Texto e fotos: Felipe Novo, Especial para o blog da Brinque-Book
Não é todo dia que se consegue realizar um sonho. Para ajudar 25 crianças carentes assistidas pela ONG Frei Tito de Alencar Lima, do bairro Cidade Júlia, em São Paulo, a experimentar a sensação de entrar em uma aeronave e decolar, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes realizou, em 29 de outubro, a ação Meu Primeiro Voo. A Brinque-Book apoiou o projeto e doou livros para todas as crianças. Ilan Brenman, um dos autores de maior sucesso da Editora, também embarcou na ação e bateu um papo com os pequenos, falou sobre a vida de escritor e leu algumas de suas histórias publicadas pela Brinque-Book. Clara e Gabriel, personagens tão queridos criados por Ilan Brenman e Silvana Rando, também aproveitaram a viagem e se divertiram muito.
A programação começou cedo no aeroporto de Congonhas, onde as crianças tomaram café da manhã com o presidente da companhia, Paulo Kakinoff. Depois, seguiram para o balcão de atendimento, onde cada uma fez seu próprio check-in e se preparou para embarcar rumo a Belo Horizonte. Para Marcelo Dias Junior, 9 anos, a decolagem foi a parte mais emocionante. “Quando o avião sobe, dá um pouco de medo, mas passa rápido! Não imaginava que ele voasse tão alto”, disse.
Ao chegar ao aeroporto de Confins, em Minas Gerais, os pequenos viajantes visitaram o Centro de Manutenção de Aeronaves da GOL para conhecer um pouco mais sobre os bastidores da aviação e até visitaram uma cabine de comando. Após o passeio, Stefhany Teixeira, 11 anos, decidiu: “Quero ser comissária de bordo quando crescer. Elas são muito simpáticas e viajam sempre”.
A tarde terminou com o autor Ilan Brenman e a contadora de histórias e gerente de Marketing da GOL Lilian Faria. “Trabalho há 25 anos nessa área e nunca vi uma ação assim, foi muito emocionante”, afirmou Regiane Silva, gerente da ONG. “É extremamente gratificante para o time da GOL inserir essas crianças no universo da aviação. Esperamos que essa iniciativa tenha aberto portas para novos sonhos, desafios e sorrisos, diz Florence Scappini, diretora de Marketing da GOL.