Vinte e sete ensaios exploram as questões levantadas por 1922 (a modernidade), 1792 (a liberdade) e 1492 (os limites do humano).
Vinte e sete ensaios exploram as questões levantadas por 1922 (a modernidade), 1792 (a liberdade) e 1492 (os limites do humano).
O que é a experiência do tempo? Pode uma cultura falar do tempo sem recorrer às diversas formas de elaborar suas tradições e de narrar a história? Como pensar a história a partir de uma tradição que trabalha com a idéia de tempo absoluto, sem conexão com as diferentes dimensões sociais, políticas e intelectuais, e que procura identificar a sociedade a uma única experiência temporal? Como pensar, enfim, a natureza do contemporâneo: tempo fragmentado, tempo deslocado, tempo modelado, tempo sem memória? As questões postas em 1922 (o que é modernidade?), 1792 (o que é liberdade?) e 1492 (o que é humano?) jamais foram seriamente respondidas, o que nos leva à pergunta: o que somos nós, quinhentos anos depois do "descobrimento" da América? Publicado originalmente em 1992, Tempo e história procura responder a essas indagações.ÍndiceSobre tempo e história - Adauto NovaesO tempo e os tempos - Alfredo BosiO sono e a vigília - José Américo Motta PessanhaElogio do anacronismo - Nicole LorauxOs tempos da história - Catherine Darbo-PeschanskiUma história sem fim - Marco Aurélio GarciaA invenção do novo - Gerd BornheimO "sentido histórico": Stendhal e Nietzsche - Claude LefortExperiências do tempo - Benedito NunesBergson, Proust: tensões do tempo - Franklin Leopoldo e SilvaNarrativa silenciosa - Charles MalamoudTempo = espaço = matéria - José Leite LopesO círculo e a linha - Newton BignottoO tempo mítico hoje - Laymert Garcia dos SantosAntes, o mundo não existia - Ailton KrenakO heroísmo e o enigma do revolucionário - Miguel AbensourA rosa de Paracelso - Olgária Chaim Féres Matos1922Modernismos e brasilidade: música, utopia e tradição - Arnaldo ContierAntigos modernistas - Francisco Foot Hardman1792O entusiasmo, o teatro e a revolução - Renato Janine RibeiroAs Minas iluminadas: a Ilustração e a Inconfidência - Sergio Paulo RouanetTensões sociais em Minas na Segunda metade do século XVIII - Laura de Mello e SouzaO diabo na livraria dos inconfidentes - Luiz Carlos Villalta1492A lógica da colonização - Eduardo SubiratsO conquistador e o fim dos tempos - Frank LestringantVieira, o índio e o corpo místico - Alcir PécoraNavegar é preciso, viver - Silviano SantiagoPrêmio Jabuti 1993 de Melhor Livro de Ciências Humanas