A idéia de crise investigada como elemento constitutivo da própria razão; como resultado do conflito da razão com seus opostos; como conseqüência das características intrínsecas de nossa época. Resultado do último ciclo de conferências inicialmente organizado pela Funarte.
A idéia de crise investigada como elemento constitutivo da própria razão; como resultado do conflito da razão com seus opostos; como conseqüência das características intrínsecas de nossa época. Resultado do último ciclo de conferências inicialmente organizado pela Funarte.
Crise da cultura ou da civilização? Crise do espírito, crise do Ocidente ou crise da humanidade? Crise da liberdade e da virtude, da ética e da política? Apesar da multiplicidade de suas manifestações, a crise do nosso tempo não é um acontecimento apenas, ou um conjunto de acontecimentos isolados: é a expressão do lugar vazio deixado pela razão, que cede espaço tanto aos fundamentalismos religiosos como às diferentes mitologias. É certo que os momentos de grande transformação técnica sempre deixam a razão em crise. Mas, como interrogam os filósofos, historiadores e sociólogos que participam deste livro, a crise atual seria o anúncio de um começo - o fim de uma tradição e o início de outra -, ou a perda definitiva dos critérios do bem e do mal, do justo e do injusto, do real e do possível, isto é, o fim de toda tradição?ÍndiceA lógica atormentada - Adauto NovaesContingência e necessidade - Marilena ChauíO imaginário da crise - Claude LefortCrise da idéia de crise - Gerd BornheimNascimento da razão, origem da crise - Francis WolffA invenção da crise - Carlos Alberto Ribeiro de MouraSobre o estatuto da razão - Gerd Bornheim Erro, ilusão, loucura - Bento Prado Jr.Razão de Estado - João Adolfo HansenRazões do mistério - Alcir PécoraUma fé, um rei, uma lei: A crise da razão política na França das Guerras de Religião - Sérgio CardosoDescartes: o eu e o outro de si - Olgária Chain Féres MatosContra os mistérios da realeza, a curiosidade - Renato Janine RibeiroGiordano Bruno: os infinitos do mundo - Newton BignottoNa noite das luzes - Alain GrosrichardA deusa Razão - Sergio Paulo RouanetO sono da razão produz monstros - Jorge ColiA careta de Garrick: O comediante segundo Diderot - Luiz F. Franklin de MatosUm sorriso medonho - Marcelo CoelhoÉtica e razão - Franklin Leopoldo e SilvaO dissenso - Jacques RanciéreLógica da emancipação - José Arthur GiannottiMessianismo e revolução - Michael LöwyO Terros e seu inimigo - Jacob RogozinskiA harmonia essencial - Luiz Henrique Lopes dos SantosEntre Kant e Wittgenstein - Claude ImbertSobre a tecnofobia - Gérard LebrunCrítica da razão cósmica - Mário Novello e Luciane R. de FreitasCaos, acaso, tempo - Luiz Alberto OliveiraCidades desmedidas - Nelson Brissac PeixotoSímbolos e bandeiras - Luiz Roberto Monzani