A edição 2024 do prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil, já tem seus vencedores. O grande autor premiado deste ano é o austríaco Heinz Janisch, que concorria com a brasileira Marina Colasanti. Na categoria ilustrador, o vencedor foi o canadense Sydney Smith, que disputava com o brasileiro Nelson Cruz.
O autor Heinz Janisch, vencedor do prêmio Hans Christian Andersen, 2024
Janisch mora em Viena, é formado em alemão e em jornalismo e tem quatro obras publicadas pela Companhia das Letras: Eu sou assim e vou te mostrar (Brinque-Book, 2017), com ilustrações de Birgit Antoni; O rei e o mar (Companhia das Letrinhas, 2010), com ilustrações de Wolf Erlbruch; A ponte (Brinque-Book, 2012),e Cabumm! (Companhia das Letrinhas, 2001), ambos com ilustrações de Helga Bansch. De acordo com o júri, o autor consegue dizer muito com textos concisos, chegando a reflexões profundas e até filosóficas. Janisch defende que “nada é pequeno demais para a literatura”. Seus livros já haviam recebido diversos prêmios, entre eles o Bologna Ragazzi e o Prêmio Austríaco de Literatura Infantojuvenil.
Ilustração de O Jardim da minha baba, assinada por Sydney Smith
Já o ilustrador Sydney Smith é canadense e mora com a família na província de Nova Escócia. Pela Companhia das Letras, o livro mais recente ilustrado por ele é O jardim da minha Baba (Pequena Zahar, 2024), que registra de forma poética as sensações de um menino que passava as manhãs com sua avó, e foi escrito por Jordan Scott. Eu falo como um rio (Pequena Zahar, 2021), outra parceira da dupla, mostra um menino com dificuldade de falar que encontra no pai o suporte para sua própria voz. Smith ilustrou ainda De flor em flor (Companhia das Letrinhas, 2017), escrito por JonArno Lawson. E escreveu e ilustrou Pequenino na cidade (Pequena Zahar, 2022) sua primeira obra como autor e ilustrador, que conta a saga de um menino preocupado com seu gato em um dia coberto de neve.
O ilustrador Sydney Smith, vencedor do prêmio Hans Christian Andersen 2024 de ilustração (Fonte: Instagram)
LEIA MAIS: Clássicos contemporâneos: quais são os livros que ficam para sempre?
Sobre o prêmio Hans Christian Andersen
O prêmio Hans Christian Andersen é organizado pela International Board on Books for Young People (IBBY), uma organização não-governamental, comprometida em aproximar livros e crianças. A ideia da premiação, que acontece desde 1956, é reconhecer contribuições duradouras à literatura infanto-juvenil, a partir do veredito de um seleto júri internacional. Os critérios estabelecidos para a premiação incluem não só a qualidade estética e literária do texto e das ilustrações, mas também a capacidade dos autores trazerem o ponto de vista das crianças em suas obras e de estimularem a criatividade e a imaginação.
LEIA MAIS: A natureza selvagem de Maurice Sendak: 'a mágica da infância é sua estranheza'