Um quintal bem maior que o mundo

17/07/2018

 

O quintal poético do poeta cuiabano Manoel de Barros vai poder ser vivenciado pelas crianças que visitarem o Sesc Ipiranga nestas férias de julho. É que a unidade criou a programação Meu quintal é maior que o mundo, com diversas atividades inspiradas na poesia que propõe o olhar dos pássaros, o quintal repleto de novas perspectivas e a pequeneza como potência. Guiados pelos instrutores do Sesc Ipiranga, os participantes poderão, ainda, conhecer o Pantanal brasileiro a partir da literatura.

 

 

Para o projeto, foram utilizados dois livros: Memórias inventadas, um compilado de poemas sobre essa fase inaugural da vida, e Almanaque Sesc Pantanal, que traz informações, curiosidades e histórias sobre esse pedaço do Brasil. Os temas presentes nessas obras ganham vida mais uma vez ao serem trabalhados com as crianças em oficinas que envolvem artes visuais, música e teatro, em que a teoria e a vivência se encontram. É o que explica a instrutora Nathalia Tuarz Magalhães, animadora cultural do Sesc Ipiranga: esse é o momento em que é feito o “resgate da vivência sobre a natureza”, elemento que Manoel de Barros tanto traz na sua obra.

 

 

Na atividade Passarinho contou, por exemplo, os participantes são convidados a libertar os poemas-passarinhos das caixinhas de fósforo no chão. O desafio proposto surge das palavras do próprio autor, quando conta de um menino que de tanto morar no mato “pegou o olhar de um pássaro”. As aves, recorrentes na poesia do poeta cuiabano, também estarão presentes em encontros como A árvore do passarinho à toa, em que o público é convidado a desenhar os mais diferentes pássaros e pendurá-los em uma árvore. Eles também aparecem numa narração de histórias inspirada no poema A menina avoada, que promete encantar as crianças.

O quintal, território de invenção e do brincar, também marca presença com a oficina Meu quintal é assim. Ali, as crianças serão instigadas a desenhar no chão com giz de cera colorido, que, ao final, formará um grande mural coletivo. Essa experiência do olhar presente no quintal também será tema da intervenção da Kombi dos Sonhos, cheia de experimentações artísticas a partir de sete estações de livre brincar, com livros, brinquedos e brincadeiras. “O Pantanal é o quintal de referência, não somente nosso, mas também do Manoel de Barros”, explica Mikson, instrutor do Programa Curumim.

 

 

A programação ainda conta com um exercício de escuta em Sons da mata, em que as crianças podem perceber as sonoridades dos animais que vivem na natureza, em especial no Pantanal. “A onça e o jacaré já despertam o interesse das crianças, mas trabalhamos com os bichinhos, mesmo, com a lesma, a borboleta, e isso já chama a atenção delas”, conta Mikson. Tinta e carvão também estão presentes em um momento dedicado a explorar a visualidade dos sons. A proposta da atividade Palavra brincante é desenhar as palavras. Já que o público tem, em geral, de 4 a 7 anos, esses exercícios já colaboram para que tenham um primeiro contato com a obra do poeta das palavras crianceiras. “Serve para deixar armazenado ali, guardada a obra dele que vai poder acessar mais para a frente”, conclui.

***

Anote na agenda

Intervenção Kombi dos Sonhos

Onde: r. dos Patriotas, ao lado da unidade Sesc Ipiranga

Quando: 1, 8, 22 e 29/7, das 12h às 16h

Quanto: grátis

 

Passarinho Contou

Onde: Quintal do Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, Ipiranga)

Quando: 5, 12, 19 e 26/7, das 14h às 15h

Quanto: grátis

 

A Visita do Pássaro Solar - Intervenções Musicais - Com Bando Passarim

Onde: Praça Cinza do Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, Ipiranga)

Quando: 14 e 21/7, das 16h às 17h

Quanto: grátis



Oficina Meu quintal é assim

Onde: Quintal do Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, Ipiranga)

Quando: 7 e 8/7, das 12h às 13h e das 14h às 15h

Quanto: grátis


A árvore do passarinho à toa

Onde: Quintal do Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, Ipiranga)

Quando: 14 e 15/7, das 12h às 13h e das 14h às 15h

Quanto: grátis

 

Palavra brincante

Onde: Quintal do Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, Ipiranga)

Quando: 21 e 22/7, das 12h às 13h e das 14h às 15h

Quanto: grátis


 

Sons da mata

Onde: Quintal do Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, Ipiranga)

Quando: 28 e 29/7, das 12h às 13h e das 14h às 15h

Quanto: grátis

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog