Victor Almeida (22 anos e divo da internet) é designer gráfico, formado em Marketing e Propaganda, e trabalha como diretor de criação em uma agência. "Sou geek de natureza (risos), então amo videogames, filmes, séries, música e arte", diz um dos criadores do canal literário Olhos de Ressaca, que aproveita para apresentar os outros dois integrantes do grupo: "A Ana (22) é estudante de Teologia e um dos seus hobbies é jogar Poker. A menina é boa, viu? Ela também faz bico de Beyoncé nas horas vagas, hahaha! O Junior (20) ainda está estudando para prestar o vestibular, e gosta muito de jogar videogame e sair para festar com os amigos", disse ao #BlogEscarlate.
Com quase 11.500 inscritos, o Olhos de Ressaca tem 547 mil visualizações no YouTube e é lugar certo para quem ama livros. "Literatura pra gente é um universo paralelo onde, muitas vezes, encontramos forças e ensinamentos que nos ajudam quando mais estamos precisando. É um lugar fantástico onde nos perdemos, deixamos nossa imaginação voar, para enfim nos encontrarmos. É a nossa identidade, é a nossa paixão. É uma válvula de escape sim, mas também é algo mágico que nos une e que nos conecta com outras pessoas incríveis e cria assuntos que nos aproximam ainda mais", garante Victor.
No sábado, dia 23, ele, Ana, Junior e centenas de pessoas irão se reunir na 23a. Bienal Internacional do Livro de São Paulo para falar de tudo isso: livros, internet, personagens, amizades, vídeos e piadas. Pela primeira vez, Olhos de Ressaca convida para o Encontro de Booktubers e Inscritos, um evento que nasceu em uma página do Facebook e precisou até mudar de local por ter recebido um grande número de confirmações. Até o momento: 553 pessoas são esperadas na área de descanso (que nunca mais será a mesma) da Bienal, às 13h30. Se você estiver por ali, aproveite e junte-se a eles. Mas antes disso, conheça melhor essa comunidade linda, de quem já somos fãs, na entrevista a seguir.
#BlogEscarlate: Como vocês tiveram a ideia do encontro?
Victor Almeida, do Olhos de Ressaca: Nós sempre prezamos pela proximidade do público e nos preocupamos em sermos acessíveis para todos que gostam e acompanham o canal. Sempre temos em mente que são as pessoas que fazem o que o canal é hoje. Isso nos fez conhecer os inscritos de uma forma totalmente diferente, e ter mais liberdade para conversar e compartilhar ideias e brincadeiras com cada um. A Bienal nos trouxe essa oportunidade de estarmos todos juntos no mesmo local e conhecer cada rostinho que sempre vemos ali nos comentários dos videos. Isso nos impulsionou a organizar, junto com outros booktubers que compartilham do mesmo sentimento, um evento para batermos um papo, nos conhecer e rir juntos.
Vocês já realizaram algo parecido antes?
Nunca realizamos nada desse nível antes. Costumamos realizar alguns encontros aqui na nossa cidade [Londrina, PR], mas sempre são bem pequenos, apenas para passar o dia com o pessoal, ou até nos encontrarmos pra uma sessão de cinema. A Bienal será a primeira vez em que estaremos, efetivamente, em contato com grande parte dos inscritos.
Vocês acreditam que esse é um ótimo jeito de trocar dicas de livros e criar um laço ainda mais forte entre os leitores que vão pra internet dar opiniões valiosas?
Com certeza. De certa forma, eu já me sinto amigo de muita gente que só conheço pelos comentários em video. É estranho dizer isso? Não sei, mas acho que a paixão por algo em comum sempre nos conecta de uma forma muito forte. Tenho um carinho imenso por todo mundo que acompanha a gente e por todos que vêm trocar ideias pelas redes sociais. É incrível a abrangência de conteúdo pela internet, e mais incrível ainda que, a partir disso, a gente possa conhecer tanta gente legal. Se isso já acontece pela internet, imagina pessoalmente? Um encontro é a forma perfeita de estabelecer essas amizades, conhecer melhor cada um e, claro, trocar informações, opiniões e até presentes (risos).
O evento teve tanta gente inscrita que precisou mudar de lugar. Que demais! Como assiiim?
Pois é! Estamos bastante assustados com isso, na verdade. Nunca imaginamos que o evento alcançaria tantas pessoas assim, mas isso só confirma como a nossa comunidade é unida. A empolgação das pessoas nos deixa ainda mais felizes, pois tudo isso é o respaldo e o feedback do material que nós produzimos.
Vocês estão realizado o evento de forma independente?
Independente. Acho que a Bienal ainda fica devendo conteúdo direcionado para booktubers. Somos um meio relativamente grande, que acaba influenciando muitas pessoas a adentrar o mundo da leitura. Eu, por exemplo, comecei a ler por causa de vídeos que vi no YouTube. Por conta disso, e pelo desejo de conhecer todos os nossos amigos pessoalmente, resolvemos fazer algo por conta. Quem sabe ano que vem não rola algo pela Bienal?
Na opinião de vocês, o que faz um canal literário ser bacana?
Eu sempre digo que quem é apaixonado pelo o que está falando nunca vai encontrar problema em engajar um assunto e debater ele com outras pessoas ou inscritos. Pra mim, o que faz um canal literário ser bacana vai muito além da produção dos vídeos, design etc (claro que isso é muito importante também), mas ser uma pessoa comunicativa, empolgada, acessível e simpática faz toda a diferença. Sempre encorajo outros canais a estar em contato com os inscritos, respondendo os comentários, conversando nas redes sociais etc. Muitas pessoas já me falaram que a nossa proximidade é o principal fator que os atraiu para o canal, como se nós, de cara, já fossemos grandes amigos.
Quer mandar mais algum recado? Aproveite!
Ah, nunca sei o que dizer no final. Vou aproveitar, então, para convidá-los: quem estiver na Bienal nesse sábado, dê um pulinho lá para batermos um papo, tirar fotos, gravar vídeos e dar muitas risadas. Um beijão, galera! Muito obrigado pela oportunidade!
A Escarlate e A Espada de Kuromori que agradecem a disponibilidade para essa conversa tão aberta e bacana. Obrigada, Olhos de Ressaca. E que vocês leiam muito e sempre, que vivam com olhos esbugalhados por terem dormido pouco. Afinal, era só terminar aquele capítulo, mas daí já viu, né? =]
Serviço
Encontro de Booktubers e Inscritos na 23a. Bienal Internacional do Livro de São Paulo Quando: Sábado, dia 23, às 13h30 Onde: Área de descanso, próximo ao Anfiteatro