaleza (CE), Tino é escritor, jornalista, contador de histórias e mediador de leitura com mais de 20 livros publicados, entre eles, Os invisíveis, da Letrinhas, e Cadê o juízo do menino?, da Brinque-Book. Alguns de seus livros já receberam o prêmio Jabuti e o Selo Altamente Recomendável para Crianças da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
Região Centro-Oeste
5) Roger Mello
Ele nasceu em Brasília e é o único ilustrador brasileiro ganhador do prêmio Hans Christian Andersen, o “Nobel” da literatura infantil, concedido pela obra do artista. E obra de Roger Mello é repleta de livros fantásticos, que, com frequência, apresentam um narrador com ponto de vista inusitado sobre as histórias. Inês, Carvoeirinhos, Zubair e os labirintos, Vizinho, vizinha e Meninos do mangue são os livros do autor que ganharam o prêmio Jabuti.
6) Manoel de Barros
O poeta mato-grossense, que nasceu em Cuiabá e foi criado numa fazenda em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, traduziu para a linguagem o encantamento pelas miudezas da natureza pantaneira e desimportâncias da vida, com também (e tão bem) fazem as crianças. A Companhia das Letrinhas publicou Exercícios de ser criança, Poeminha em língua de brincar e Cantigas por um passarinho à toa.
Região Sudeste
7) Otávio Júnior
Conhecido como o Livreiro do Alemão, por seu projeto de promoção de literatura na comunidade carioca, Otávio Júnior venceu o prêmio Jabuti na categoria Livro Infantil com Da minha janela, da Companhia das Letrinhas. Cheio de poesia, o livro mostra a perspectiva de uma criança que vive num barraco e, da janela dali, observa o mundo colorido, vibrante e caótico de sua favela. Em 2021, lançou De passinho em passinho, que trouxe o movimento carioca de música e dança para a literatura infantil.
8) Ana Maria Machado
Uma das principais autoras nacionais da literatura para crianças e jovens, Ana Maria Machado é outra brasileira premiada com o Andersen, como escritora. Carioca e grande promotora da leitura, seus livros, que já são clássicos, venderam mais de 20 milhões de exemplares e foram traduzidos em 26 países.
Região Sul
9) Guilherme Karsten
Nascido em Blumenau (SC), ele começou sua carreira exclusiva como autor de livros para a infância há cerca de seis anos e, nesse curto período, já recebeu o Selo Cátedra Unesco, foi finalista do prêmio Nami Concours, da Coreia do Sul, e recebeu a prestigiada BIB Plaque, da Bienal de Bratislava. Em 2021, ganhou o Jabuti de Ilustração com o livro Carona, da Companhia das Letrinhas.
10) Heloísa Pires Lima
Gaúcha de Porto Alegre, Heloísa é psicóloga formada pela PUC-SP e cientista social e mestra em Antropologia pela USP. Já teve uma escola de educação infantil e desenvolveu oficinas de criação literária para crianças em São Paulo. Desde 1995, escreve livros para crianças e jovens, sempre trazendo a experiência e os saberes dos negros brasileiros para suas narrativas.