Livros para saber mais sobre livros ;-) Imagem: O livro de Lívio, de Hrefna Bragadottir
Pouco mais de 20 anos depois, a realidade é bem outra.Mais e mais livros de qualidade
Multiplicaram-se as publicações de livros com qualidades estéticas notáveis para esse público, há diversos cursos, especializações, pesquisas dentro e fora da academia, as escolas têm práticas mais acessíveis e autônomas de acesso aos livros, as famílias convertem-se com cada vez mais frequência em leitoras, disseminou-se a conhecimento de que é preciso ler para as crianças desde bebês e não se deve oferecer obras apenas a leitores já autônomos. Nesse meio tempo, ampliou-se também a produção de livros sobre livros. Quem se interessa pelo tema - seja por dever de ofício, como os professores, seja porque quer formar-se leitor para formar leitores os filhos -, tem hoje um campo vasto e muito interessante para explorar. Neste 5 dicas de... selecionamos cinco obras fundamentais sobre literatura infantil que valem cada palavra. Vamos lá?1) Para ler o livro ilustrado
Sophie Van der Linden A autora francesa discute, nesta obra, a ideia de livro-ilustrado partindo da relação entre a página branca do livro, o texto e a imagem. Exemplifica e classifica os tipos de livro ditos 'para crianças' e o compara com outras manifestações, como o livro-imagem e o livro com ilustração. Com mais de 500 ilustrações, a edição traça uma evolução histórica das publicações, suas inovações, multiplicidade de estilos e diversidade de técnicas utilizadas. O volume é também um recorte da produção de literatura infantil francesa, com exemplos de suas publicações consideradas mais criativas.///
2) Andar entre livros: a leitura literária na escola
Teresa Colomer Uma das maiores especialistas em literatura infantil, coordenadora do Grupo de Pesquisa de Literatura Infantil e Juvenil e de Educação Literária (Gretel), da Universidade Autônoma de Barcelona, Colomer escreveu essa que é uma obra fundamental. Organizado em duas partes, o livro aborda três aspectos que interagem no processo da educação literária - a escola, os leitores e os livros; também expõe a inter-relação destes elementos com quatro possibilidades de leitura que ajudam os professores a programar suas atividades de mediação. Para Colomer, literatura não é luxo. Reflexão atual, não? Leia mais nessa entrevista aqui que recomendamos.Ler e compartilhar: caminhos possíveis na formação leitora. Imagem: Uma família é uma família é uma família, de Sarah O'Leary (texto) e Qin Leng (ilustrações)
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3) O banquete dos notáveis
Constantino Bertolo e Carolina Tarrio Aqui, os autores reúnem ensaios sobre literatura, crítica e leitura, sempre de um ponto de vista original, na contramão do consenso vazio em prol do estímulo à leitura que presenciamos na atualidade. Com análises precisas, o livro vem problematizar a visão mistificadora e romântica da leitura e dos leitores, responsável pela fetichização do processo de leitura e de formação de leitores, inserindo a discussão na contraditoriedade e tensão que lhe é própria. Uma profunda e questionadora reflexão sobre o que é a leitura e quem são os leitores e seus agentes - editores, autores, críticos, que repensa o sentido da leitura, especialmente da leitura literária, e fornece instrumental teórico para se pensar nas suas possibilidades e limites e seu fomento no mundo globalizado.///
4) Crítica, teoria e literatura infantil
Peter Hunt O ensaísta britânico nos convida a refletir sobre os papéis de escritores, ilustradores, editores, professores e pesquisadores do livro para crianças. Pioneiro nesse estudo, Hunt organiza tópicos fundamentais em uma mesma obra, buscando desde uma definição de literatura infantil até o impacto das novas mídias sobre ela.///
5) Livro ilustrado: palavras e imagens
Maria Nicolajeva e Carole Scott As autoras procuram conduzir o leitor para uma compreensão do significado das imagens dentro da história. A dupla analisa livros de autores fundamentais na literatura para crianças, como Maurice Sendak, John Burningham, Dr. Seuss e Beatrix Potter. A edição brasileira contém páginas com imagens internas coloridas de alguns dos livros citados.///
>>Para quem se aventura em outros idiomas, vai uma dica extra: La frontera indómita: en torno a la construcción y defensa del espacio poético, de Graciela Montes. A autora argentina trata, aqui, da infância e de sua subjetividade particular, em que fantasia e realidade co-habitam. Montes defende esse espaço poético como essencial não para as crianças apenas, mas para o humano.///
E você? O que tem lido de interessante sobre esse tema? Conta pra gente!