“Ah, isso é que é vida!” Dizem as pessoas quando saem de férias. Para as crianças, não seria diferente. Na pausa da rotina de estudos, horários e compromissos, a vida pode se fazer mais presente. Sobretudo nesses tempos de vaivém escolar - com um cotidiano vivido entre medos e incertezas provocados pelo contexto sanitário de mais um mês de julho em meio à pandemia -, os livros são esses lugares de aconchego e respiro. Mais do que isso, livros também são saúde – para a mente e para o corpo, não só das crianças, mas também de quem cuida delas.
Nesta lista de hoje, uma seleção de títulos infantis para fazer companhia neste mês de férias escolares. Nossa proposta, aqui, é oferecer uma curadoria de livros que inspiram todo tipo de rotina de férias, desde brincadeiras caseiras, para quem não vai viajar, até leituras temáticas para curtir na praia, no parque ou na própria estrada até o destino escolhido. Há também livros para ler junto com o irmão mais novo, sozinho, em momentos de contemplação ou no meio da maior farra.
LEIA MAIS: 10 livros para viajar sem sair do lugar
O personagem Dudu vai ensinar as crianças como transformar o material usado em papéis novinhos em folha em Dudu e o mundo de papel.
- LEIA MAIS: Tempo de férias e retorno à escola
Confira cada uma das categorias, compartilhe com os amigos que têm filhos, e boas férias!
1. Livros contemplativos para ler na rede
Depois de mais de dois anos de pandemia, nada melhor que uma leitura delicada e sensível, dessas que afagam e acalmam. Escolhemos três livros tranquilos que agradam diferentes idades.
A árvore em mim, de Corinna Luyken
Um delicado poema ilustrado que revela a força de cada um de nós, convidando o leitor a olhar mais profundamente para a natureza e si próprio.
Balas mágicas, de Heena Baek
Um livro ilustrado cativante, inesquecível e único criado por uma das mais premiadas artistas sul-coreanas da contemporaneidade.
A carta de Moussa, de Roser Rimbau
Nesta obra encantadora, que surpreende pela sensibilidade, vamos conhecer o lugar onde Moussa vive, sob o olhar das crianças do Senegal.
2. Livros para inventar brincadeiras em casa
Férias nem sempre pode ser sinônimo de passeio. Mas nem por isso precisa ser menos divertida. Muito pelo contrário! Selecionamos três obras que convidam os pequenos a se divertir sem precisar sair de casa.
Dudu e o plástico bolha, de Stela Greco Loducca
Um plástico bolha vai virar muitos personagens e brincadeiras divertidas nas mãos de Dudu, o personagem da coleção Pequeno Leitor, que também tem Dudu e a caixa e, em breve, Dudu e o plástico bolha. Um convite e tanto para as crianças partirem da leitura para as brincadeiras não estruturadas.
O lenço, de Patricia Auerbach
Uma menina está em casa sem ter o que fazer quando vê um incrível lenço vermelho de bolinhas brancas. Com narrativas inteligentes, a coleção Objetos Brincantes transforma objetos do dia a dia em passaporte para mundos fantásticos.
O que é preciso para ser rei?, de Tino Freitas
Uma herança? Uma coroa? Um castelo? Ou será que para ser rei também é preciso também empatia e compaixão? Que tal utilizar essas perguntas do livro como inspiração para brincar de imaginar outros mundos possíveis com as crianças?
3. Livros misteriosos para brincar de detetive
Que criança não se diverte adivinhando o que vai acontecer ou quem fez tal coisa? Não é à toa que os livros de mistérios e adivinhas, principalmente os que convidam os leitores para brincar junto, são sucesso. Confira essas três dicas!
Todas as pessoas contam, de Kirstin Roskifte
Neste livro, a cada página virada, o leitor vai conhecer mais e mais pessoas: cem, mil e até 7 bilhões! A brincadeira é encontrar a pessoa certa que se esconde em cada cena, e também refletir sobre as diferenças e semelhanças que nos unem.
Detetives do prédio azul - Casos ecológicos, de Flávia Lins e Silva
Os Detetives do Prédio Azul – fenômeno literário e audiovisual que as crianças amam – estão de volta! Entre mistérios, poções secretas e muita magia, Flor e seus amigos Zeca e Max estão sempre prontos para resolver qualquer charada.
O caso do grande roubo do museu, de Milton Célio e Alexandre Rampazo
O quadro mais valioso do Museu da Mata sumiu! Então, o Urubu chama a Dona Aranha, especialista em tramas, para decifrar o mistério. Quem será que vai descobrir o paradeiro da obra? E que outra surpresa esse quadro pode revelar?
- LEIA MAIS: 21 livros para quem ama cachorros
4. Livros curtinhos para ler viajando
Que tal uma seleção de obras curtinhas para ler durante um trajeto de ônibus, metrô, carro ou avião? Afinal, mesmo que o tempo passe correndo, sempre cabe uma boa história.
O livro laranja, de Richard McGuire
O que será que acontece com cada laranja depois de colhida? Neste livro ilustrado do premiado Richard McGuire, autor do aclamado Aqui e do cativante Noite vira dia, os leitores vão conhecer 14 laranjas e seus destinos inusitados.
Tímidos, de Simona Ciraolo
Neste livro ilustrado, um polvinho simpático mostra como a timidez não o impede de se divertir pelo fundo do mar. Afinal, a timidez pode ser desafiadora, mas muitas vezes vem acompanhada de empatia e amizades inesperadas.
A raposa vai de carro, de Susanne Strasse
Uma raposa sai passear feliz com seu carrinho, mas no meio do caminho muitos animais da floresta decidem pegar uma carona. Essa aventura vai acabar em alguma confusão e muitas risadas.
5. Livros rimados (e ritmados!) para ler em voz alta
Quem vai passar as férias com irmãos, primos, vizinhos ou amigos mais novos pode convidar para ler junto essas histórias que cativam diferentes idades. Afinal, ler junto também é brincar, além de ser uma potente demonstração de afeto.
A bruxa do breu, de Mari Bigio
Nesta história engraçada e colorida da nova Coleção Canoa, de livros por preços acessíveis, os leitores vão conhecer uma bruxa apaixonada por televisão que é muito mais divertida do que assustadora.
Heróis e heroínas do cordel, de Januária Alves
Dragões, desafios e aventuras de tirar o fôlego – há tudo isso e muito mais nessa reunião única de cinco histórias assinadas por grandes nomes da literatura de cordel brasileira.
O pavão misterioso, de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima
Uma das aventuras de cordel mais famosas adaptadas para as crianças e com ilustrações de Andrés Sandoval. Nela, João vai tentar libertar Creusa, que está presa em uma torre, e para isso precisa embarcar num pavão misterioso, uma máquina de voar bem diferente.
6. Livros hilários para renovar o estoque de gargalhadas
Tem rotina de férias mais gostosa do que tempo livre para rir até doer a barriga e rolar no chão? Pra isso, ninguém melhor que as crianças e as histórias feitas especialmente para elas. Confira essas três dicas de livros para rachar o bico.
Eu quero um cachorro, de Jon Agee
Ao tentar adotar um cachorro, uma menina é levada a repensar sobre suas escolhas e desconstruir algumas ideias. Do mesmo autor de O muro no meio do livro e Vida em Marte, mais um livro divertido com um desfecho inusitado.
Rã e sapo são amigos, de Arnold Lobel
Neste clássico norte-americano, inédito no Brasil, os leitores iniciantes vão acompanhar as divertidas aventuras dos melhores amigos Rã e Sapo, dois anfíbios sempre dispostos a ajudar e cuidar um do outro.
Samira e os esqueletos, de Camila Kuhn
Quando a turma de Samira aprende sobre o corpo humano na aula de ciências, ela começa a imaginar todo mundo como esqueletos ambulantes. Ui, que medo! Um livro divertido para lidar com a mania das crianças de entender tudo ao pé da letra.
7. Livros informativos para ganhar novos conhecimentos
Férias é quando sobra mais tempo para fazer o que se gosta. Então, que tal selecionar leituras que tragam em si os assuntos preferidos das crianças? Selecionamos três livros para ler aprendendo algo novo – de música a um novo penteado.
Manual de penteados para crianças negras, de Joana Gabriela Mendes e Mari Santos, ilustrado por Flávia Borges
Um manual repleto de passo a passos ilustrados de penteados e cortes perfeitos para as crianças negras sentirem orgulho de seus cabelos – e de sua identidade.
Nina, de Traci N. Todd, ilustrado por Christian Robinson
Uma biografia literária e ilustrada, para jovens leitores, de um dos maiores talentos da música norte-americana e também ícone da luta pelos direitos civis da população negra, a pianista, cantora e compositora de jazz Nina Simone.
Árvores geniais, de Philip Bunting
Elas se comunicam entre si, purificam o ar que respiramos, nos dão sombra, frutos e papel para escrever. As árvores são geniais! E este livro vai te contar por quê.
8. Livros quentinhos para esquentar as férias de inverno
Para quem está no lado sul e sudeste do Brasil, driblar o frio é uma rotina de férias. Escolhemos três títulos para acompanhar uma caneca de chocolate quente, uma noite em família junto à fogueira, ou uma pipoca embaixo das cobertas.
Os livros de Maliq, de Paola Predicatori e Anna Forlati
"Chamava-se Maliq e era o último de vinte entre irmãs e irmãos." Assim começa a história de Maliq, um menino que gosta de correr e brincar como as outras crianças. Mas Maliq fica órfão e o único refúgio que encontra são os velhos livros descobertos no sótão de casa.
Eu falo como um rio, de Jordan Scott e Sydney Smith
Como você se sentiria se as palavras ficassem presas no fundo da sua boca sempre que tentasse falar? Este livro é um retrato sensível do isolamento e do estigma sentido por uma criança com dificuldades de fala. Um livro que dá vontade de abraçar!
Nas folhas do chá, de Flávia Lins e Silva e Liu Hong
Nas folhas do chá traz uma encantadora correspondência entre duas meninas. Elas não se conhecem pessoalmente e um clima de suspense invade suas vidas, quando descobrem que podem estar mais ligadas do que imaginam.
9. Livros refrescantes para ler na praia ou na piscina
Quem vai aproveitar as férias no calor, pede uma brincadeira fresquinha. Que tal três livros que se passam na água para relaxar entre um mergulho e outro? E tem até livro para ler dentro do banho.
Soltei o Pum na banheira, de José Carlos Lollo e Blandina Franco
No primeiro livro de banho do Pum, um dos cachorros mais queridos da literatura infantil vai se aventurar com os leitores até debaixo d'água.
Baleia na banheira, de Susanne Straßer
Divertido e cheio de ilustrações vibrantes, este livro sobre a hora do banho vai tirar boas risadas dos pequenos leitores.
O crocodilo que não gostava de água, de Gemma Merino
A autora catalã Gemma Merino conta a história de um pequeno crocodilo que, lutando contra as próprias dificuldades, termina descobrindo quem ele realmente é. Afinal, onde já se viu um crocodilo que não gosta de água?
10. Livros de poemas para ler antes de dormir
Férias é sinônimo de farra, mas também de descanso – principalmente depois de um dia de bagunça! Conheça três livros de poesia ideais para se despedir do dia na companhia dos versos, das rimas e da musicalidade das palavras.
Pão na chapa, de Fabrício Corsaletti, ilustrado por Ana Matsusaki
Neste livro do premiado autor Fabrício Corsaletti, os leitores vão conhecer poemas que dão água na boca e brilho nos olhos.
De volta, de Ricardo da Cunha Lima
Esta é uma obra lúdica e cativante que celebra a volta de Ricardo da Cunha Lima à poesia para as crianças com cenários fantásticos e repletos de rimas divertidas.
A melhor mãe do mundo, de Nina Rizzi
Neste livro emocionante, uma criança conta por que a sua mãe é a melhor do mundo – e não deixa nenhum leitor duvidar disso.