Conheça Fernando Vilela, único brasileiro selecionado para mostra da Feira de Bolonha

14/02/2019
Fernando Vilela é o único brasileiro escolhido -entre os 76 ilustradores selecionados- para a edição de 2019 da Mostra de Ilustradores da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha. A mostra é considerada uma espécie de painel da produção mundial no segmento, e Vilela já esteve entre os artistas selecionados em edições anteriores do evento; também recebeu a Menção Honrosa Novos Horizontes em Bolonha em 2007. Multiartista premiado, conquistou dois Jabuti, foi incluído no reputado catálogo White Ravens e tem obras no acervo permanente de importantes museus e galerias, como MoMa, em Nova Iorque, MAC e Pinacoteca, em São Paulo. Está em cartaz com uma exposição individual na Biblioteca Mário de Andrade, também em São Paulo. Como ilustrador e autor, assina obras incríveis:  A Toalha Vermelha, por exemplo, é uma deliciosa narrativa visual sobre uma toalha que cai de uma embarcação no Brasil e vai parar na China! Já Três tigres tristes, escrito a quatro mãos e em família com Nina Barbieri, brinca com famosos trava-línguas e desafia o leitor a não enrolar a sua própria. Selecionamos aqui alguns posts que publicamos sobre Vilela, trechos de entrevistas que ele concedeu ao Blog e uma deliciosa conversa para o canal da Brinque-Book no YouTube. Assim você conhece o ilustrador que vai representar o Brasil na principal feira de livros para crianças e jovens do mundo.

O artista e seu material

No Brinque-Book Brinca  de estreia, Vilela falou sobre técnicas, materiais e origem de muitas de suas obras mais bacanas.

Como é que você tem uma ideia para escrever ou desenhar? E como tira ela da cabeça e coloca no papel?

As ideias aparecem de diversos lugares. Às vezes estou numa viagem com a minha família e, de dentro do barco, vejo uma toalha cair no mar; aí me vem a ideia do livro “Toalha vermelha”. Às vezes, lendo uma matéria no jornal e assitindo a programas sobre o tsunami que aconteceu na India, me vem a ideia de fazer um livro sobre tsunami e aí começa

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog