Mais uma edição da Mostra de Teatro Petrobras entra em cartaz amanhã. Na programação, uma adaptação do livro "O homem que amava caixas", de Stephen Michael King. Quer saber mais? Reproduzimos aqui o texto publicado no site do
Itaú Cultural.
Crédito da foto: Jackeline Nigri Janeiro/Divulgação - Reprodução do site do Itaú Cultural
EM UM CENÁRIO COMPOSTO DE CAIXAS – QUE SE TRANSFORMAM EM CASA, MONTANHA, CASTELO E AVIÕES A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DIRETA – ATORES CONTRACENAM COM OBJETOS E BONECOS.
Embalada por uma trilha minimalista, especialmente composta para a peça e cantada ao vivo pelos atores, o espetáculo surge das imagens construídas pelo jogo cênico.
Mais do que uma simples adaptação do livro de Stephen Michael King, O Homem que Amava Caixas é uma incursão no universo imagético e literário do autor, sendo pensado dentro de uma convergência de linguagens – principal linha de pesquisa da Artesanal Cia. de Teatro – e que mistura atores, bonecos, máscaras e canto em um espetáculo de alto impacto visual e emocional. O aspecto lúdico das imagens propõe alcançar a “poesia visual” do escritor.
*** Em 1999, o escritor australiano Stephen Michael King escreveu The Man Who Loved Boxes, um livro ilustrado para crianças que trata do delicado relacionamento de um homem introvertido com seu filho. Sem nenhum diálogo, em uma tocante declaração de amor, o livro demonstra como, através de brincadeiras lúdicas e do silêncio, pai e filho conseguem demonstrar o amor que sentem um pelo outro. O livro não demorou a ganhar prêmios importantes, tendo sido reeditado em 2009 dado ao sucesso de vendas e à importância do tema abordado. Editado, no Brasil, pela Brinque-Book, teve grande aceitação por parte da crítica literária.
[O autor e ilustrador Stephen Michael King tem uma série de livros publicados pela Brinque-Book. Aproveite e leia a entrevista que fizemos com ele, para o nosso blog, no final de 2013]
O HOMEM QUE AMAVA CAIXAS, COM ARTESANAL CIA. DE TEATRO
Sábado (dia 8) e domingo (dia 9) - 16:00
duração: 45 min
Sala Itaú Cultural – 129 lugares
Entrada franca – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência
[livre para todos os públicos] L
Via Itaú Cultural - Mostra Petrobras de Teatro