Na aula de Arte, as crianças desenham o que não existe; Nova Escola e um plano bárbaro com o Grúfalo

23/04/2014
E se as crianças desenhassem algo que não existe, qual seria o resultado? Marisa Szpigel, coordenadora de Arte da Escola da Vila, em São Paulo, propõe uma atividade para estimular a imaginação da turma da EMEB Edson Danilo Dotto, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo. Com o livro O Grúfalo, começa um trabalho maravilhoso focado em três eixos de aprendizagem significativa: produção, reflexão e, por último, apreciação. O plano de aula segue de forma muito dinâmica e interessante, buscando a curiosidade e imaginação das crianças e dialogando ainda sobre a questão de que "o que é bonito", em arte, é questionável e discutível. Um trabalho maravilhoso que pode ser aplicado para muitos livros, e que certamente irá alimentar todos os professores e até mesmo os pais de inspiração. Abaixo, um vídeo completo e delicioso de ver, explicando cada passo e registrando olhares e conversas com as crianças, além de uma contextualização final com as professoras da escola. Além do material em vídeo, a atividade completa pode ser vista nas páginas da <a href="http://revistaescola.abril.com.br/">Revista Nova Escola</a> deste mês.
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