Lançamento da semana /"O caracol e a tartaruga em dias chuvosos"
Stephen Michael King é daqueles autores sobre os quais nem é preciso falar muito. A beleza, a singularidade, a delicadeza e a profundidade da obra falam por si. Mas não custa pontuar alguns detalhes essenciais, que fazem de criador e criaturas o que são: o premiado australiano consegue, com raro talento, tocar em temas delicados, como o relacionamento entre pais e filhos, por exemplo, de forma leve e sem ser raso.
Seu traço e suas cores são únicas -assim como um sutil senso de humor- e contribuem para uma narrativa cheia de camadas, em que novas leituras desvelam sentidos e possibilidades interpretativas diferentes e, por vezes, complementares às primeiras lidas.
[caption id="attachment_5626" align="alignleft" width="450"]
("O caracol e a tartaruga em dias chuvosos" / Texto e ilustrações: Stephen Michael King)[/caption]
Amizade, respeito, acolhimento e relação verdadeira com o outro -como ele é, não como gostaríamos que fosse- são temas recorrentes na consagrada obra do autor que, aos 9 anos, perdeu parte da audição e, com isso, aprendeu a comunicar-se pelo desenho. O menino que não queria crescer -mas tornou-se enorme- surge em cada pincelada das ilustrações, em cada ponto dos textos de King.
Neste livro, ele retoma personagens conhecidas e temáticas de
"O caracol e a tartaruga são amigos", de 2015, para aprofundar um tiquinho mais a fábula sobre amizade, respeito, afeto e relação entre esses dois seres tão diferentes. Para a animada tartaruga, a chuva está bem divertida: splish, splosh, splash. Mas falta alguma coisa. Seu amigo caracol parece não gostar tanto assim de água e não saiu de sua protegida concha quando a tartaruga chamou –mesmo depois de a tartaruga fazer malabarismos, truques, danças e rodopios para convencer o amigo de que, afinal, a água era muito divertida.
Somente neste momento, a tartaruga parece (re) lembrar de que os parâmetros do caracol são diferentes dos seus e que, para ele, a água não é assim tão convidativa. Então ela se empenha em ideias criativas, engenhosas e afetuosas para ajudar o caracol a encarar -ou não- os dias chuvosos.
Stephen Michael King mantém
um site interessante e completo, em inglês. Ele concedeu
essa entrevista aqui à
Folha de S. Paulo e
esta outra à
Revista Crescer. Em ambas, fala de seu processo criativo, de sua infância e de como essa infância ecoa lindamente em seus trabalhos. O menino que ele foi dialoga tranquilamente, através dessas obras, com as meninas e meninos que são seus leitores.
---
O caracol e a tartaruga em dias chuvosos
Texto e ilustrações: Stephen Michael King
Editora: Brinque-Book
Faixa etária: a partir de 2 anos
Temas: amizade, respeito, diferenças, relações, relacionamento, criatividade, afeto