Na aula de Arte, as crianças desenham o que não existe; Nova Escola e um plano bárbaro com o Grúfalo
23/04/2014
E se as crianças desenhassem algo que não existe, qual seria o resultado? Marisa Szpigel, coordenadora de Arte da Escola da Vila, em São Paulo, propõe uma atividade para estimular a imaginação da turma da EMEB Edson Danilo Dotto, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo.
Com o livro O Grúfalo, começa um trabalho maravilhoso focado em três eixos de aprendizagem significativa: produção, reflexão e, por último, apreciação. O plano de aula segue de forma muito dinâmica e interessante, buscando a curiosidade e imaginação das crianças e dialogando ainda sobre a questão de que "o que é bonito", em arte, é questionável e discutível.
Um trabalho maravilhoso que pode ser aplicado para muitos livros, e que certamente irá alimentar todos os professores e até mesmo os pais de inspiração.
Abaixo, um vídeo completo e delicioso de ver, explicando cada passo e registrando olhares e conversas com as crianças, além de uma contextualização final com as professoras da escola.
Além do material em vídeo, a atividade completa pode ser vista nas páginas da <a href="http://revistaescola.abril.com.br/">Revista Nova Escola</a> deste mês.