Esse é o lema do evento Educação 360°, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 5 e 6 de setembro, como foi publicado no jornal O Globo:
“Da apresentação de casos de sucesso, como o de uma escola totalmente sustentável em Báli, na Indonésia, a palestras com grandes pensadores contemporâneos, o evento “Educação 360°, Encontro Internacional de Educação” pretende debater os desafios do ensino com toda a sociedade, entre os dias 5 e 6 de setembro, na Escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro. Aberto ao público e com inscrições gratuitas, o encontro é uma realização dos jornais O GLOBO e “Extra”, em parceria com o Sesc e a prefeitura do Rio e apoio do Canal Futura.”
Entre as quatro conferências magnas, estão confirmadas as presenças do filósofo francês Pierre Lévy e do antropólogo e do sociólogo e filósofo francês Edgar Morin, cuja entrevista ao jornal O Globo, publicada ontem e sob o título "A educação não pode ignorar a curiosidade das crianças", merece a leitura. Nela, o especialista fala de modelo ideal de educação e dos problemas no ensino atual. Para se ter uma ideia, reproduzimos um trecho abaixo:
“A figura do professor é determinante para a consolidação de um modelo “ideal” de educação. Através da Internet, os alunos podem ter acesso a todo o tipo de conhecimento sem a presença de um professor. Então eu pergunto, o que faz necessária a presença de um professor? Ele deve ser o regente da orquestra, observar o fluxo desses conhecimentos e elucidar as dúvidas dos alunos. Por exemplo, quando um professor passa uma lição a um aluno, que vai buscar uma resposta na Internet, ele deve posteriormente corrigir os erros cometidos, criticar o conteúdo pesquisado. É preciso desenvolver o senso crítico dos alunos. O papel do professor precisa passar por uma transformação, já que a criança não aprende apenas com os amigos, a família, a escola. Outro ponto importante: é necessário criar meios de transmissão do conhecimento a serviço da curiosidade dos alunos. O modelo de educação, sobretudo, não pode ignorar a curiosidade das crianças”, disse o sociólogo e filósofo francês Edgar Morin.
Ainda sobre o evento, haverá a participação do educador José Pacheco, um dos fundadores da inovadora Escola da Ponte, em Portugal, e do Projeto Âncora, em Cotia (SP). A programação completa pode ser vista no site do Educação 360°.
Clique aqui para ler a matéria na íntegra. E aqui para a entrevista com o sociólogo e filósofo francês Edgar Morin.
Serviço
O quê? Educação 360, Encontro Internacional de Educação
Quando? 5 e 6 de setembro
Onde? Escola SESC de Ensino Médio, localizada na Av. Ayrton Senna, em Jacarepaguá.