
Jornada Pedagógica 2025: a escola forma leitores?
O papel de bibliotecas e políticas públicas de valorização do livro foi destaque e Maria Valéria Rezende apontou caminhos para formar leitores na escola
Próximo domingo é dia agitado na livraria Saraiva do shopping Center Norte, em São Paulo, onde acontece o lançamento de Amoras, de Emicida. Para participar, é preciso chegar cedo. Isso porque a entrada no lançamento será limitada a 300 pessoas, definidas a partir de uma senha. Os fãs do cantor poderão ainda pedir para que ele autografe um exemplar do livro e conhecê-lo de pertinho.
Essa é a primeira obra infantil do compositor, rapper e escritor. É dedicado a sua filha, a "primeira pessoa que viu salvar o mundo". Baseado na canção homônima de seu álbum Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa, a história, ilustrada por Aldo Fabrini, celebra a imaginação das crianças. É também resultado de uma viagem feita em 2015 para países como Cabo Verde, Angola, Madagascar, África do Sul e Marrocos, onde pôde se inspirar e experimentar realidades diferentes daquela vivida no Brasil.
“A parada que mais me impressionou foi uma norma completamente diferente da que orbitamos em volta aqui na realidade do Brasil. Pra começar, pela primeira vez, não éramos pessoas pretas ou pardas, como quiser chamar; pela primeira vez, éramos apenas pessoas. Isso, para quem não vive sendo marcado pela cor de sua pele durante uma vida, pode parecer insignificante, mas, para mim, foi libertador de uma forma absurda”, ele disse, em entrevista recente para o Blog da Letrinhas.
A imaginação infantil que celebra em seu livro tem presença garantida na sua carreira. Foi numa verdadeira brincadeira com as palavras que descobriu a habilidade que possuía para contar histórias, tanto no rap quanto na poesia. Quinze anos depois, continua ocupando o espaço do palco, emocionando pessoas em diversas partes do Brasil e do mundo.
Anote na agenda
Onde: Saraiva Center Norte (travessa Casalbuono, 120, 414, Vila Guilherme)
Quando: 30/9, às 15h
Quanto: grátis
O papel de bibliotecas e políticas públicas de valorização do livro foi destaque e Maria Valéria Rezende apontou caminhos para formar leitores na escola
Para inspirar momentos de leitura e conexão com bebês, selecionamos livros que conversam com leitores no começo da vida, trazendo um olhar de encanto para o cotidiano, as relações e as possibilidade de ser criança
Livro icônico do autor estadunidense Eric Carle agora chega pela Companhia das Letrinhas, com tradução do autor e pesquisador Renato Moriconi. Outros livros de Carle inéditos no Brasil também estão chegando!