Um suspense que tem início com o fim de um casamento. Uma narradora que observa tudo e todos com uma frieza incomum. Uma paisagem árida, um hotel de luxo vazio e um desaparecimento.
Um suspense que tem início com o fim de um casamento. Uma narradora que observa tudo e todos com uma frieza incomum. Uma paisagem árida, um hotel de luxo vazio e um desaparecimento.
Quando seu casamento chega ao fim, Christopher pede à ex-mulher que a separação fique em segredo. A parte jurídica pode ser resolvida depois, mas, por ora, ele deseja que o fim seja mantido apenas entre os dois.
Enquanto procura compreender como organizar a vida dali em diante, a protagonista recebe um telefonema aflito da sogra, Isabella, à procura do filho. Nenhuma das duas sabe o paradeiro de Christopher, até que Isabella descobre que ele está numa remota ilha grega e compra uma passagem para a nora ir buscá-lo no dia seguinte.
Determinada a não deixar escapar nenhuma pista sobre o término de seu relacionamento, a narradora embarca em uma jornada à procura de alguém que ela mesma não sabe se faz questão de encontrar. Num hotel grande e luxuoso -- porém vazio, em baixa temporada --, ela será apresentada a uma paisagem desoladora: a área tem sofrido queimadas nas últimas semanas e há fogo e cinzas por todos os lados.
Com estilo árido, austero e preciso, que já foi comparado ao de nomes como Ernest Hemingway, Nadine Gordimer, Elena Ferrante e J. M. Coetzee, Katie Kitamura surpreende o leitor neste thriller psicológico que acompanha os pensamentos de uma mulher num momento de profunda solidão.
A contenção, a racionalidade e a obsessão com que a protagonista observa a si mesma e aos outros, sem espaço para sentimentalismo, são as marcas deste romance eletrizante, que entrelaça intimidade, silêncio e mistérios.
"Um romance inusitado, com um percurso tão certeiro que mesmo o menor dos desvios parece carregado de sentido. Maravilhoso." -- Karl Ove Knausgård
"Uma obra perspicaz e magnífica. Desde a primeira página, Kitamura está em total controle, tanto da prosa quanto dos rumos da história. Ela é uma caçadora habilidosa, e nós somos sua presa desamparada." -- Teju Cole
"Um livro envolvente e sofisticado, que pode ser lido com a mesma tensão de um thriller da Patricia Highsmith." -- BBC