Conheça os autores do Grupo Companhia das Letras que estarão na Flip

30/05/2017

Na manhã desta terça-feira, dia 30 de maio, a Casa Azul anunciou a programação da Festa Literária Internacional de Paraty de 2017. Com curadoria da jornalista Joselia Aguiar, a 15ª edição da Flip irá homenagear Lima Barreto, autor de Triste fim de Policarpo Quaresma. E é sobre este clássico autor brasileiro que a primeira mesa da festa irá falar, com participação de Lilia Moritz Schwarcz, autora da biografia de Lima Barreto que será lançada em junho, Lázaro Ramos, que lançará pela Editora Objetiva o livro Na minha pele, e o diretor Felipe Hirsch. Confira mais detalhes da programação da Flip 2017 com os autores do Grupo Companhia das Letras.

Programação principal

Lilia Moritz Schwarcz e Lázaro Ramos
Sessão de abertura - Lima Barreto: triste visionário
Quarta-feira, 26 de julho, às 19h15
Autora de As barbas do imperador e co-autora de Brasil: uma biografia, Lilia Moritz Schwarcz lança em junho a biografia Lima Barreto: Triste visionárioNa mesa de abertura, Lilia Schwarcz fala sobre a vida e obra de Lima Barreto, homenageado desta edição. Lázaro Ramos participa da mesa fazendo a leitura de trechos da obra do autor. Também em junho ele lança pela Editora Objetiva o livro Na minha pele. A mesa contará com a direção de Felipe Hirsch.

Felipe Botelho Corrêa
Mesa 2 - Arqueologia de um autor
Quinta-feira, 27 de julho, às 12h
Felipe Botelho Corrêa lançou no ano passado, pela Penguin-Companhia, uma coletânea de textos inéditos de Lima Barreto, Sátiras e outras subversõesEle participa da segunda mesa da Flip, que também conta com a presença de Beatriz Resende e Edimilson de Almeida Pereira.

Julián Fuks 
Mesa 4 - Fuks & Fux
Quinta-feira, 27 de julho, às 17h15
Julián Fuks ganhou o prêmio Jabuti de livro do ano em 2016 com A resistência, uma expedição pessoal ao passado - político e emocional - de uma família latino-americana às voltas com uma feroz ditadura e com a agridoce experiência do exílio. Ele participa da mesa Fuks e Fux, com participação de Jacques Fux, sobre autoficção.

Frederico Lourenço
Mesa 5 - Odi et amo
Quinta-feira, 27 de julho, às 19h15
Tradutor de obras como Ilíada Odisseia, lançadas pela Penguin-Companhia, Frederico Lourenço também está por trás da nova tradução da Bíblia, que teve seu primeiro volume lançado no Brasil em abril. Com Guilherme Gontijo Flores, ele fala sobre a tradição da língua grega e latina. 

Noemi Jaffe
Mesa 6 - Em nome da mãe
Quinta-feira, 27 de julho, às 21h30
Autora de Írisz, as orquídeas, Noemi Jaffe participa da mesa 6 com Scholastique Mukasonga, onde vão falar sobre literatura, história de guerras e sobrevivência do ponto de vista feminino. 

Pilar del Río
Mesa 9 - Na contracorrente
Sexta-feira, 28 de julho, às 17h15
Pilar del Río foi casada com José Saramago e hoje é presidenta da Fundação José Saramago. Na Mesa 9, conversa com Niéde Guidon sobre a resistência feminina e os projetos realizados em campos periféricos da cultura e da ciência.

Ana Miranda e João José Reis
Mesa 12 - Foras de série
Sábado, 29 de julho, às 12h
Ana Miranda é autora de Semíramis e Yuxin, além de vários livros infantis lançados pela Companhia das Letrinhas. João José Reis é autor de Domingos Sodré, um sacerdote africano Rebelião escrava no Brasil. Os autores conversam na mesa sobre personagens singulares da história e da literatura brasileiras, como ex-escravos que triunfaram e mulheres revolucionárias no Brasil do século 19.

Maria Valéria Rezende
Mesa 13 - Kanguei no maiki - Peguei no microfone
Sábado, 29 de julho, às 15h
Publicada pela Alfaguara, Maria Valéria Rezende venceu o prêmio Jabuti na categoria romance com o livro Quarenta dias e o prêmio Casa de las Américas com Outros cantos. Na Flip, vai falar sobre resistência e literatura com Luaty Beirão.

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog