Para presentear as crianças com livros no Natal

12/12/2018

 

Nem sempre é fácil escolher o presente de Natal ideal para filhos, sobrinhos, netos, filhos de amigos ou vizinhos... Pensando nisso, fizemos uma seleção especial, com dicas de livros para diferentes crianças (algumas até em corpo de adulto!). Há obras especiais para artistas mirins, como Fabriqueta de ideias, da Katia Canton, e O livro da Estéfi, da Estéfi Machado. Ou títulos para meninas e meninos curiosos, como Pequeno manual de peixes marinhos e outras maravilhas aquáticas, de Beatriz Chachamovits. Ainda selecionamos livros para leitores reflexivos, para aqueles que gostam de história, para os leitores já um tanto crescidos… Confira a lista completa para garantir um Natal cheio de boas histórias.

 

Para artistas mirins

 

Mão na massa

 

Nada de tédio nestas férias! Em Fabriqueta de ideias, a autora Katia Canton traz dicas de atividades das mais variadas para as crianças que adoram fazer arte. Há sugestões de atividades de desenhos feitos com café, chá, carimbos ou impressões digitais, além de criações feitas com técnicas diversas, como papel-carbono, mosaicos de papel e gravuras no isopor.

 

De mãe para filho

 

Fazer arte com o filho é um dos passatempos preferidos de Estéfi Machado, autora de O livro da Estéfi. De um blog criado para registrar as ideias diferentes que colocava em prática com o menino, surgiu esta obra. O livro reúne dicas de brincadeiras artísticas e criativas, separadas ainda naquelas ideais para dias de sol, de chuva ou para festas.

 

Dobra por dobra

 

Muitas cores e páginas para o leitor experimentar suas próprias combinações. Assim é Dobras, de Andrés Sandoval. Inspirado em um poema de Augusto de Campos, a ideia do livro é de que a criança se arrisque, dobre, abra, reabra o livro, composto por combinações infinitas, em uma criação conjunta com o autor.

 

Para crianças rebeldes

 

A força da independência

 

Píppi Meialonga é uma garota de nove anos que vive sozinha na Vila Vilekula. Dona de um estilo único, ela faz as próprias roupas e frequentemente se mete em alguma confusão. A história criada pela escritora sueca Astrid Lindgren e ilustrada por Ingrid Nyman nos convida a conhecer a incrível força e o jeito confiante e encantador de Píppi.

 

Noites imprevisíveis

 

Mabel Jones se preparava para uma noite tranquila de sono quando foi sequestrada por piratas e obrigada a encontrar um tesouro. Em As improváveis aventuras de Mabel Jones, de Will Mabbitt, conhecemos de perto a história dessa garota que se coloca à prova de situações desafiadoras e faz do seu pijama sua única armadura.

 

Meninas que voam

 

Na dúvida do que sugerir para uma menina fazer, ofereça o mundo, respeito e liberdade. Essa é a premissa de Coisa de menina. Escrito e ilustrado por Pri Ferrari, o livro apresenta a história de várias meninas com perfis e interesses diferentes e desmistifica a ideia de que só é reservado um tipo de atividade a elas.

 

Para quem quer Natal o ano todo

 

Amigável coração verde

 

O popular personagem da Quemlândia consegue ser tão rabugento quanto carismático. Em Como Grinch roubou o Natal, de Dr. Seuss, o leitor acompanha Grinch em sua jornada para acabar com o Natal e pode, inclusive, ter acesso ao texto original da história, em inglês.

 

Natal em cena

 

Baile do Menino Deus, de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, é uma tradicional peça nordestina que traz um Natal bem brasileiro, há tempos encenada em Recife, na Praça do Marco Zero, durante o período natalino. Com ilustrações de Flávio Fargas, o livro integra a trilogia As festas brasileiras.

 

A correspondência chegou!

 

Já recebeu sua cartinha de Natal? Então o carteiro ainda não bateu em sua porta? É que ele está muito ocupado em O Natal do carteiro, entregando as cartas de todos os personagens de contos de fadas a tempo, em um livro interativo escrito por Janet e Allan Ahlberg.

 

 

Para pequenos curiosos

 

Respostas de 3 bilhões de anos

 

Todas aquelas questões sobre o universo são tratadas de uma forma divertida e curiosa em SE.... Escrito por David J. e ilustrado por Steve Adamas, o livro faz uma conversão de dados pesados relativos a assuntos difíceis para uma linguagem e uma apresentação leve e agradável.  

 

Prenda o fôlego! Hora de mergulhar

 

Pequeno manual de peixes marinhos e outras maravilhas aquáticas, da escritora e ilustradora Beatriz Chachamovits, descortina e nos encanta com um universo desconhecido: as profundezas do oceano. Além de trazer informações sobre as criaturas das águas, o livro também propõe que o leitor interaja com os conteúdos e se divirta com as ilustrações.

 

Um livro grande para grandes questões

 

A história da Terra 100 palavras, coautoria de Gilles Eduar e Maria Guimarães, monta uma linha do tempo que precede a existência humana e abrange desde os primeiros indícios de vida terrestre até as mais variadas espécies de criaturas incríveis. As ilustrações ficam por conta de Gilles, que enche nossos olhos com cores vivas e enriquece essa viagem pelo tempo.

 

Para leitores reflexivos

 

Quem é dono da própria liberdade?

 

No livro O que é a liberdade?, de Renata Bueno, a autora traz pistas do que pode ser a liberdade para diferentes pessoas. A partir do trabalho ilustrativo e abstrato de alunos de escolas municipais de São Paulo, a pergunta do título adquire contornos mais criativos e menos estáticos.

 

Briga de peixe grande

 

Antes de ser um grande escritor, José Saramago foi uma criança que gostava de pescar. No livro O silêncio da água, é possível conhecer um dos episódios de infância do escritor português: o dia em que disputa força com um peixe grande. Com um enredo aparentemente simples, o pequeno leitor é confrontado com questões que perduram até a vida adulta.

 

Sentir o que não se define

 

Sempre com seu terno, sua gravata, seu bigodinho e seus óculos pequeninos, Fernando é capaz de deixar o mais sábio Rei sem palavras. Em Saudade, escrito por Claudio Hochman, o monarca que sempre tinha respostas na ponta da língua é surpreendido quando apresentado a um enigma: definir a palavra saudade em até 7 dias.

 

 

Para apaixonados por história

 

Lembranças da rainha

 

Inês, livro-poema de Roger Mello e Mariana Massarani, narra o romance entre o príncipe Pedro de Portugal e a bela Inês de Castro, personagem que inspirou a expressão “Inês é morta”. Em tempos de casamentos arranjados por alianças políticas, o amor do casal é narrado pelas lembranças da filha Beatriz.

 

Arte contra ferro

 

O premiado ilustrador e escritor Peter Sís revisita sua infância em O Muro, história ambientada na Tchecoslováquia comunista, ocupada pelos russos durante a Guerra Fria (1945-1991). Com imagens que habitam um país de “ruas solitárias e acinzentadas”, o autor conta como a arte contribuiu para que se sentisse livre naquele contexto de tantas proibições.

 

Quando história e memória se encontram

 

Em Flor do cerrado: Brasília, a história da capital federal é narrada pelos olhos de uma menina, hoje a premiada escritora Ana Miranda, que vai morar na cidade por conta do trabalho do pai. Com ilustrações de Maria Eugênia, o leitor conhece a construção de Brasília por meio de lembranças, descobertas, saudade e despedida da personagem.

 

Para leitores crescidos

 

Confusões pré-adolescentes

 

A pré-adolescência é uma verdadeira montanha-russa de emoções, com momentos que parecem decisivos para toda a vida. Em O dia em que minha vida mudou, escrito por Keka Reis e ilustrado por Vin Vogel, é exatamente essa a situação vivida por Mia. E ela precisa descobrir como sobreviver a essa fase em que tudo parece ser uma conspiração.

 

Amigas para sempre

 

Quatro melhores amigas, na tentativa de manter a amizade, decidem fundar um clube quando uma delas vai morar em Berlim. O clube do tênis vermelho, escrito por Ana Punset e ilustrado por Paula González, conta a história de como elas enfrentam as dificuldades de ter alguém de que gostam tão longe.

 

Vida leve

 

O casal Alistair e Eleanor Brocket tinha dois filhos e se orgulhava de ser uma família comum. Até o dia em que o caçula, Barnaby, nasceu. O menino flutuava. A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket, de John Boyne, traz a história de como a família lida (ou não) com o diferente.

 

Para quem não perde uma boa piada

 

Não fui eu

 

Blandina Franco e José Carlos Lollo expressam bem a ideia dos constrangimentos que um só pum pode causar. O protagonista de Quem soltou Pum? é, vejam bem, um cachorro, que às vezes cheira mal, faz sujeira e barulho, criando situações embaraçosas. Um livro para se divertir, com um sorriso no canto da boca, do início ao fim.

 

Problemas com o vizinho?

 

A convivência com o outro nem sempre é fácil, ainda mais quando ele mora bem ao lado. Há aqueles sujeitos que parecem sempre inconvenientes, barulhentos, que espalham sujeira por aí. Não é diferente em Meu vizinho é chato pra cachorro!, de Maria Amália Camargo, com ilustrações da Silvana Rando. Será que o vizinho deixará um dia suas implicâncias de lado?

 

Um casamento cheio de aventuras

 

No que poderia dar o casamento de um ácaro e de uma pulga senão em boas risadas? É o caso de As aventuras de Glauber e Hilda, da sempre bem-humorada Índigo. O casal já passou pelas mais improváveis situações – como se tornar artistas de circo, desfazer uma mutação genética ou lutar contra piolhos no couro cabeludo de um surfista. 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog