A vida do Gildo no Colégio João Paulo I, em Porto Alegre

27/06/2014

 

Adoramos saber como os professores têm transportado a magia dos nossos livros para a sala de aula (e fora dela). Hoje, trazemos aqui a história do Gildo no Colégio João Paulo I, em Porto Alegre. O texto é da professora Joana Madeira, que nos apresenta uma coleção de imagens inspiradoras, baseadas na história do nosso querido elefante criado pela autora e ilustradora Silvana Rando.

Agradecemos demais o carinho, as imagens e parabenizamos toda essa criatividade. É muito bom poder acompanhar o compromisso dos educadores que compartilham dessa paixão pela leitura. Obrigada, Joana, aos demais professores e profissionais do Colégio João Paulo I, pais envolvidos e, principalmente, às crianças que construíram cada atividade, elaborando pro Gildo uma rotina encantadora.

Por Joana Madeira

O livro Gildo foi escolhido para ser o centro do projeto de adaptação da turma do Maternal B 2014 do Colégio João Paulo I, Unidade Sul. Uma turma formada por crianças cheias de coragem e com alguns receios, assim como o Gildo.

O livro foi enviado para uma artesã, Cassia Juchen, que fez o elefante igual ao Gildo e,  ainda, uma mala para o elefante guardar seus objetos pessoais.  

A história do livro começa com o relato das atividades que o Gildo faz com segurança. Sendo assim, foi solicitado aos pais, na reunião inicial, que escrevessem algo que seu filho se orgulha de fazer sozinho. A partir desses relatos, foram organizadas atividades e planejados momentos, na casa de cada aluno, em que o elefante precisasse de ajuda e aprendesse aquilo que os pais contaram que o filho sabe fazer com independência.

No primeiro dia de aula, o elefante apareceu com seu livro pedindo abrigo na nossa sala, pois estava assustado. Fizemos diversas suposições sobre o que poderia lhe causar medo. Lemos as primeiras páginas do livro que mencionam os atos corajosos dele e ficamos curiosos para voltar à escola no segundo dia de aula e saber, enfim, o que assustava nosso elefante.

No segundo dia, descobrimos o medo de balão! As crianças acharam super curioso, algumas se reconheceram e falaram que ele devia ter medo de que o balão estourasse. Então, enchemos um balão e brincamos com ele, para que Gildo se divertisse como fez no livro. Na saída, cada uma das crianças levou para casa um balão com o elefante desenhado. O balão foi usado como recurso para as mais diversas atividades: rodas de música, brincadeiras, jogos cooperativos e até para fazer pinturas.  

 

Depois disso, começaram a surgir dificuldades para o elefante. Brincando com os colchonetes, ele não conseguiu virar cambalhota, então ele foi para a casa de um menino que sabia virar cambalhota muito bem (como havia sido escrito pelos pais na reunião inicial).

Um dia, Gildo fez xixi nas calças e foi aprender a fazer xixi no penico na casa de outro amigo!

 

Assistindo a um DVD, ele não conseguiu dançar balé e foi para casa de uma bailarina que o levou na sua escola de dança!

 

Sabendo que Gildo tem uma irmã menor, Laurinha, e um pai, que aparece no livro, as crianças perguntaram pela mãe dele. Então, criamos um nome para ela, Dolores. Ela enviou uma carta contando quanto trabalho a pequena elefantinha dava para ela na floresta. E pediu que alguém ensinasse Gildo a comer com as próprias mãos, pois ela se atrapalhava muito para dar comida para os dois filhos ao mesmo tempo.

 

Seguindo esta sequência, Gildo aprendeu a lavar as mãos, montar quebra-cabeças, fazer gelatina, vestir-se sozinho, contar até 20, fazer bolo, tirar fotografia, escovar os dentes sem engolir a pasta, jogar no tablet, cantar o ABC, abrir o iogurte e jogar futebol. 

 

Gildo aprendeu muitas coisas e demonstrou que estava crescendo, ficando "grande" como as crianças da nossa turma! Então, descobrimos que ele faz aniversário dia 22 de março! Planejamos fazer uma festa surpresa para ele! Mas uma das crianças não conseguiu guardar segredo. Mesmo assim, confeccionamos os convites, os chapéus, a decoração e os doces para os bonecos de pelúcia, os amigos do Gildo.

A mãe do Gildo escreveu, em uma outra carta, que o bolo preferido dele é o bolo de laranja! E conseguimos uma receita muito saborosa para prepararmos para a festa.

 

Na festa, realizada numa manhã de sábado, as crianças e suas famílias, muito felizes, comemoraram o aniversário do Gildo. 

 

As crianças cantaram e brincaram. Os pais aproveitaram o momento para conhecer as outras famílias e desfrutar do espaço em que as crianças brincam e aprendem durante os dias de aula!

 

Já estão todos adaptados à turma, felizes e seguros! Gildo está um pouco diferente de quando esteve aqui pela primeira vez, sua mala está carregada de presentes e recordações das noites que passou na casa dos amigos. Aconteceram coisas engraçadas em cada uma das casas: ele se engasgou com pipoca, se queimou com secador de cabelo, não quis vir à aula um dia. Sinal de que saiu do livro para fazer história! E a gente embarcou com ele em todas elas!

 

Para quem ainda não conhece o Gildo, basta clicar aqui

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog