Realizados em épocas diversas, esses ensaios e entrevistas de Elisabeth Roudinesco abordam - com coragem - temas controversos como a homossexualidade, o antissemitismo, o cientificismo das novas terapias, as conexões da psicanálise com a filosofia e a medicina.
Na Apresentação, o psicanalista Marco Antonio Coutinho Jorge acompanha a trajetória intelectual dessa consagrada historiadora da psicanálise, ressaltando sua capacidade de trazer à tona assuntos tão atuais que extrapolam a própria psicanálise.
Assim, o artigo sobre o processo de aceitação, no meio psicanalítico, de profissionais homossexuais examina de modo brilhante a questão do preconceito. O ensaio sobre as relações de Jung com o nazismo não apenas aborda um tabu, mas atinge o cerne do antissemitismo. Roudinesco se mostra igualmente inspirada em entrevista concedida ao escritor Philippe Sollers - na qual fala sobre o cruzamento da literatura francesa com a psicanálise - e ao entrevistar Françoise Dolto - uma das pioneiras no tratamento de crianças na França.
Pela extraordinária capacidade da autora em apontar a dimensão do homem nas contradições contemporâneas, esse é um livro que interessa a todos os que se preocupam com os rumos da cultura e a ética do pensamento.