Os autores e ilustradores
André Neves,
Patricia Auerbach,
Maté e
Roseana Murray estão no catálogo que a FNLIJ (Federação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) levará para Bolonha, cidade da Itália que cedia a principal feira de literatura para crianças e jovens, representando o Brasil.
Quatro obras editadas pelo Grupo Brinque-Book --editoras Brinque-Book e Escarlate-- e assinadas por esse quarteto de artistas foram selecionadas:
A garrafa, de Patricia Auerbach;
Manu e Mila, de André Neves;
Poemas da minha terra tupi, de Maté, e
Suspiros de Luz, de Rosena Murray e Walter Lara.
Ilustração do livro O lenço, de Patricia Auerbach
Inspirados na escolha da FNLIJ, escolhemos aqui outras leituras desses autores num
3 livros que vai virar um
4 livros para o fim de semana. Quer conhecer o quê mais esses artistas publicaram? Olha só:
1) Obax, de
André Neves: na savana africana, a menina Obax contava histórias fantásticas, conhecia mundos maravilhosos e adorava compartilhar suas aventuras. Mas nem sempre acreditavam nela. Até que a garota sai numa viagem com seu companheiro elefante para provar o valor de suas narrativas.
Vencedor do prêmio Jabuti, o livro é uma homenagem às histórias, ao seu poder e à sua origem.
2) O jornal e
O lenço, de
Patricia Auerbach: da mesma série de
A garrafa, esses livros

partem da experiência das crianças --sempre imaginativas-- com objetos simples. Um jornal vira espada, barco, chapéu. E um lenço? Bandeira, vestido, cabana. Construída só com imagens, a narrativa abre ainda mais possibilidades de criação ao leitor.
O jornal também é
vencedor de um Jabuti.
3) O amuleto da chuva, de
Maté: o clima no Saara Verde está mudando, e as chuvas estão cada vez mais escassas; os rios e lagos que provêm o sustento do Povo do Peixe estão secando. Longe dali, o nômade Povo do Boi também está sofrendo: a seca cada vez mais severa está destruindo as pastagens de seus animais. Tendo sido culpada pela falta de chuva por um novo líder impiedoso, Madih, curandeira e vidente do Povo do Peixe, precisa fugir com Arinê, sua filha adotiva e aprendiz. Em busca de uma solução que traga novamente as nuvens e a chuva para a região, as duas partem em jornadas distintas que as fazem confrontar os ancestrais e as tradições e buscar novos aliados para sobreviver.
4) Colo de avó, de
Roseana Murray (texto) e
Elizabeth Teixeira (ilustrações): neste livro, a poeta Roseana Murray presta uma singela e poética homenagem a todas as avós e à deliciosa relação que se estabelece com elas. Rimada e repleta de poemas --ora divertidos, ora tocantes--, a obra nos conduz por histórias de avós tão diferentes quanto a bela diversidade do ser humano.