Você ouviu falar na fábula da lebre que aposta corrida com lenta tartaruga e... perde? Sabe a história da raposa e das uvas? E deve conhecer a cigarra - alegre, cantante - e a formiga - que só trabalha, não? Todas essas fábulas são atribuídas a Esopo, mas, neste livro, que acaba de ser premiado pela AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Livros Infantis e Juvenis), o personagem principal é o próprio Esopo.

Em
Esopo - liberdade para as fábulas, de Luiz Antonio Aguiar, com ilustrações de Márcia Széliga, Aguiar joga luz sobre a pouco conhecida trajetória do fabulista grego, cujas histórias foram citadas por filósofos como Platão e inspiraram outros autores, como o francês La Fontaine.
Na semana passada,
Esopo, editado pela
Escarlate, levou o prêmio de Melhor Texto Juvenil 2017, concedido pela AEILIJ e ainda pode ser premiado o Melhor do Ano. Os escolhidos de cada categoria -são três- ficam em votação para que os associados escolham qual deles leva o prêmio máximo.
O texto é dialético: "Uma parte é composta de vinte e uma fábulas, algumas bem conhecidas, como
O lobo e o cordeiro,
A cigarra e a formiga ou
O coelho e a tartaruga. (...) O leitor mais atento perceberá como a fábula pode contaminar a vida e também como, dialeticamente, a vida pode ser contaminada pelas fábulas. Uma outra parte do livro, visualmente diferenciada pelo tipo de letra e outro papel, traz informações sobre a vida de Esopo", descreve Marisa Borba,
na resenha que fez para AEILIJ.
Esopo - liberdade para as fábulas também foi finalista na categoria Ilustração.
O prêmio AEILIJ tem como objetivo destacar a produção literária nacional e divulgar autores e ilustradores brasileiros.
>>Quer saber mais? O Blog da Brinque indicou o livro neste post aqui.