Prêmio Jabuti 1998 de Melhor Livro de Contos e Crônicas.
Prêmio Jabuti 1998 de Melhor Livro de Contos e Crônicas.
Primeiro trabalho de ficção de Raduan Nassar, escrito no início dos anos 60, só agora Menina a caminho aparece em edição comercial. Dos quatro contos breves que completam este volume, três datam do início da década de 70: "Hoje de madrugada", "Ventre seco" e "Aí pelas três da tarde". "Mãozinhas de seda", o único texto inédito deste livro, é de 1996.
O paulista Raduan Nassar exerceu diversas atividades antes de estrear na literatura em 1975, com Lavoura arcaica. Três anos depois, publicava a novela Um copo de cólera. Prêmio Jabuti 1998 de Melhor Livro de Contos e Crônicas
"A menina logo procura pelo passo-preto que não se encontra no poleiro: coisa estranha... ele não fica em gaiola, nunca foge, vive solto na oficina. Pois não é que ele está todo encolhidinho justamente no pau seco do macaco sem-vergonha. O macaco está do mesmo jeito, se esticando enquanto trepa no lenho pregado na parede dos fundos, acima da porta. Guarda, apesar de empalhado, a desenvoltura de um movimento ousado, a cara virada pros que passam na rua. Olhos espertos, o rabo comprido acabando quase em caracol, o macaco convencido parece que está sempre subindo, mas nunca sai do lugar."