Uma exposição de quatro patas

30/05/2018

 

São os gatos os verdadeiros protagonistas da exposição Quatro mãos e muitas patas, de duas ilustradoras, a holandesa Leni Van den Berg e a brasileira Renata Bueno, autora de O que é liberdade?. A mostra, que reúne desenhos, brincadeiras com bancos e até uma cortina de cartões-postais, acontece até o dia 28 de julho na Fábrica de Histórias, na Casa Jaime Umbelino, no município português de Torres Vedras.

 

Foto Câmara Municipal de Torres Vedras

Renata conta que, quando a Fábrica de Histórias a convidou para propor uma exposição, logo pensou em fazer esse trabalho com Leni. É que as duas já se conheciam de longa data – já tinham feito uma mostra de seus trabalhos juntas, que resultou em um livro chamado Only cats?. À época, as obras exibidas foram resultado de uma longa conversa das duas artistas por correio, artes que foram trocadas durante um tempo.

Essa ideia está de volta na exposição atual. O texto de abertura já anuncia: "os postais miaram alto": incomodaram os outros postais do carteiro que ousam falar de temas respeitáveis, como amor, viagens, negócios, família. "Gatos janelas, gatos com óculos, gatos artistas, gatos! Gatos que acabaram por propor às duas artistas desafios, estimulando novos caminhos nas suas poéticas.”

Tanto que as crianças não se mostraram intimidadas pelos gatos finos, retorcidos e cheios de textura de Leni. "Ela é uma confessa louca por gatos e também pela obra do Steinberg, que tem clara influência em sua produção. Pensando nisso, e também por ser grande fã dele, acabei criando uma brincadeira tridimensional como uma homenagem a Steinberg e a Leni, claro”, conta Renata. “Mas os azuis, propositalmente, têm patas de bancos e rabos e caras feitos com massas em oposição às linhas e aos bancos clássicos do Steinberg", explica, sobre a obra que mistura bancos e fitas adesivas, estimulando a criatividade das crianças.

 

Foto Câmara Municipal de Torres Vedras

 

Criatividade que foi posta à prova na abertura da exposição, quando as artistas propuseram que os jovens apreciadores de arte voassem longe em sua imaginação. Deveriam trabalhar com impressões de postais gigantes, recortes e colagens, para criar novos – e malucos! – gatos. O resultado não poderia ser outro: gatos de todos os jeitos e formas, assim como aqueles criados por Renata e Leni, que ocupam o espaço pendurados em uma verdadeira cortina de postais felinos. "Durante um ano trocamos cartões- postais de gatos já impressos e outros reinventados, que viajaram de Portugal para a Holanda, da Holanda para Portugal. Alguns partiram também do Brasil, da Itália."

 

 

Foi só depois dessa odisseia postal que Renata revisitou suas obras. E não é que encontrou muitos gatos entre elas? Desde 2 cores, em que trabalhou com Mirella Marino, até Cantisapos, histocarés e cirandefantes, em parceria com Sinval Medina, os bichos estavam em todos os cantos. "Fui achar gatos carimbados, recortados e até gatos com bigodes de grampos nos meus livros. Percebi que há muito tempo desenhava gatos também."

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog