O Colégio Santa Cruz promove no sábado (21) o Congresso do Livro Digital e Feira do Livro Didático. Aberto ao público, o evento tem como objetivo debater e refletir sobre o uso dos livros digitais na educação. A Brinque-Book participa da Feira e apresenta os títulos disponíveis em e-book (clique aqui e saiba mais sobre nossos livros). No nosso estande, os participantes poderão conhecer os livros e saber quais tecnologias são compatíveis para cada um, além de tirar dúvidas sobre como comprá-los.
Neste ano, o evento abre sua programação em duas frentes. "Nas edições anteriores nós usamos a entrada e o palco do teatro para fazer os debates e mostrar o que as editoras estavam oferecendo. Nesse ano, achamos que seria mais interessante discutir tendências e falar de modelos ou planos no Congresso, e trazer a Feira como uma fotografia do que já existe no mercado. É mais um pé na realidade", diz Moisés Zylbersztajn, coordenador do Congresso e da Feira do Livro Didático Digital.
Outra novidade é a alteracão da data. Se antes era feita em novembro, antecipar para setembro serviu como um auxílio aos professores, pois é o período em que já estão de olho no mercado e prontos para escolher o material do próximo ano. "Queremos que os professores tenham acesso a tudo, didático e paradidático, que possam ver o que existe e trabalhar melhor, completou o coordenador do evento.
O Colégio Santa Cruz tem uma cultura digital forte e sabe bem aproveitar a tecnologia na educação - dentro e fora da sala de aula. Além do material didático, citando apenas um exemplo, os alunos fazem estudos de campo com iPads, onde têm a oportunidade de pesquisar no local, gravar vídeos e compartilhar informação em tempo real em uma rede social personalizada.
Trazer especialistas e profissionais que trabalham com a transição do material didático para o formato digital, e debater sobre as tendências do setor, em evento como esse - aberto para todas as instiuicões de ensino - é muito bacana não só para o colégio, mas para todas as pessoas interessadas no tema. "Sentimos que esse assunto é forte e que novos modelos de conteúdo e materiais precisam ser apresentados. É difícil falar sobre o futuro do livro, até mesmo porque falamos de uma cadeia estabelecida e conservadora, ou seja, ninguém vai mudar de uma hora para a outra e começar a trabalhar somente com conteúdos digitais. No entanto, reunir editores, bibliotecários, encubadores e educadores para pensar junto é uma maneira de entender melhor até mesmo o que está sendo produzido e o que pode ser feito entre esses profissionais", disse Moisés.
Segundo o coordenador do evento, há muito o que avançar nesse formato que, para ele, não se trata de um produto, mas de um serviço. Se a internet já é a própria revolução na educação digital, usar tablets e e-readers é poder filtrar e organizar tudo da melhor forma. "Por enquanto estamos trabalhando com PDF, mas imagine se um dia os professores puderem escolher o conteüudo dentro de uma plataforma que permite todo tipo de comunicação e interação, até mesmo integrada com diferentes materiais de editoras diversas? Podemos escolher uma parte do livro que gostamos, cortar, editar, juntar com outra que acreditamos ser mais relevante, e assim termos autonomia e atualizações sobre o conteúdo que iremos trabalhar. É motivador", relata.
Ao falarmos sobre literatura no digital, a preocupação de sempre é: até que ponto esse "objeto" deixa de ser livro e vira um um aplicativo? Para isso, Moisés tem uma boa resposta: "Talvez essa seja uma preocupação da escola, que busca separar a leitura do jogo. No entanto, tudo vale de reflexão, pois estamos diante de uma geração que aprende de um jeito diferente, que absorve conhecimento por vários mídias. Então estamos falando de uma reliadade e de uma forma de pensar, comunicar e aprender que mudou muito. E precisamos levar isso em consideração até mesmo para não desperdiçar o potencial de uma geração toda."
As informações completas sobre o evento estão no site. Faça a incrição online se quiser participar das palestras. Se a ideia for apenas passear pela Feira e ver as novidades das editoras, é so chegar.
Aproveite e curta a página do evento no Facebook para ficar por dentro das novidades.https://www.facebook.com/livrodigital.santacruz
Onde: Colégio Santa Cruz (Av. Arruda Botelho, 255, Alto de Pinheiros - São Paulo) Quando: Sábado, 21 de setembro, a partir das 9h. Grátis