Sabe aquela sensação de ser fisgado por um livro tão envolvente que não dá para largar até terminar a história? E que, melhor ainda, a história se desenrola em outros episódios e aventuras, com os mesmos personagens, sempre deixando a gente querendo mais? Pois é, as séries de livros podem ser altamente viciantes, mas esse é o tipo de vício que só faz bem!
As séries devem integrar o acervo a que crianças e jovens têm acesso, seja em casa, na escola ou na biblioteca, como ingredientes fundamentais de um repertório de leitura diverso e instigante, ao lado de livros com estruturas e formatos mais complexos.
A pesquisadora espanhola Teresa Colomer já disse que as séries e coleções permitem que “os pequenos possam descansar e assimilar o aprendizado através da repetição”, além de fortalecer “sua autoimagem como positiva como leitores, ao sentirem-se capazes de ler livros mais grossos”.
As séries são uma forma certeira de conquistar e fidelizar leitores por alguns motivos, como:
- o puro prazer de ler histórias bem escritas e, ao mesmo tempo, divertidas e fluidas
- permitem leituras mais dinâmicas, que dão aquela empolgação por terminar livros de mais fôlego
- envolvem os leitores com personagens que se tornam bons e queridos conhecidos, sobre os quais eles querem saber mais e mais
- as histórias podem se fechar num mesmo volume ou ter um final aberto, e, de um jeito ou de outro, deixam o gancho para o leitor querer devorar logo o livro seguinte!
E aí, vamos conhecer algumas séries ótimas para o compor o acervo das crianças?
1) Capitão Cueca
Ele tem 11 aventuras épicas publicadas no Brasil e a receita do sucesso é composta por uma mescla com a linguagem dos quadrinhos (que são criados pelos próprios protagonistas, Jorge e Haroldo) e um humor meio pastelão, que envolve a transformação do mal-humorado diretor da escola num herói que salva o mundo usando capa e cueca. As aventuras são sequenciais, mas é possível lê-las de maneira independente – ainda que as últimas fiquem mais complexas, com idas e vindas para o passado, o futuro e o espaço sideral. Boas risadas garantidas!
LEIA MAIS: Quem é o pai do Capitão Cueca?
2) O Homem-Cão
Do mesmo criador do Capitão Cueca, o Homem-Cão é uma série toda em quadrinhos, com os traços marcantes e característicos de Jorge e Haroldo! As aventuras do herói que bebe água da privada, rola sobre os bandidos e late na cara do perigo é uma boa pedida para fisgar leitores iniciantes, com letra bastão e pouco texto, mas muita diversão. Ao longo de 8 volumes, o pequeno leitor se diverte e acompanha o desenrolar da narrativa, que vai ganhando novos personagens queridos, como o Pepezinho, gatinho que é filho do inimigo número 1 do Homem-Cão.
LEIA MAIS: Homem-Cão passeia pelos clássicos
3) Diário de Pilar
Ela já foi para a Grécia, a Amazônia, o Egito, Macchu Picchu, a China e, em sua sétima e última aventura, foi tentar aprender a meditar e teve uma grande descoberta sobre sua vida na Índia! Acompanhada do Breno, seu melhor amigo, e do Samba, seu gatinho, Pilar é uma garota independente e viajante, que roda o mundo com a ajuda de sua rede mágica e registra tudinho em seu diário. Cada volume da série é independente e a leitura pode ser feita fora de ordem, mas fica mais fácil de acompanhar a história da Pilar quando lidos em sequência.
LEIA MAIS: O processo criativo de Joana Penna ao ilustrar Diário de Pilar
4) Os Detetives do Prédio Azul
Flávia Lins e Silva, a autora dos Diários de Pilar, criou esta série que também é um sucesso na TV. As histórias são independentes umas das outras, mas todas cheias de mistério e diversão, com crianças protagonistas determinadas e cheias de autonomia para buscar a verdade e fazer o bem!
LEIA MAIS: Flávia Lins e Silva fala sobre Pilar na Índia e viagem interior
5) Mortina
Ela é uma menina-zumbi muito fofa que quer fazer amigos e, na sua primeira aventura, aproveita a festa do Dia das Bruxas para se enturmar com as crianças – vivas – que moram perto de seu palacete. Com elementos de diário que incluem uma fonte de estilo manuscrito, como se a própria Mortina fizesse anotações ao longo do livro, a série já está no quarto volume e traz muito humor e graça com a situação de mortos-vivos de todos os personagens.
LEIA MAIS: As cores mais do que vivas da menina-zumbi
6) Pum
E para aqueles que já entendem bem o efeito cômico dos trocadilhos, temos ainda a coleção do Pum, da dupla Blandina Franco e José Carlos Lollo, autores do cachorro mais amado e fedido da literatura infantil brasileira. Pum é o protagonista dos seis livros da coleção, que diverte crianças de todas as idades há mais de dez anos.
LEIA MAIS: O Pum e a literatura feita "apenas" para rir
7) O Elefante e a Porquinha
Para os leitores menorzinhos, a Companhia das Letrinhas vem relançando ao longo dos últimos anos a divertida e encantadora coleção O Elefante a Porquinha, do americano Mo Willems, que faz um enorme sucesso entre as crianças. Os dois amigos inseparáveis vivem situações cheias de graça e ternura, inspiradas em brincadeiras e dilemas do universo das crianças. Em formato que remete aos quadrinhos, as narrativas se desenvolvem a partir de diálogos em balões entre os personagens, e os volumes podem ser lidos sem ordem definida. O novo volume da coleção, Hoje eu vou voar!, já está em pré-venda!
8) Gildo
Esse elefantinho queridíssimo já enfrentou seu medo de balões, ganhou uma irmãzinha e descobriu que receber cartas é uma grande delícia. Ele até já rendeu um prêmio Jabuti para a autora Silvana Rando, que criou esta coleção que é um sucesso entre os pequenos leitores.
9) Os Bandeira-Pirata
Nas noites de lua cheia, uma misteriosa embarcação é vista na costa da cidade de Mar-Nublado. A população está apavorada com os saques que voltam a ocorrer sempre que o navio é visto. Matilda, uma pequena e destemida moradora está disposta a resolver o mistério e acabar de vez com o pânico que assola a cidade. Em quatro aventuras de texto ágil e cheio de humor, esta série traz elementos tradicionais das histórias de piratas para os jovens leitores.
LEIA MAIS: Livros para maratonar com leitores de todas as idades
10) Brasileirinhos
O autor Lalau e a ilustradora Laurabeatriz homenageiam animais ameaçados da fauna brasileira com poemas sensíveis e divertidos nesta coleção que encanta e conscientiza os pequenos leitores sobre necessidade urgente de cuidar dos nossos biomas.