Edição comemorativa de um clássico das ciências sociais, incluindo dois novos capítulos
Desde que foi lançado, no início dos anos 1960 e atualizado dez anos depois, Outsiders se transformou em leitura obrigatória e tornou Howard S. Becker um dos principais nomes da área. Algumas décadas depois, a obra conserva seu caráter inovador de investigação profunda sobre pessoas que não se¬guem as regras, e sobre a posição delas na sociedade considerada "normal".
Becker inovou ao argumentar, com base em pesquisas, que o desvio social era um fenômeno mais comum do que se pensava, e que era incorreta a ideia convencional de que os desviantes sociais eram seres patológicos. Numa visão bem mais completa, defende que eles seriam participantes de um sistema de relações e interações que constitui a própria vida social. E, mais ainda, mostra que os grupos qualificados de outsiders - a exemplo de consumidores de maconha ou músicos de jazz - têm suas próprias regras e seus conceitos de normalidade.
Esta edição comemorativa traz dois capítulos inéditos, nos quais o autor reflete sobre a recepção e a influência da obra e sobre os desdobramentos atuais de algumas das questões aqui abordadas.
"Combinação feliz de boa sociologia e facilidade de leitura. Para os sociólogos estudiosos do comportamento desviante, é um livro essencial. Para os leigos e não-especialistas, é a mais instrutiva e interessante introdução ao tema." The Annals
"Contribuição extremamente valiosa ao estudo do comportamento desviante. Se houvesse outros trabalhos como esse - com sua fusão de cuidadosa observação e sofisticação teórica -, a compreensão do desvio social já estaria muito mais avançada." American Sociological Review