
FOTO: Melissa Marques
Em tempos de mundial de futebol, a Companhia das Letras destaca 14 títulos que abordam o tema. São livros infantis, biografias, livros técnicos, enfim! Para todos os gostos! Confira:
Experiências marcantes e grandes personagens da sociedade brasileira contemporânea rememoradas com paixão, bom-humor e uma inescapável sensação de derrota.
Com erudição, clareza e senso crítico, Hilário Franco Júnior analisa uma das grandes paixões brasileiras: o futebol.
O jornalista esportivo mais original de todos os tempos em um livro que destrincha, de forma inédita, o estilo brasileiro de jogar bola.
Nas suas memórias de torcedor fanático, Nick Hornby conta como se tornou um apaixonado pelo futebol, o que a obsessão pelo time do Arsenal significou em suas escolhas e por que ele considera esse esporte uma metáfora perfeita da vida.
Zuza e Dico são grandes amigos e fanáticos por futebol. Para essa dupla, o campinho de uma pequena cidade do interior é um grande estádio, onde eles ensaiam jogadas sensacionais.
Repleto de revelações dignas de manchetes de jornal, Jogo roubado é um livro obrigatório para quem é fã de futebol.
O autor escreve sobre uma paixão que o acompanha desde a infância - o futebol - e narra passagens da história de seus avós e de seus pais, que vieram para o Brasil fugindo do nazismo.
O drible, de Sérgio Rodrigues
Craque no jogo de vozes narrativas, Sérgio Rodrigues conta um drama entre pai e filho, recupera episódios sombrios da história recente do país e faz uma celebração do futebol raras vezes empreendida na literatura brasileira.

FOTO: Melissa Marques
Bem-humorado e melancólico, Os beneditinos é um livro que mergulha de forma tocante nas memórias de um Rio de Janeiro romântico, com as glórias do passado e as perdas do presente.
Jamil Chade investiga um dos maiores escândalos do futebol mundial.
Em verso e prosa, Drummond fala de nove Copas do Mundo, do auge de Pelé e do efeito mesmerizante de um esporte sobre todo um povo.
A história e as histórias do jogador mais original do futebol brasileiro.
Depois de décadas na fila, o América do Rio recebe uma ajuda sobrenatural para voltar a seus tempos de glória.
Nas páginas deste ensaio, escrito numa prosa insinuante e cheia de ginga, craques como Pelé e Romário "trocam passes" com filósofos, sociólogos, escritores, compositores populares, críticos e artistas na tentativa de compreender um fenômeno que, para o bem ou para o mal, é a cara do Brasil.
Seis décadas de futebol brasileiro pelo olhar de um dos grandes jogadores de nossa história.