Conheça livros de qualidade para ajudar as crianças a lidar com o medo

24/01/2020
O medo é uma das emoções mais básicas do ser humano, daquelas que nascem com a gente. Funciona como um guia inconsciente para a sobrevivência, nos alertando quando há perigo. Esse sentimento tão essencial se comunica muitas vezes através de sensações físicas e respostas intensas e difíceis de lidar quando se é muito pequeno. No entanto, vamos aprendendo a verbalizar, expressas, elaborar e compreender essas emoções e suas causas. Isso acontece a vida toda, em nosso processo de amadurecimento. Quanto mais e melhor expressamos, com um repertório de sentimentos, imagens e palavras maior e mais variado, mais amadurecemos. Uma das formas de elaborar o medo é experimentando-o em um ambiente controlado e seguro, como o mundo da imaginação, os livros, uma história de arrepiar contada por um adulto amoroso, como sempre fizeram nossos ancestrais em volta de uma fogueira. Por isso, as crianças gostam tanto dessas narrativas de arrepiar os cabelos. Quer ver só? Teste a nossa lista especial, com histórias e personagens assustadores, abaixo:

///

1- Bruxa, bruxa, venha à minha festa

Autor: Arden Druce Ilustradora: Pat Ludlow Tradutora: Gilda de Aquino Temas: Leitor personagem / História cumulativa ou repetitiva / Bruxas / Seres fantásticos / Brincadeiras / Dia das Bruxas / Halloween (31 de Outubro) Faixa Etária: A partir de 2 anos Uma garota pede que toda sorte de seres assustadores compareça à sua festa. E lá vão: bruxa, gato, espantalho, coruja, árvore, duende, dragão, pirata, tubarão, cobra, unicórnio, fantasma, babuíno, lobo e, epa!, Chapeuzinho Vermelho? >>POR QUE LER: um dos mais queridos livros da Brinque-Book, essa obra mistura desenhos assustadores com personagens igualmente de dar medo. Narrada como um conto de repetição, cheia de rimas, conquista os pequenos. Uma história de medo que mostra como a imaginação das crianças as faz capazes de se deliciar com o que assusta. [embed]https://youtu.be/Eh1h6azqmIw[/embed]

///

2- Este livro está cheio de monstros

Autor / Ilustrador: Guido van Genechten Tradutor: Gilda de Aquino Temas: Humor / Medo / Coragem / Monstros Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou a partir de 6 anos (leitura independente) Antes de deixar a capa para trás, é bom que você saiba: este livro está cheio de monstros, e você pode parar de ler a qualquer momento. Mas se você é valente, prepare-se: tenha por perto alguns itens essenciais como pregadores de roupa, protetores de ouvido e botas de borracha para seguir nessa aventura – divertida e, quem diria, até mesmo fofinha. >>POR QUE LER: Com ilustrações ultradivertidas que se assemelham aos desenhos das crianças, cada monstro ganha vida e características assustadoras, como gostar de comer lesmas ou adorar um banho de limo. Deu para sentir o humor? O livro, interativo, anuncia o que as crianças vão ver se tiverem coragem de virar a página. E nessa brincadeira de saber o que as espera, a risada é certa! A obra é do premiado Guido van Genechten, de obras como O que tem dentro da minha fralda.

///

3- Os imaginários

Autor: A. F. Harrold Ilustradora: Emily Gravett Tradutor: Alexandre Boide Temas: Identidade / Imaginação / Amizade Faixa Etária: A partir de 8 anos Os Imaginários, escrito pelo renomado autor britânico A. F. Harrold, poeta e mestre das palavras para crianças e jovens, é um livro que, desde a primeira página, cativa os leitores sobre essa história tão comum que é ter um amigo invisível. Apenas Amanda conseguia ver seu amigo imaginário, Rodger, até o sinistro sr. Tordo bater à sua porta. O sr. Tordo caça imaginários. Será que os dois amigos sobreviverão a essa aventura? >>POR QUE LER: Vencedor do UKLA Book Awards (Associação Literária do Reino Unido), em 2016, com júri formado exclusivamente por professores, na categoria de leitura indicada a alunos de 7 a 11 anos. [embed]https://youtu.be/ghCUh0WGBaw[/embed]

///

E você? Lembra como era sua relação com livros, filmes, desenhos de medo? E como ajuda seus pequenos a lidar com o que os assusta? Conte para a gente nos comentários!
Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog