Crianças e pré-adolescentes costumam adorar uma boa aventura. Não é à toa: acompanhando jornadas de heróis, contos de mistérios e o enfrentamento de desafios, aprendem a lidar com o próprio medo, projetam suas expectativas e frustrações no sucesso do herói e trabalham sentimentos que, às vezes, podem ser difíceis de lidar sem a catarse da ficção.
Essa relação com as histórias é muito prazeirosa e, geralmente, as próprias crianças sentem-se atraídas por narrativas que tragam questões com as quais elas próprias estão lidando internamente.
O guarda-chuva, da dupla Dieter e Ingrid Schubert
Como os contos de aventura misturam vários desses elementos essenciais na formação emocional dos pequenos, são boas dicas para entrarem para o acervo da biblioteca de crianças e jovens.
Selecionamos cinco obras -bastante diferentes entre si,
para crianças de dois a mais de oito anos- para ajudar você a compor uma biblioteca bem diversa e interessante.
>>Essas obras estão com
desconto progressivo de até 40% no site da
Brinque-Book. Confira aqui
todos os livros que fazem parte dessa promoção.
///
Autores: Dieter Schubert e Ingrid Schubert (ilustrações)
Temas: Aventura / Livro de imagem / Animais / Imaginação / Geografia
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Um cachorro encontra um guarda-chuva vermelho. Uma rajada de vento começa a soprar, e ele é levado para as nuvens. Logo, o cachorro inicia uma viagem com muitas aventuras, repleta de emoções. Com o guarda-chuva fazendo as vezes de barco, balão e até esqui, o mascote viaja por diversas regiões do mundo, da savana africana ao polo Norte. Sem uma única palavra, a história é toda narrada por imagens. Ganhador do
selo Altamente Recomendável da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).
>>Neste post aqui, resenhamos o livro e mostramos algumas das surpresas que essa narrativa imagética oferece.
///
Autor: Milton Célio de Oliveira Filho
Ilustradora: Mariana Massarani
Temas: Ética / Meio ambiente / Investigação / Animais
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Esse é um livro para leitores que gostam de uma boa história de investigação. Dona Coruja é investigadora de renome e está encarregada de resolver o mistério: afinal, quem transformou em cacos o pote do Marreco? Dona Coruja ganhou destaque depois de resolver
O Caso das Bananas (publicado pela Brinque-Book em 2003). Agora, ela está de volta para ajudar o desolado Marreco a desvendar mais este. Para isso, terá de interrogar o Sapo, o Pato, o Galo, o Tamanduá... Mais um ganhador do
selo Altamente Recomendável pela FNLIJ.
>>O autor
conversou com a gente numa divertida entrevista para o
Brinque-Book Brinca.
>>Mariana Massarani, que dá vida e cor às personagens com suas tintas e imaginação,
também já bateu um papo aqui no
Blog da Brinque.
///
Autor: Fernando Vilela (texto e ilustrações)
Temas: Dinossauros / Amizade / Respeito às diferenças / Amor / Solidariedade / Pluralidade cultural
Faixa Etária: A partir de 3 anos
Selecionado para o catálogo de livros brasileiros que a FNLIJ levou para representar o Brasil na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, essa obra conta uma história que se passou com dinossauros. Mas bem que poderia ter acontecido com humanos. Certa manhã, o ovo de uma fêmea Oxalaia foi parar no ninho de outra da mesma espécie. Tudo poderia ter passado despercebido não fosse um pequeno detalhe: os ovos tinham cores diferentes. O filhote vermelho, ao nascer, não é muito bem recebido pelos demais membros da nova família, todos azuis. Só consegue fazer amizade com uma pequena dinossaura do grupo. Sofrendo com tanta incompreensão, Dino resolve ir embora e Saura decide se unir a ele. Juntos, empreendem uma viagem que os leva aos Oxalaias vermelhos, com quem Dino se identifica. Mas o que será de Saura, que se torna a diferente agora?
>>Fernando Vilela
concedeu ao Blog da Brinque essa entrevista sobre livros ilustrados, literatura, inspirações e ilustrações.
///
Autor: Jonny Duddle
Ilustrador: Jonny Duddle
Tradutor: Alexandre Boide
Temas: Amizade / Piratas / Solidariedade / Cooperação
Faixa Etária: A partir de 8 anos
Nessa fluida e bem-humorada narrativa de aventura, Matilda encontra uma garrafa com um convidativo e misterioso mapa do tesouro. Ela e a família Bandeira-Pirata empreendem uma viagem repleta de emoção, astúcias e reviravoltas para encontrar o tesouro “que vai além de tudo o que você já viu”. A história combina muitos elementos tradicionais das aventuras de piratas com um humor peculiar, que dialoga muito bem com o jovem leitor. As ilustrações do artista são essenciais para a história, complementando o sentido da novela, que reúne um bardo sinistro, Kraken, Davy Jones e até simpáticos macaquinhos.
Os Bandeira-Pirata e o ouro do monstro, de Jonny Duddle
///
Autor: A. F. Harrold
Ilustradora: Emily Gravett
Tradutor: Alexandre Boide
Temas: Identidade / Imaginação / Amizade
Faixa Etária: A partir de 8 anos
Escrito pelo renomado autor britânico A. F. Harrold, poeta e mestre das palavras para crianças e jovens, este é um livro que, desde a primeira página, cativa os leitores. Quem nunca teve um amigo invisível? Apenas Amanda conseguia ver Rodger. Isso até o sinistro sr. Tordo bater à sua porta. O sr. Tordo caça imaginários. Uma metáfora replete de aventura e de camadas, que permitem múltiplas leituras, sensíveis e, ao mesmo tempo, emocionantes. A obra ganhou o prêmio
UKLA Book Awards (Associação Literária do Reino Unido), em 2016, com júri formado exclusivamente por professores, na categoria de leitura indicada a alunos de 7 a 11 anos.
>>A. F. Harrold
conversou com a gente neste Papo Brinque-Book.
>>Se você é professora ou professor,
pode ler aqui um post sobre projeto de leitura que Fundação Bradesco de Osasco realizou com
Os Imaginários.
>>E
aqui leia uma resenha especial sore a obra.