Uma história sobre a imigração haitiana contada a partir das memórias de uma mãe sob o olhar esperançoso de uma criança.
Uma história sobre a imigração haitiana contada a partir das memórias de uma mãe sob o olhar esperançoso de uma criança.
"Minha mãe conta um mar de histórias sobre sua família no Haiti, país onde ela cresceu e nasceu." É com essa frase que Wolff começa o livro, resgatando uma dessas histórias para falar com as infâncias sobre a imigração haitiana para o Brasil, motivada por desastres climáticos e más condições socioeconômicas.
O terremoto traz a enchente que leva tudo. Depois, vêm a violência, a fome e a fuga. Por fim, surge uma nova vida em um país diferente, com outros desafios.
Por meio de uma escrita poética que recupera com delicadeza as lembranças de uma crise, é contada uma narrativa da imigração haitiana. As ilustrações e os recortes feitos sobre papelão acrescentam profundidade ao retrato da fuga, complementando o texto e proporcionando novas possibilidades de leitura. Uma obra essencial para entender a importância da resistência e da preservação da memória.
Azul Haiti é a estreia da autora Paty Wolff na Companhia das Letrinhas.
Indicado para leitores a partir de 6 anos.