Minha Escola, Minha Biblioteca, número 1

04/09/2013
"Minha Escola, Minha Biblioteca". Esse é o nome da seção que o blog da Brinque-Book inaugura hoje, a fim de conhecer melhor os espaços de leitura e apresentar ótimos exemplos para nossos leitores. Todo mês, traremos aqui a história de uma instituição de ensino - pública ou particular - que nos inspire com seus projetos literários, e que queira nos contar sobre sua relação com os livros. A partir de experiências e depoimentos, podemos trocar conhecimentos, estimular colegas e ampliar a discussão desse tema tão importante para todos nós: a leitura em sala de aula. _____________________ Minha Escola, Minha Biblioteca, número 1 Colégio Educar Guarulhos Educação Infantil ao Ensino Médio (3 a 17 anos) Nº de alunos: 715 Coordenadora Pedagógica: Ellen Borges Barbosa _____________________ Brinque-Book: Conte um pouquinho como é a biblioteca de vocês e como os livros ocupam a rotina dos alunos, por favor. Ellen Borges Barbosa: Nossa biblioteca é um espaço que abriga livros de diversos gêneros e temas para todas as idades, inclusive para adultos. Além da biblioteca, os livros estão presentes em todas as salas de aula das turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, em “caixinhas literárias” que têm o seu acervo renovado de tempos em tempos. Além disso, às sextas-feiras os alunos são convidados a levar um livro para casa, para ler com a família. 2) Quais livros da Brinque-Book são adotados? Algum em especial tem um carinho maior dos alunos, dos professores? Todos os anos, o Colégio propõe um projeto institucional, do qual todos os alunos participam, tendo como temas centrais assuntos que promovam grande repercussão e reflexão não somente em nossos alunos, mas também em toda a comunidade, por exemplo, Bullying (2011), Sustentabilidade (2012) e “Todos pela leitura” (2013). Como etapa deste projeto, neste ano o Colégio adotou todo o acervo da Editora Brinque-Book, por saber da qualidade de seus livros, tanto literária quanto estética, essenciais para despertar o interesse dos alunos pelos livros. É difícil eleger um título preferido, mas dois livros que marcaram muito o nosso trabalho são: “O homem que amava caixas” e “Escola de Chuva”. Este último, em especial, foi trabalhado com os professores em nosso grupo de estudos, para promover uma reflexão sobre a valorização da prática docente e, em decorrência deste trabalho, foi lido para diversas turmas para desenvolver nos alunos uma reflexão sobre diferentes cenários da educação no mundo, e para que possam cada vez mais valorizar a educação que lhes é proporcionada. Nesta semana, uma professora nos trouxe um relato sobre o trabalho que vem sendo realizado a partir do livro “Samantha Gorducha vai ao Baile das Bruxas”, para tratar da auto-aceitação e respeito às diferenças entre as crianças. Tal relato motivou outras professoras que vêm enfrentando questões como esta também em suas salas de aula e que farão a leitura com seus alunos para promover uma reflexão sobre o tema. 3) Para vocês, educadores, qual o papel da literatura infantil na vida das crianças? Por mais “clichê” que possa parecer, a literatura é essencial para o desenvolvimento das crianças, por promover diversos benefícios, tais como: desenvolvimento da linguagem oral e escrita, socialização, imaginação, criação, conhecimento de diversas realidades, construção de valores, formulação de hipóteses (construção do pensamento), argumentação, entre tantos outros. 4) Como os pais podem falar em casa sobre os livros lidos no colégio? Qual a melhor forma de aproximar esse assunto e estender esse gosto para além da sala de aula? Às sextas-feiras, nossos alunos são convidados a escolher títulos de nosso acervo e levá-los para casa em uma sacolinha confeccionada especialmente para esse fim, para desfrutar de deliciosos momentos literários também com seus familiares. Neste ano, a cada reunião de pais, que ocorrem bimestralmente, temos escolhido um título para ser lido a eles, com o intuito de promover reflexões a respeito da educação de seus filhos, a partir de temas como modernidade e perda de valores. Há alguns anos, os alunos participam de “Oficinas de textos” online, em que produzem livros com a parceria da professora de Informática do colégio. Ao final desta oficina, cada aluno recebe o seu exemplar e são convidados a participar de manhãs/ tardes de autógrafos no colégio. Ao receberem os títulos, os familiares demonstram muito orgulho e satisfação pelas produções de seus filhos. Vejam alguns depoimentos: 5) Uma pesquisa revelou que professor que gosta de ler se sente mais calmo em sala de aula, e que passa melhor para os alunos o gosto pela leitura. O que você acha sobre isso? Concordamos, e muito, com essa informação! Vivemos exemplos reais todos os dias, em que os professores representam modelos de leitores para os alunos. Uma vez, uma professora nos contou, encantada, o quanto estava feliz ao final de uma aula em que havia usado o carrinho da leitura. Durante a aula, a professora selecionou alguns títulos da Brinque-Book para ler, e neste momento, os alunos ficaram maravilhados, pois se deram conta de que a professora também era uma leitora, assim como eles, e que se interessava pelos mesmos temas e assuntos que eles. A equipe gestora sempre busca apresentar novos títulos aos professores, a fim de incentivar ainda mais a leitura durante as aulas. 6) Quais programas ou projetos literários vocês têm na escola?  Temos diversos projetos que visam o incentivo à leitura, alguns são permanentes e ocorrem há tempos em nosso colégio, enquanto outros vão sendo incorporados a nossa rotina a medida que vão surgindo, entre eles: - Ciranda Literária: alunos levam títulos de nosso acervo para casa, com o objetivo de compartilhar as leituras com seus familiares; - Caixinha de livros, localizadas em todas as turmas da Ed. Infantil e Ensino Fundamental I, de acordo com a faixa etária indicada e que têm seu acervo renovado constantemente; - Livros paradidáticos: a cada semestre selecionamos um livro (por segmento/ turma) para ser trabalhado por meio de leituras compartilhadas, reescritas, etc. - Oficinas de texto: projeto semestral em que as crianças produzem livros e ao final, os recebem editados e impressos, como já citado. - Projeto “Todos pela leitura”: projeto institucional deste ano, que está promovendo ainda mais ações em prol do incentivo à leitura como: Feira do Livro que teve como tema o centenário de Vinícius de Moraes, com a participação especial dos “Trovadores Urbanos” cantando sucessos de Vinícius; Leitura de livros paradidáticos aos pais em nossas reuniões bimestrais; Renovação do acervo do carrinho da leitura com novos títulos (Brinque Book) e gêneros textuais, entre outras. - Grupo de Estudos: todas as quartas-feiras a equipe docente se reúne para discutir temas importantes relacionados à alfabetização. São nestes encontros que são sugeridos novos títulos e novas dinâmicas de leitura, para que os professores apliquem em sala de aula. - Carrinho de leitura. E o que é o Carrinho de leitura? Este é que se vê na foto! Diariamente, ele visita as salas de aula e proporciona deliciosos momentos de leitura, repletos de novas aprendizagens. Ele possui diversos gêneros textuais, entre eles: livros (Brinque-Book), gibis, jornais e revistas de diversos temas - 2013 é o segundo ano deste carrinho, adorado por todos, alunos e professores.  
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