Ser sensível é coisa de menina?

14/12/2017

 

 

Dançar até não aguentar mais, cuidar das plantas do jardim, criar um quadro diferente, fazer um penteado divertido, inventar uma receita de bolo deliciosa – são coisas de menino? Depois de Coisa de menina, a autora Pri Ferrari lança neste domingo, 17/12, Coisa de menino. Com o intuito de desconstruir o machismo que já aparece em muitos garotos pequenos, o livro aponta uma série de atividades que podem, sim, ser feitas por eles. Afinal, coisa de menino é tudo aquilo que ele quiser.

Se em Coisa de menina, a autora amplia o universo de ações das meninas, geralmente circunscritas a atividades menos aventureiras, em Coisa de menino, ela aborda também os sentimentos. Trata do mesmo assunto a partir de ângulos diferentes. Mas, para ambos os gêneros, enfatiza que é fundamental garantir a liberdade de escolhas.

 

Leia também:

Meninos não choram?

Para criar meninos e meninas feministas

 

Para a autora, tratar de feminismo com crianças é, além de tarefa necessária, até mais fácil. Elas desconhecem o preconceito que a palavra carrega no mundo adulto, sem argumentos de que o movimento seja "mimimi" ou um mais "plano diabólico". Pri Ferrari conta que as crianças alcançam facilmente a essência dos ideais feministas e, assim, a palavra perde a carga pesada à qual normalmente está associada.

Ela lembra que o velho discurso “brincar de boneca é ‘coisa de menininha!’” só nos faz lembrar o quanto tudo o que é relacionado ao gênero feminino é tratado como inferior, e, por isso, evitado a todo custo pelos meninos. "Ser sensível é coisa de mulher? Não é verdade, ser sensível é coisa de gente", diz a autora, que ainda lembra, ao final da obra: "Este livro é para todos aqueles que acreditam que o importante é ter liberdade para fazer da vida o que se bem entender". Saiba mais no vídeo acima.

O lançamento de Coisa de menino acontece neste domingo, 17/12. Haverá tarde de autógrafo com a autora e narração de história feita por Paula Dugaich.

 

Anote na agenda

O que: lançamento de Coisa de menino, de Pri Ferrari

Onde: Livraria da Vila (r. Fradique Coutinho, 915, São Paulo)

Quando: 17/12, das 14h às 17h

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog