Pediatras recomendam leitura em voz alta para crianças

01/08/2014

Ler em voz alta para os filhos, desde o nascimento, melhora as habilidades de comunicação do bebê, aumentam o vocabulário e facilitam a alfabetização escolar. A sugestão é da Academia Americana de Pediatria, que divulgou no mês passado um estudo para mostrar que uma parte grande do desenvolvimento do cérebro ocorre nos três primeiros anos e, com esta prática, certas habilidades teriam evolução mais rápida.

fec2545ff41a7d928b2e7eef3db92965

Para Pamela High, pediatra que escreveu sobre a nova política, para o jornal The New York Times, "a leitura conjunta deve ser uma atividade divertida e cotidiana com a família."  É através dos sons das palavras e desse momento compartilhado, recheado de emoções e vínculos, que a criança aproveitar para compreender melhor as palavras e seus significados.

A leitura, assim como conversar e cantar, é vista como importante para aumentar o número de palavras que a criança ouve nos primeiros anos de sua vida. E isso acaba fazendo uma grande diferença no futuro.

2

Como um estímulo a esses momentos, que acima de tudo devem ser divertidos, a Brinque-Book apresenta o Ler e Ouvir, um recurso de áudio gratuito para que as crianças possam ler e acompanhar a narração da história ao mesmo tempo. Os adultos podem ler juntos ou simplesmente deixar que os pequenos sigam o que ouvem e naturalmente façam uma comparação entre a palavra escrita e seu som.

1

Até o momento, o recurso está disponível para 11 livros: Até as Princesas Soltam Pum; O Urso Rabugento; O Livro Errado; Três Tigres Tristes; Pipo e Póli e outros. E há ainda diferentes formas de acessar cada gravação. Com o livro em mãos, basta posicionar o smartphone e fazer a leitura do código QR para ser direcionado diretamente ao áudio do título. Se preferir, também dá para entrar no site da Brinque-Book e ouvir online. Ou, ainda, para os usuários do iTunes, é só clicar aqui no nosso podcast e escolher entre os títulos. Tudo bem simples como você pode conferir no vídeo abaixo.

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog