Fomos surpreendidos pela notícia de que ontem (05/03) o Núcleo Regional de Curitiba, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, solicitou recolhimento da obra O avesso da pele para a "produção de orientação e encaminhamentos pedagógicos a partir do livro".
Causa espanto a decisão, uma vez que o título foi inscrito e avaliado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2021) para ser trabalhado no Ensino Médio. O avesso da pele foi aprovado por uma banca de educadores, especialistas, mestres e doutores em literatura e língua portuguesa juntamente com outros 530 títulos. Posteriormente esse mesmo título foi escolhido pelos educadores e equipe gestora das unidades escolares para chegar aos colégios.
Ressaltamos que as obras inscritas no edital seguem acompanhadas de materiais digitais de apoio pedagógico aos educadores, bem como vídeo aulas. Já os exemplares distribuídos aos estudantes são acompanhados de paratexto que discorre sobre as temáticas da obra relacionadas à BNCC, gênero textual, narrador e formas expressivas. Ou seja, as obras aprovadas já dispõem de “encaminhamentos pedagógicos”.
Ao decidir pelo recolhimento dos livros, após a repercussão da veiculação de um vídeo que distorce e tira de contexto trechos isolados do livro, a Secretaria de Educação não apenas limita o acesso à informação, mas também mina a autonomia dos educadores e das escolas prevista no PNLD e na legislação educacional. Ela também cerceia a liberdade de pensamento, o direito à educação e à literatura dos jovens.
Repudiamos qualquer tentativa de impor uma visão única e limitada sobre a realidade, seja por meio da censura de livros, pela restrição de temáticas no ambiente escolar ou de qualquer outra forma de obstáculo à liberdade de expressão.
O avesso da pele, de Jeferson Tenório – vencedor do Prêmio Jabuti de 2021 – é um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude. Com uma narrativa sensível e também contundente, Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.