Na infância, a imaginação está à flor da pele. Ótimo! Imaginar é das principais capacidades do ser humano. Especialistas que se debruçam sobre o tema da
imaginação mostram que, por meio dela, aprendemos mais com os erros e conseguimos antever possibilidades para tomar decisões complexas.
Os livros e as artes em geral podem ajudar -e muito- as crianças a continuar alimentando essa capacidade.
Bruxa, bruxa, venha à minha festa, de Arden Druce (texto) e Pat Ludlow (ilustrações)
A literatura "conversa" diretamente com os sentimentos e, no nível consciente, com a criação dos mundos fantásticos tão necessários para o desenvolvimento emocional saudável de nossos filhos.
Não à toa, as crianças adoram livros de bruxas, fadas, princesas e seres fantásticos. Elaboramos uma lista com cinco obras --premiadas e / ou com alta qualidade literária-- para ajudar você a alimentar o cérebro de seu pequeno
imaginático ;-)
Autor: Ed Emberley
Ilustrador: Ed Emberley
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Ética / Conto / Seres fantásticos / Imaginação / Cores / Formas / Medo
Faixa Etária: A partir de 2 anos
O premiado artista-autor Ed Emberley criou uma maneira original de fazer com que as crianças espantem seus monstros noturnos da imaginação. O Grande Monstro Verde, feito de recortes e páginas interativas, surge assustador. Ou desaparece. Quem decide quando acontece uma coisa ou outra é ninguém menos que o pequeno leitor!
Autor: Arden Druce
Ilustradora: Pat Ludlow
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Leitor personagem / História cumulativa ou repetitiva / Bruxas / Seres fantásticos / Brincadeiras / Dia das Bruxas / Halloween (31 de Outubro)
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Este livro, que é referência no assunto, conta uma história de repetiçã0 -aquela em que trechos da narrativa se repetem, recurso narrativo que os pequenos adoram! A bruxa é convidada para uma festa. E responde que só vai se o gato for. O gato é convidado para uma festa. E responde que só vai se o espantalho for. Assim, uma galeria de personagens assustadores desfila pelas páginas da obra, em ilustras de um hiper-realismo assustador. Por isso, foi
a obra escolhida como a mais a querida pelos leitores numa enquete da Brinque.
>>Neste artigo, a especialista
Fabíola Duarte comenta sobre a relação afetiva que ela tem com essa obra e conta porque gosta tanto dela.
Autora: Julia Donaldson
Ilustrador: Axel Scheffler
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Poesia / Rima / Animais / Bruxas / Dia das Bruxas / Halloween (31 de Outubro) / Amizade / Solidariedade
Faixa Etária: A partir de 3 anos
Eleito pela
Revista Crescer como um dos melhores livros 55 melhores livros infantis, numa lista editada em 2006, essa obra rimada é também um conto de acumulação, duas características narrativas que encantam os pequenos. Na história, uma simpática bruxa, do alto de sua vassoura, deixa cair diversos objetos, que são recuperados por novos amigos, a quem ela abriga em seu inusitado meio de transporte.
Autora: Patricia Rae Wolff
Ilustradora: Kimberly Bulcken Root
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Ética / Adivinhação / Humanos / Seres fantásticos / Astúcia / Incentivo ao conhecimento
Faixa Etária: A partir de 4 anos
Para chegar à escola, Teo precisa atravessar uma ponte. Porém, embaixo da ponte mora um duende medonho e terrível, que cobra pedágio de quem quiser atravessá-la. Como Teo não tem dinheiro e precisa ir à escola, propõe ao duende um jogo de adivinhas e charadas. Se ganhar, terá o direito de atravessar a ponte sem pagar. Será que Teo conseguirá chegar à escola todos os dias? Ganhador do selo
Altamente Recomendável da FNLIJ.
Autor: Jim Pipe
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Aventura / Livro interativo / Seres fantásticos / Dia das Bruxas / Halloween (31 de Outubro)
Faixa Etária: A partir de 8 anos
Criaturas mágicas levará os leitores a um mundo fantástico e surpreendente, onde podem ficar cara a cara com seres mágicos e saber sobre seus hábitos e curiosidades. Com o auxílio das sequências de Realidade Aumentada, você poderá se transformar num goblin, enganar um gigante, ser enfeitiçado por uma fada e até chocar um ovo de dragão!
E você? Conta para a gente qual é seu personagem fantástico favorito?