No ano passado, indicamos vários livros para nenhum nerd botar defeito: de Star Wars a Doctor Who, de quadrinhos a não-ficção. Para comemorar mais um Dia do Orgulho Nerd, selecionamos novas leituras que chegaram ao Brasil no último ano para manter a sua bibliotca nerd bem atualizada. Confira!
1- A história secreta de Twin Peaks, de Mark Frost
Mais de 25 anos se passaram desde que o último episódio de Twin Peaks foi ao ar, e muitos mistérios da série ainda ficaram sem solução. Para a alegria dos fãs, a série de David Lynch e Mark Frost ganhou uma nova temporada, que estreou no último final de semana. E junto com ela veio também A história secreta de Twin Peaks, livro de Mark Frost que aprofunda o leitor ainda mais nos mistérios dessa icônica cidade norte-americana. Escrito numa narrativa inventiva e nada convencional, o livro apresenta um dossiê compilado por um Arquivista desconhecido e enviado pelo FBI para a agente TP, com o intuito de descobrir a identidade por trás da montagem dessa documentação. Com recortes de jornal, trechos de diários, informações secretas e arquivos do FBI, o livro conta com informações valiosas para que o leitor possa ir fundo e saber mais do que ninguém sobre episódios e personagens da série.
2. A zona morta, de Stephen King
Quando você acha que finalmente completou sua coleção Stephen King, ele aparece com um novo livro. A zona morta é seu lançamento mais recente aqui no Brasil, um livro que mistura suspense, terror sobrenatural e elementos de ficção científica. Depois de quatro anos e meio, John Smith acorda de um coma causado por um acidente de carro. Junto com a consciência, o que John traz do limbo onde esteve são poderes inexplicáveis. O passado, o presente, o futuro - nada está fora de alcance. O resto do mundo parece considerar seus poderes um dom, mas John está cada vez mais convencido de que são uma maldição. Basta um toque e ele vê mais sobre as pessoas do que jamais desejou. Ele não pediu por isso e, no entanto, não pode se livrar das visões. Então o que fazer quando, ao apertar a mão de um político em início de carreira, John prevê o que parece ser o fim do mundo? Uma obra para deixar qualquer leitor vidrado nas páginas.
3. A realidade não é o que parece, de Carlo Rovelli
O físico italiano Carlo Rovelli esteve no Brasil na semana passada para participar do Fronteiras do Pensamento, em que apresentou a conferência "O que é ciência?". Se em Sete breves lições de física ele explicou de forma simples e direta teorias e conceitos da física que achamos difíceis de entender, em A realidade não é o que parece ele vai um pouco além: ele explora alguns dos maiores mistérios que a física quântica está nos ajudando a desvendar. O espaço e o tempo realmente existem? De que é feita a realidade? De onde vem a matéria? Neste livro, ele revela como nossa compreensão da realidade mudou ao longo dos séculos, de Demócrito à gravidade quântica em loop. Rovelli nos guia por uma jornada maravilhosa e nos convida a imaginar um mundo completamente novo onde os buracos negros estão esperando para explodir, o espaço-tempo é feito de grãos e o infinito não existe - um vasto universo amplamente desconhecido.
4. Repeteco, de Bryan Lee O'Malley
Angústia existencial, obstáculos do cotidiano, amor juvenil e espíritos antigos e bem intencionados: esses são os ingredientes da nova HQ de Bryan Lee O'Malley, autor de Scott Pilgrim, lançada por aqui. Aqui acompanhamos Katie, uma chef talentosa, dona de um restaurante de sucesso e que tem grandes planos para a vida. Tudo parece ir bem até que, em um único dia, ela perde uma grande chance de negócios, sua paquera com um jovem chef azeda, sua melhor garçonete se machuca e um ex-namorado charmoso aparece para complicar ainda mais a situação. Quando tudo parece perdido e Katie já não enxerga mais uma solução, uma misteriosa garota aparece no meio da noite com a receita perfeita para uma segunda chance. E, assim, Katie ganha um repeteco na vida e precisará lidar com as consequências de suas melhores intenções.
5. A garota-corvo, de Erik Axl Sund
Para os fãs da série Millennium e para quem adora um thriller intenso, A garota-corvo é a leitura certa. Tudo começa em um parque da cidade de Estocolmo, onde o corpo de um menino é encontrado. A detetive Jeanette Kihlberg lidera a investigação, lutando contra um promotor apático e uma força policial burocrática que não quer dedicar recursos para resolver o assassinato de uma criança imigrante. Todavia, com a descoberta dos cadáveres mutilados de mais duas crianças, fica claro que um serial killer está à solta. A superintendente Kihlberg procura a psicóloga Sofia Zetterlund, uma especialista em recuperar crianças que sofreram violência, e as vidas das duas mulheres se entrelaçam de forma quase instantânea - profissional e pessoalmente. À medida que se aproximam da verdade sobre os assassinatos, as duas vão aos poucos perceber que os crimes escondem um mal subterrâneo que parece abraçar toda sociedade sueca. A garota-corvo é um thriller sombrio e de tirar o fôlego, e uma investigação dos recantos mais sombrios da mente humana.
6. Como ser um gamer profissional, de Mike Diver e Fnatic
Louco por League of Legends? O maior time de e-sport do mundo te ensina a ser um gamer profissional. Em Como se tornar um gamer profissional, o time guia o leitor pelos bastidores da vida dos competidores de elite e para dentro do universo dos games competitivos. Neste livro você vai encontrar dicas para melhorar suas estratégias de jogo, seu trabalho em equipe e sua concentração. Absorvendo os conhecimentos e a experiência desses jogadores, é uma questão de tempo até que você também seja um campeão mundial.
7. A teoria perfeita, de Pedro G. Ferreira
Mais física! Compreender a teoria da relatividade de Einstein é a chave para se compreender a origem do tempo e a evolução do universo. A relatividade geral está no centro de grande parte da investigação do astrofísico português Pedro G. Ferreira. Com o tempo, ele foi percebendo que a própria história da relatividade geral é uma narrativa fascinante, quase tão complexa quanto a teoria em si mesma. E assim surgiu esta biografia, que conta a história magnífica e abrangente da relatividade geral. Quer saber mais? Nesta série de vídeos o autor explicou mais detalhes do livro e falou por que a teoria da relatividade geral é tão importante.
8. O livro das conspirações, de Edson Aran
Há quem acredite que o homem nunca pisou na Lua. Ou que o governo dos EUA mantém experiências secretas com alienígenas. Acreditando ou não nessas histórias, a verdade é que adoramos ler sobre elas. Em O livro das conspirações, Edson Aran apresenta dezenas de teorias loucas e instigantes sobre tudo: alienígenas, monstros, planos para a dominação mundial, viagem no tempo, espionagem... De A a Z, Aran compila as principais teorias conspiratórias, combinando uma vasta pesquisa, um texto acessível e comentários inteligentes. Ele aborda conspirações internacionais e outras específicas do Brasil e mescla algumas antigas, como os Illuminati e o Triângulo das Bermudas, com recentes, como a ameaça de dominação mundial do Google.
9. Curiosidade mórbida, de Mary Roach
Curiosidade mórbida é uma leitura cativante e divertida que explora a vida após a morte, mas não no sentido sobrenatural: a autora Mary Roach, quem também escreveu Próxima parada: Marte, investiga o que acontece com os cadáveres, revelando que eles têm rotinas inesperadas e surpreendentes. Por dois mil anos, eles estiveram envolvidos nas descobertas e pesquisas científicas mais ousadas: foram cobaias nas primeiras guilhotinas da França, os primeiros a navegarem em foguetes da Nasa e estiveram presentes em todos os novos procedimentos cirúrgicos, fazendo história de forma silenciosa. Mary Roach faz uma análise histórica dessas contribuições ao longo dos séculos e, com seu jeito único, revela o que nossos corpos fazem depois que os deixamos para trás.
10. Homo Deus, de Yuval Noah Harari
Um livro sobre o futuro, mas que não é ficção científica. Em Sapiens, Yuval Noah Harari contou a história de como a raça humana evoluiu e conquistou a Terra. Já em Homo Deus, ele apresenta as possibilidades do futuro do homem com todos os avanços tecnológicos e científicos das últimas décadas. Combinando ciência, história e filosofia, Harari pretende encontrar a resposta para uma questão essencial: depois de séculos de guerras, fome e pobreza, qual será nosso destino na Terra? Analisando o passado e o presente, ele oferece uma visão sobre qual pode ser o nosso futuro.
11. Sou fã! E agora?, de Frini Georgakopoulos
A cultura nerd gira em torno de quadrinhos, livros, séries, games e livros: gostamos de conversar sobre tudo, criar teorias e esmiuçar cada detalhe daquele último episódio que passou. Mas nada é mais triste que não ter por perto alguém tão fanático quanto você para desabafar. Foi pensando nisso que Frini Georgakopoulos, uma fã de carteirinha, escreveu este livro: um manual de sobrevivência voltado para quem é apaixonado por livros, filmes, séries de TV… Com uma linguagem rápida e divertida, Sou fã! E agora? é uma mistura de artigos breves e atividades interativas que convidam a refletir sobre os motivos para curtirmos tanto as histórias, além de ajudar a descobrir o que fazer com todo esse amor: criar seu próprio cosplay, escrever uma fanfic, organizar um evento, começar um blog ou canal e muito mais!
12. A música do universo, de Janna Levin
Uma das descobertas científicas mais fascinantes dos últimos anos foi a comprovação da existência das ondas gravitacionais. Em 1916, Albert Einstein previu que a colisão de dois buracos negros geraria “ondas gravitacionais” - e que elas poderiam mudar nossa concepção do cosmos.
Em A música do universo, a premiada cientista e escritora Janna Levin narra a fascinante história do grupo Ligo, que por mais de cinco décadas perseguiu as ondas gravitacionais e a comprovação das ideias de Einstein. O que começou como um experimento tornou-se uma obsessão, e Janna Levin capta com maestria os dramas, as aspirações e as dificuldades da equipe que mudou para sempre a ciência.