Polar. Pardo. Panda. Marrom. De pelúcia.
Fofo. Bravo. Forte. Perigoso. Desengonçado. Guloso.
Os ursos são figuras recorrentes nas narrativas infantis - às vezes vilões, às vezes melhores amigos e, não raro, protagonistas. Donos de abraços vigorosos e de apetites insaciáveis, eles habitam o imaginário das crianças como personagens capazes de unir força e ternura, poder e cuidado. Para marcar o dia do urso polar (você sabia isso existia?), que acontece em 27 de fevereiro, fizemos uma seleção divertida de livros com participação desses animais tão cheios de carisma. Confira:
Mais um livro sobre ursos (Brinque-Book, 2021), de Laura Bunting com ilustrações de Philip Bunting
Para começar nossa lista, nada melhor do que uma história em que o urso marrom se pergunta justamente: "Você tem ideia de quantas histórias já foram escritas sobre nós"? É assim que tem início a jornada do urso - que está cansadíssimo de tantas participações em livros - na busca por um animal que possa substituí-lo. Mas quem poderia ser tão fofo e ao mesmo tempo tão irritado e guloso e ganancioso como os ursos são?
O urso rabugento - a série (Brinque-Book, 2014 a 2022), de Nick Bland
Se tem um autor que entende de ursos… é Nick Bland. Seu grande personagem, o urso, protagoniza uma série que já soma sete obras. No primeiro livro, O urso rabugento (Brinque-Book, 2014) tudo começa quando o urso em questão é incomodado em sua caverna por uma turma de amigos procurando abrigo da chuva. Como será que eles vão driblar a rabugice do ursinho para garantirem um cantinho?
No segundo livro, O urso pulguento (Brinque-Book, 2014), a calmaria do urso, que lê seu livro despreocupado, é interrompida por uma súbita coceira que não para… Era uma pulga, que veio apenas cumprimentá-lo, mas que provocou uma confusão danada.
Já no terceiro livro, O urso esfomeado (Brinque-Book, 2015), nosso amigo tenta fisgar um peixe, mas acaba içando um urso polar, que procura um lugar para ficar.
Em O urso corajoso (Brinque-Book, 2016), o quarto livro da série, um encontro do urso com Bóris Búfalo inicia uma disputa para descobrir quem é mais corajoso. Fica difícil prever um vencedor.
No quinto livro, O urso barulhento (Brinque-Book, 2017), quando nosso protagonista é acordado pelo barulho de uma banda, os animais que tocam o convidam para juntar-se ao grupo. Mas que instrumento um urso desajeitado como ele poderia tocar?
Em O urso sonolento (Brinque-Book, 2019), nosso amigo, que está prestes a hibernar, é convencido pela raposa de que precisa de um lugar maior e mais confortável para descansar durante o lomgo inverno. Será?
Na última obra publicada, nosso herói, quer dizer, O superurso (Brinque-Book, 2022), quer defender os animais indefesos da floresta - e acaba enfrentando um monstro cortador de árvores. É claro que tudo começa meio por acaso, quando o urso encontra uma capa laranja, amarra-o no pescoço e é tomado pela supervontade de ser herói.
Lulu e o urso (Pequena Zahar, 2018), de Carolina Moreyra e Odilon Moraes
Enquanto a mamãe trabalha, Lulu está ocupada revirando uma porção de caixas. “O que é isso?”, a pequena pergunta, apontando o ursinho de pelúcia que era da mãe. Pronto. A partir desse achado inesperado, a brincadeira começa em uma narrativa cheia de fantasia, inspirada em uma vivência da autora com sua filha, Luisa.
O urso e a árvore (Brinque-Book, 2014), de Stephen Michael King
Em meio à paisagem coberta de neve, um urso se prepara para hibernar. Mas antes de partir para o cochilo, ele se encontra com Lia, uma garotinha que está chateadíssima porque as folhas de sua árvore favorita caíram. O urso então coloca a menina em suas costas e juntos eles vão contemplar a natureza e as mudanças na paisagem que a chegada do inverno desencadeia… Na manhã seguinte, o urso e Lia têm uma importante tarefa a realizar antes do merecido descanso invernal do ursinho.
O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado (Brinque-Book, 2002), de Audrey Wood, com ilustrações de Don Wood
Você sabia que o grande urso esfomeado consegue sentir o cheiro de um morango vermelho maduro a quilômetros de distância - especialmente de um que acabou de ser colhido? Pois o pobre ratinho, que acabou de colher um morango suculento, também não sabia. E agora? Como proteger o morango do apetite voraz do urso? Não faltam ideias…
Cachinhos dourados e um urso apenas (Brinque-Book, 2013), Leigh Hodgkinson
Um urso vai parar na cidade grande… e ele está completamente perdido. Para se refugiar do caos, o grandão resolve subir até o alto de um prédio residencial e chega tão tonto, que precisa se sentar… Mas onde? A história da menina de cabelos dourados e cheia de cachos que invade a casa dos três ursos - e causa estrago - se inverte neste livro divertido com uma prosa cheia de ritmo e referências a Nova York. E o protagonista desta história acaba vivendo um reencontro inesperado!
LEIA MAIS: 6 livros com praia para tirar onda sem sair de casa