A Rádio Zoo está no ar! Apresentada pela girafa Microfina e pelo hipopótamo Som Ze?, essa estac?a?o de ra?dio funciona dentro de um zoológico em São Paulo e, além da participação especial desses dois locutores, conta também com ajuda do polvo operador de som Ademixon, da preguiça produtora Expedita e da guaxinim redatora Maria Sapie?ncia ? todos juntos em uma série animal!
Disponível em diversas mídias, Rádio Zoo é exibida no canal ZooMoo e também tem seus episódios publicados no Youtube e nas redes sociais. No canal, os episódios da primeira temporada começaram a circular a partir do dia 12 de outubro e seguiu no mês das crianças com vídeos novos de cada quadro do programa todos os dias, de terça a sábado. Quem assina a direção e a confecção de bonecos é Fernando Gomes, conhecido por programas de sucesso na televisão, como X-Tudo, Vila Sésamo, Cocoricó e Castelo Rá Tim Bum.
Como numa estação real de rádio, o programa da bicharada possui diversos quadros: no Focinho com Focinho, os ouvintes aprendem sobre características, curiosidades, ha?bitos alimentares e origens dos animais, contando sobre a natureza de forma geral; na Rádio Zoovela, os personagens encenam uma ra?dio novela a? moda antiga; já o Jogo do Bicho é uma brincadeira de adivinhac?a?o para descobrir o animal do dia (e mesmo o espectador em casa pode participar enviando perguntas e dicas); em seguida, há o Momento Instrumento, em que hipopótamo locutor e músico Som Ze? apresenta um instrumento musical, contando sobre o som, como se toca, sua origem e, claro, fazendo muita música no Canção Original, que encerra o programa com uma música sobre o tema do dia e deixando em evidência o instrumento apresentado anteriormente.
Até agora, foram 13 episódios de menos de 15 minutos cada um, e em todos eles as atividades dos animais na rádio são amarradas por um tema e algum acontecimento inusitado que levam a um debate com descobertas e aprendizados, com muita música e diversão. Rádio Zoo, com este formato, é um combinado de entretenimento e informação, trazendo reflexões sobre meio ambiente e preservação, curiosidades sobre a fauna (especialmente a brasileira) e, a partir da humanização dos bonecos, ensina também a lidar com sentimentos como o medo, o ciúme e o respeito no grupo.
De acordo com o diretor Fernando Gomes, a música é uma boa oportunidade de passar um conteúdo e dele ser absorvido, já que a criança fica cantarolando e isso fica na cabeça. “O que a gente busca atingir com música é sempre diversão – não só com música, mas com o próprio programa – e entretenimento com conteúdo, que a gente possa transmitir e ajudar na formação do espectador”, comenta o bonequeiro por trás do sucesso de Cocoricó e responsável pelo Canal do Júlio.
E se o primeiro episódio já começa com um rock, a Rádio Zoo não deixa de passar por outros ritmos – tem samba, reggae, hip-hop e até música clássica! “É uma série que fala muito de música em todos os sentidos: não existe um clipe musical na série em que se repitam ritmos, são ritmos diferentes para cada episódio”, explica o diretor. No canal, é possível encontrar as canções inclusive nas suas versões karaokê, para cantar junto. As músicas ficaram a cargo de nomes como Fernando Salem e Hélio Ziskind. Ziskind, autor do tema de abertura, também assinou programas infantis clássicos ? foi o responsável pelas canções dos lendários Castelo Rá-Tim-Bum e Glub-Glub, por exemplo.
Já a concepção e o roteiro do programa são de Mariana Elisabetsky, roteirista do reality de teatro musical Cultura, o Musical, também da TV Cultura. Da emissora veio boa parte dos profissionais envolvidos no programa: além do time já citado, no elenco, há Neusa de Souza, atriz que que manipulava vários bonecos em Cocoricó, e hoje dá vida à bicho-preguiça Expedita.
A série também mostra como o faz de conta é construído, com as ferramentas de manipulação à vista do telespectador em determinadas cenas. Isso torna a linguagem com bonecos atual e adaptada aos dias de hoje – não à toa, outras produções surgem num modelo semelhante, como no caso da série que estreia também no canal ZooMoo, O laboratório do Professor Policarpo. Na obra conhecemos as aventuras de um cientista teletransportado sem querer para diferentes regiões, onde acompanhamos suas pesquisas sobre cada local. A primeira temporada se passa no Pantanal e a segunda, na Amazônia. Num formato próximo de informação, conteúdo e diversão com bonecos.
“Sou o cara mais suspeito do mundo pra falar de produção com bonecos. Eu amo loucamente [essa arte], desde Os Muppets, que assistia desde a infância. E não era um programa para criança. Ele tinha bonecos e era atraente para a criança, mas pegava um público adulto e familiar, que é um pouco da minha mentalidade com a produção com bonecos: a gente tem que fazer coisas de qualidade e interessantes para não ficar só no público infantil”, explica Fernando. E completa: “Não quero que o pai coloque o filho na frente da telinha e saia de perto, quero que ele assista junto e que se divirta. A gente tem que aprimorar essas produções, por menos dinheiro que se tenha, tem que ter criatividade, que é o caso do nosso Rádio Zoo”.